62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
UMA ABORDAGEM POLÍTICA DE MACAU: DE 1935 A 2009
Orieta Karla Bezerra Matias 1
Lidiane Medeiros de Sousa 1
Magaretátia Morais Maia 1
Maria Marta de Mesquita 1
Maria Willyanna Bezerra 1
Fábio Ricardo Silva Beserra 2
1. Departamento de Geografia, UERN
2. Prof. Ms/ Orientador- Departamento de Geografia, UERN
INTRODUÇÃO:

Ao observar o contexto histórico do município de Macau e de seus dirigentes políticos, analisando as respectivas administrações, é possível compreender a atual conjuntura política estabelecida no município. A cidade de Macau é rica em recursos naturais, como sal, petróleo e pesca, no entanto, apresenta um desenvolvimento pouco expressivo, tanto econômico como social. O crescimento populacional do município oscila em diferentes momentos históricos, podendo ser explicada pela perda do território, ocasionada pela emancipação dos municípios de Pendências e Guamaré, e pela mecanização da indústria salineira. Apesar da fragilidade adquirida na fragmentação do território, percebe-se que Macau desempenha o papel de cidade pólo, possuindo uma grande diversidade na prestação de serviços. Dentro dessa conjuntura de desenvolvimento econômico que Macau se encontra, é necessário refletir sobre a organização política desse território, para que sejam constatadas explicações plausíveis dessa deficiência, na abordagem da administração da cidade ao longo dos anos.                

METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento dessa pesquisa, consideramos primeiramente uma consulta bibliográfica, e, em seguida uma observação in lócus, para compreendermos a atual dinâmica do mesmo. Entrevistamos por amostragem 50 moradores distribuídos nos diferentes bairros do município.   

RESULTADOS:

Constatou-se que em Macau o poder é centralizado nas mãos de uma elite coronelista e corrupta. A população reforça a postura da administração, sendo essa alienada para as reais necessidades do município, onde a mesma se satisfaz com a realização de obras maquiadas de infraestrutura, como reforma de praças, pintura de prédios entre outras, sendo reinauguradas com festas, além da promoção de eventos culturais que reforçam a identidade da população com a cidade e consequentemente com seus gestores. 

CONCLUSÃO:

Podemos afirmar que Macau desde o início da sua historia política é marcada com fraudes e corrupções. Apesar dos recursos econômicos existentes na cidade, a mesma não se desenvolve, estando estagnada em uma mesmice maquiada com uma nova pintura. Os problemas socioambientais tomam conta do município, enquanto a população culturalmente alienada se conforma com a realização de festas. Não há discurso que justifique a situação de calamidade social encontrada na cidade. Percebe-se, então que o município de Macau é estagnado em seu desenvolvimento não por falta de recursos, mas sim por interesse de um grupo político conservador.

 

 

Palavras-chave: políticas administrativas, consolidação do poder , corrupção.