62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O CURRÍCULO ESCOLAR: EM BUSCA DA INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DA PRÁTICA ESCOLAR - UM ESTUDO COM OS PROFESSORES DO DISTRITO FEDERAL.
ALVES, Regina Maria 1
MELO, José Carlos 2
1. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
2. Doutorando em Educação e Currículo pela PUC-SP, Docente da UNITINS
INTRODUÇÃO:
Este trabalho objetivou verificar se a prática interdisciplinar contextualizada no processo de ensino-aprendizagem pode evitar a desarticulação que existe entre a vida na escola e na vida da comunidade; entre o fazer pedagógico e o político; e por último, entre os aspectos, macro e microssociais e investigando também sobre a concepção e a importância da interdisciplinaridade entre os docentes das escolas do Distrito federal, os obstáculos que impedem o seu desenvolvimento e possíveis soluções.
METODOLOGIA:
Na presente pesquisa qualiquantitativa, os educadores das escolas do Distrito Federal, responderam ao questionário aberto-fechado, apontando suas concepções sobre a interdisciplinaridade/ contextualização e também os principais obstáculos para a prática interdisciplinar.
RESULTADOS:
A análise das respostas mostrou que tais obstáculos foram: o comodismo e o desânimo com a atual situação profissional, o tempo disponível para o planejamento, a formação do professor e o trabalho coletivo utilizado para outros fins.
CONCLUSÃO:
O estudo mostrou que é possível o desenvolvimento da prática interdisciplinar contextualizada e a transformação curricular, buscando reconhecer que o ensino-aprendizagem só ocorre quando aquele que se apropria do aprendido, transforma-o e aplica-o às situações existenciais reais.
Instituição de Fomento: SINPRODF/UNITINS
Palavras-chave: Currículo, Interdisciplinaridade, Ensino-Aprendizagem.