62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O Ensino da Física Através de Experimentos
Damon Ferreira Farias 1
André Romão Terto 1, 2
Joseane Pereira Costa 1
Mariana Bezerra Mangabeira Simões de Medeiros 1
Marcos Antônio Pinto Ribeiro 1, 2
1. IF - Sertão
2. ECC-UNIVASF
INTRODUÇÃO:
O Espaço de Ciência e Cultura - ECC, é um Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF. Um dos seus objetivos é promover cultura científica através do estímulo da curiosidade dos jovens do Ensino Fundamental e Médio. O ECC tem como propósito promover atividades permanentes e temporárias, como: Mostras Científicas, Experimentoteca e o Mão na Massa. Durante o ano de 2009, com o intuito de popularizar a ciência, estas atividades foram exercidas nas escolas de rede de ensino local com atendimento diário do público em geral.Três municípios do Nordeste do Brasil foram contemplados com as atividades do ECC. Lagoa Grande, situado no estado de Pernambuco, Uauá e Sobradinho, na Bahia.
METODOLOGIA:
Foram apresentados os princípios da física por meio de experimentos, como: Gerador de Van Der Graff, Banco de Pregos e Gaiola de Faraday. Nas atividades os monitores agiam como problematizadores e provocadores na busca de romper com a forma tradicional da educação. Com demonstração dos fenômenos ali envolvidos, de uma forma simplificada, de modo a adequar a linguagem científica ao nível do público. Durante a Mostra, o ECC disponibilizou vinte estandes para a comunidade escolar de cada município, que fez apresentações culturais e cientificas, na forma de literatura de cordel, maquetes, estórias infantis e dança. O ECC levou o seu grupo de teatro científico, o Ciência Cênica, o qual traz uma aproximação entre ciência, história, filosofia, arte e educação, para tornar a divulgação científica mais interativa e de fácil entendimento. As Mostras ocorreram nos dias 28 de Novembro, 03 e 05 de Dezembro, respectivamente.
RESULTADOS:
Em Lagoa Grande-PE, Uauá - BA e Sobradinho-BA pôde-se perceber que as pessoas que participaram das atividades experimentais, oficinas e teatro científico foram envolvidos, e desenvolveram o interesse pela ciência. Também descobriram que a aprendizagem pode ser mais atrativa quando a aula tradicional é mudada para experimental. Além da mobilização da população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, que tiveram uma boa compreensão da natureza da ciência. Estima-se que cerca de dez mil pessoas, entre alunos da rede de ensino local e moradores dos municípios, visitaram as mostras científicas.
CONCLUSÃO:
Os eventos contribuíram para que a população possa conhecer, questionar e discutir os resultados, a relevância e o impacto de pesquisas científicas.De forma geral é mais uma possibilidade de modificar a visão do ensino das ciências e tentar romper a barreira existente entre o ensino teórico e experimental.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Ensino, Divulgação, Ciência.