62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CANTINHO DA BIOLOGIA: IMPLANTAÇÃO DE ESPAÇO DE RECURSOS DIDÁTICOS NA ESCOLA ROSEANA SARNEY, EM JOÃO LISBOA-MA.
Jaison Eduvirgem dos Santos 1
Erisvaldo Alves de Souza 1
Hailton Brito da Silva 1
Milena Pupo Raimam 1
Salatiel Andrade Nascimento 1
Simone Rodrigues Almeida 1
1. Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão
INTRODUÇÃO:

Durante muito tempo da história da educação brasileira o ensino de Ciências, bem como todo o cenário escolar, esteve dominado pelo modelo tradicionalista [...]. Aos alunos cabia a memorização, com base em questionários e livros didáticos, e a repetição dos conteúdos nas provas realizadas, as quais tinham por objetivo central a promoção para séries posteriores. O conhecimento científico era tomado como neutro e não se punha em questão a verdade científica (BRASIL, 1997). A utilização de aulas práticas, não só no ensino fundamental como também nos demais níveis de ensino, mostra-se eficaz no aprimoramento da aprendizagem dos conteúdos, pois confronta o aluno com situações novas, que podem auxiliá-lo no processo de aprendizado. Este trabalho teve por objetivo dinamizar o aprendizado de ciências em alunos dos 8º e 9º anos, através do contato direto com recursos práticos e da implantação do "Cantinho da Biologia", este trata-se de um espaço de recursos didáticos em Ciências. Objetivou-se ainda confeccionar materiais que ajudassem no aprimoramento dos conhecimentos em ciências, fazendo com que os alunos conseguissem relacionar a teoria com a prática e assim tornar-se capazes de aplicar tais conhecimentos no seu dia-a-dia.

METODOLOGIA:

O projeto de aulas práticas "Cantinho da Biologia" aconteceu na escola Roseana Sarney, situada na Rua Pedro Diolino S/N, no bairro Cidade Nova em João Lisboa - MA. Teve início dia 14 de março de 2009 e encerrou-se no dia 17 de junho do mesmo ano, foram mais de 3 meses de intenso trabalho e esforço mútuo para que obtivéssemos os melhores resultados possíveis. Participaram do projeto mais de 30 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. As aulas aconteceram nas manhãs de sábado, nas dependências da Escola. Algumas das aulas aconteceram fora da sala o que dinamizou ainda mais as aulas, por termos ali contato direto com pequenos animais, fungos e plantas que sempre eram utilizadas nas aulas. Realizamos diversas práticas, tais como, confecção de um sistema solar - que hoje enfeita a sala de leitura da escola, produção de fósseis artificiais, dissecação de pequenos roedores, confecção de exsicatas, confecção de uma caixa entomológica, produção de objetos feitos com material reciclado, entre outros, cada prática foi feita segundo as necessidades das aulas e serviam para fixar ainda mais os conteúdos passados. Todos os recursos confeccionados foram doados à escola, mostramos ainda ao professor de ciências como utilizá-los da melhor maneira possível, de forma a dinamizar suas aulas.

RESULTADOS:

Este trabalho visou, desde o seu início, à criação de um espaço de recursos didáticos em ciências, objetivo este que foi buscado incessantemente pelos criadores do mesmo. Todos estiveram empenhados em busca dos melhores resultados possíveis.  O projeto deixou um saldo positivo em nossas vidas, afirmamos, sem medo de errar, que aprendemos tanto quanto ensinamos, pois nós lhes proporcionamos o aprendizado de conteúdos e fatos, eles nos proporcionaram convivência, experiência, e são coisas como essas que são boas de aprender, e que fazem toda a diferença na vida de futuros professores.  O projeto "Cantinho da Biologia" cumpriu seu propósito, sendo um sucesso. Provavelmente este projeto não acaba aqui, temos em mente uma idéia de continuidade, pegaremos aquilo que deu certo e o que não deu certo será substituído.

CONCLUSÃO:

Após a conclusão do projeto e análise dos resultados obtidos, concluímos que aulas práticas são muito importantes no processo de ensino-aprendizagem, sendo fundamentais para a melhor assimilação dos conceitos passados em sala de aula. As práticas por nós ministradas foram muito proveitosas e nossos alunos aprenderam mais e melhor, comprovando o que diz Hofstein, (1982) "as principais funções das aulas práticas são: Despertar e manter o interesse dos alunos; envolver os estudantes em investigações científicas; compreender conceitos básicos; desenvolver habilidades." As aulas práticas além de ter mantido e aumentado o interesse dos alunos pelo projeto, fez com que eles nos indagassem e questionassem coisas até então passadas despercebidas por eles.

Palavras-chave: Recurso Didático, Aulas Práticas, Ensino-aprendizagem.