62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA DE RAÇA MELHORADA - ESTUDO DE CASO
Leirson Salvador Bezerra de Vasconcelos 1
Maria Gorette Pontes Borba 1
Priscila Clara Aniceto Veras 1
1. Instituto Agronômico de Pernambuco - Escritório Municipal de Bezerros
INTRODUÇÃO:
Bezerros-PE, situado no Agreste Central, possui população de mais de 50 mil habitantes. Possui clima semi-árido e temperatura média de 24°C. A temática a agricultura familiar vem ganhando legitimidade dentro de um contexto social, político e acadêmico no Brasil, passando a ser utilizada com frequência nos discursos dos movimentos sociais rurais, pelos órgãos governamentais que se ocupam da agricultura e do mundo rural. As ações de Extensão Rural devem, segundo a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), estimular, animar e apoiar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, tendo como centro o desenvolvimento da agricultura familiar, visando a melhoria da qualidade de vida e adotando os princípios da Agroecologia como eixo orientador. Dentro das atividades possíveis na propriedade familiar, com base agroecológica, vêm se destacando a criação de galinha caipira, de fácil manejo, baixo custo de produção e de venda simplificada. O sítio portões localiza-se em uma região de baixo índice pluviométrico, baixa disponibilidade de água, porém com reservas suficientes para manejo da atividade. Com isso, construiu-se uma unidade de referência na criação de galinha caipira no sítio portões para propagação desta alternativa viável e dentro das concepções da PNATER.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foram doados ao Sr. Ademar Gedeão de Carvalho, agricultor familiar, proprietário de gleba no sítio portões, 11 animais, sendo 10 frangas e 1 reprodutor para início das atividades, em dezembro de 2007. Através de visitas mensais a localidade, com o uso do DRP (Diagnóstico Rural Participativo) o produtor foi incentivado nessas reuniões a alocar recursos através do PRONAF, ampliando seu plantel e iniciando a formação desta Unidade de Referência. O plantel inicial de 11 animais foi ampliado para cerca de 300 animais, entre frangas e reprodutores, tendo se especializado em produção de ovos, e produção de carne, para aves descartadas, comercializados tanto na feira municipal, como diretamente a clientes pré-cadastrados pelo produtor. Após a etapa de fixação da produção, demonstrando a viabilidade da atividade, dentro de uma ótica sustentável, foi iniciada a segunda etapa da proposta, a qual consta em realização de treinamentos na localidade para agricultores familiares. Foram realizados dois cursos sobre o tema, e duas visitas técnicas, em 2009, com publico total de cerca de 40 agricultores, demonstrando a viabilidade econômica da atividade, bem como das técnicas de produção.
RESULTADOS:
Com a conclusão da etapa de fixação da produção, foi demonstrada a viabilidade econômica da atividade, através de reuniões participativas, dentro de uma ótica sustentável, auferindo um acréscimo mensal da renda do agricultor familiar em cerca de R$ 600,00 (seiscentos reais) por mês, servindo como motivador para participação efetiva dos agricultores nos cursos e nas visitas técnicas. Os cursos, realizados em setembro e novembro de 2009, foram considerados bastante satisfatórios pelos participantes, envolvendo a teoria e a prática, valorizando o conhecimento local e os costumes de criação tradicionais, bem como apresentando e estimulando o fomento de novas práticas na criação de galinha caipira. Definimos como conhecimento local como sendo a informação que as populações, numa determinada comunidade, desenvolveram ao longo do tempo, baseado na experiência, adaptado à cultura e ambiente local, e está em constante desenvolvimento As visitas técnicas, com agricultores familiares do município de Caruaru - PE, para apresentação do projeto também foi satisfatório, estimulando a criação de uma unidade de referência no município, a qual está em etapa de construção.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto, é possível concluir a viabilidade da proposta de trabalho, principalmente através dos resultados obtidos e é pertinente a continuação deste projeto através da metodologia citada.
Instituição de Fomento: Instituto Agronômico de Pernambuco e Prefeitura Municipal de Bezerros
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Galinha Caipira, Agroecologia.