62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ESTUDO ETNOFARMACOLÓGICO DE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE RURAL PUMBA EM CRUZ DAS ALMAS/ BA
Diogo Mendes da Silva 1
Valter Cruz Magalhães 1
Thayane Pereira Macedo 1
Franceli da Silva 1
Alexandre Américo Almassy Jr. 1
1. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
INTRODUÇÃO:

O uso de plantas medicinais, muitas delas cultivadas no fundo do quintal, é uma prática baseada no conhecimento popular e, quase sempre, transmitida oralmente. Dessa forma, conhecer como as pessoas utilizam os recursos naturais torna-se de grande valor na construção do conhecimento científico. O estudo destas plantas, a partir de seu emprego pelas comunidades, pode fornecer informações úteis para a elaboração de estudos farmacológicos, fitoquímicos e agronômicos sobre estes vegetais, com grande economia de tempo e dinheiro, desta forma, pode-se planejar a pesquisa a partir do conhecimento empírico já existente, muitas vezes consagrado pelo uso contínuo, que deverá ser testado em bases científicas. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo etnofarmacológico das planas medicinais utilizadas pelos moradores da comunidade rural Pumba em Cruz das Almas/BA.

METODOLOGIA:

Primeiramente foram realizadas reuniões junto à associação de moradores visando a compreensão da dinâmica de funcionamento da comunidade e ainda o entendimento da vivência dos indivíduos pertencentes à comunidade e suas inter-relações com o meio. Através de visitas diárias e semanais foi realizado um questionário semi-estruturado com os moradores apresentados como informantes chaves, os questionários abordavam variados contextos sobre a utilização das plantas, indicações, formas de preparo, modo de cultivo e partes vegetais utilizadas, concomitantemente a realização das entrevistas eram realizadas as coletas das plantas citadas para posterior identificação e herborização destas. O material coletado foi herborizado e identificado segundo padrões clássicos e usuais de taxonomia, sendo que as exsicatas montadas foram incorporadas ao acervo do Herbário da UFRB.

RESULTADOS:

A pesquisa registrou total de 61 exemplares de uso medicinal distribuídas em 20 Famílias botânicas, 30 gêneros e 35 espécies. Sendo que as três famílias botânicas mais representativas foram lamiaceae (18%), asteraceae (8%) e amaranthaceae (8%). Na família lamiaceae houve maior destaque para o manjericão (Ocimum basilicum L.) com 5,5% de citações, indicado na comunidade como antigripal e condimentar. Com maior representatividade na família asteraceae obteve-se o alumã (Vernonia condensata Baker.) com 4,4% indicado como digestivo, na família botânica amaranthaceae obteve-se maior citação do mastruz (Chenopodium ambrosioides L.) utilizado como vermífugo, antigripal e antibiótico. As plantas medicinais citadas tiveram como forma de preparo indicada a infusão, tendo como partes utilizadas folhas ou flores.

CONCLUSÃO:

O trabalho registrou três famílias botânicas com maior número de espécies citadas, lamiaceae amaranthaceae, e asteraceae, sendo que os mais citados de cada família apresentam indicações terapêuticas a afecções consideradas simples. As espécies são normalmente cultivadas nos quintais e algumas destas espécies coletadas surgem de maneira espontânea, fazendo com que se possa inferir que estas apresentam alto grau de adaptabilidade nas condições onde se encontram.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Plantas medicinais., Etnofarmacologia., Conhecimento popular..