62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM SÃO LUÍS: Uma análise sociológica sobre as ações de responsabilidade social da ALUMAR.
Fernanda Mendes Correia 1
Andréia Fonseca Teixeira 1
Andréa Cristina Pereira Serrão 1
Luciane Cristina Costa Mota 1
Francisco José Araújo 2
1. Curso de Ciências Sociais, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
2. Profº. Dr. /Orientador - Depto. de Ciências Sociais, UEMA
INTRODUÇÃO:
A administração de empresas vem evoluindo de acordo com o mercado. Com a globalização, surge a Era do Valor em que as empresas não se detém apenas aos clientes e acionistas, mas, cientes dos contextos sociais e políticos em que estão inseridas, a todos que se relacionam com ela. Assim acabam criando valores mediante pressões a que estão sujeitas de outros membros da sociedade. No momento em que as empresas divulgam seus projetos sociais sua imagem perante os clientes pode melhorar, mas é necessário investigar se o outro lado está sendo beneficiado ou se, ao contrário, todos esses procedimentos consistem apenas na divulgação de uma imagem infundada, objetivando influenciar a população sem o compromisso de comprovação dos projetos executados. Surgem assim certas inquietações. Este trabalho, portanto, trata de analisar as ações de responsabilidade social em São Luís - MA, procurando esclarecer os conceitos e princípios teorizados na vasta literatura sobre o tema em questão. Utilizando como campo empírico uma grande empresa instalada em São Luís: ALUMAR - empresas essa líder mundial no setor do alumínio - a análise proposta busca dar ênfase à perspectiva da empresa e também das comunidades atingidas por tais ações.
METODOLOGIA:
Para fins de elaboração do trabalho os procedimentos utilizados incluem pesquisa bibliográfica pertinente com a problematização dos conceitos relacionados à responsabilidade social além de consultas a sites relacionados aos dados estatísticos sobre a ocorrência. Foi realizado levantamento de dados históricos sobre a ALUMAR e as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela empresa, identificando o funcionamento e as áreas de abrangência. A análise baseia-se na observação direta e na realização de entrevistas, junto aos funcionários da ALUMAR envolvidos no setor responsável pela viabilização dos projetos sociais, junto às instituições governamentais e não governamentais envolvidas direta ou indiretamente no processo, e ainda junto aos indivíduos beneficiados pelos projetos sociais promovidos pela empresa. A metodologia aplicada tem caráter qualitativo, apresentando certa preocupação com os aspectos sociais envolvidos e, ao mesmo tempo possui uma abordagem quantitativa por se deter na relevância dos dados quantitativamente influentes. A coleta dos dados e demais procedimentos estão orientados pelo método dialético - por se deter nas contradições existentes no interior do processo analisado - e pelo método de interpretação dos discursos.
RESULTADOS:
Verificou-se que, em geral, as ações sociais empreendidas pela ALUMAR estão voltadas para a área da saúde, meio ambiente, educação, cultura e são classificadas como ação comunitária, programas sociais, programas de voluntariado e programas ambientais. A ALUMAR tem ampla participação em projetos sociais em parceria com outras instituições (ação comunitária) que visa a construção de escolas, creches ou outros empreendimentos de caráter permanente onde a manutenção fica por conta da própria comunidade ou do governo. É nestas que este trabalho se centra.  Foi possível identificar entre os projetos implementados e/ou apoiados pela empresa, montantes de investimento bastante elevados, entretanto, com resultados pouco visíveis. Os projetos, em geral estão voltados para as populações mais jovens das comunidade consideradas "de risco". Esse termo refere-se àqueles bairros onde há alto índice de violência, criminalidade e "exclusão social". Frente às observações e análise dos dados coletados, constatou-se que a entrada da ALUMAR para o âmbito das práticas de responsabilidade social, através dos investimentos sociais trouxeram benefícios à uma parcela ínfima da sociedade ludovicense.
CONCLUSÃO:
O carro chefe das ações socialmente responsáveis da ALUMAR é a inclusão social pela educação. Contudo, notou-se as atividades realizadas não abarcam nem 30% das populações a que se destina, logo, o discurso inclusivista serve nada mais do que para escamotear a parcela da população que está à margem do processo. As práticas de responsabiliodade social da ALUMAR constituem uma contradição quanto à inclusão social, pois o próprio processo de implantação da empresa em São Luís levou a uma onda de exclusão cujos projetos e ações sociais desenvolvidas não têm sido capazes de reverter. A crença numa possível independência financeira propiciada pela participação nos programas de capacitação profissional foi uma das grandes motivações para a entrada desses indivíduos nesses projetos.Estes são geralmente executados a partir da iniciativa de ONGs ou da comunidade, o que, a princípio, demonstra que esta não se encontra tão apática quanto pode parecer. Verifica-se que a população investigada não enxerga as ações executadas pela empresa como simples ato de bondade, mas como uma obrigação que deve ser cumprida, especialmente quanto às suas atitudes em relação aos empregados, ao meio ambiente e ao governo.
Instituição de Fomento: BIC / UEMA
Palavras-chave: Comunidade, Responsabilidade social, ALUMAR..