62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
ABORDAGEM ETNOBOTÂNICA DA Moringa oleifera EM RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO
Karina Gondolo Gonçalves 1
Maria Corette Pasa 2
1. Depto de Enfermagem, ICEN/CUR/UFMT
2. Profa. Dra./Orientadora Depto.de Ciências Biológicas, ICEN/CUR/UFMT
INTRODUÇÃO:

A moringa (Moringa oleifera Lam.) pertencente à família Moringaceae é uma espécie perene originária do noroeste indiano que pouco exige em termo de solos e fertilizantes. A despeito do seu reconhecido valor medicinal e como hortaliça não-convencional rica em vitamina A, ainda carece de estudos que focalizem a viabilidade das sementes e do seu uso de forma geral. Baseado nesta premissa conduziu-se um estudo detalhado abordando o conhecimento popular sobre o uso da mesma. Devido a Moringa oleifera apresentar um grande valor socioeconômico e ser de fácil cultivo despertou grande interesse. Os objetivos que conduziram a presente proposta foram o levantamento etnobotânico da planta com suas diferentes categorias de uso pelas pessoas da região, bem como registrar a etnocategoria medicinal como complemento de nutrientes na alimentação humana.

METODOLOGIA:

A pesquisa está sendo desenvolvida por meio do levantamento etnobotânico dos usos e/ou conhecimentos sobre a planta com moradores de quatro micro áreas do bairro Mamed localizado no município de Rondonópolis-MT que foram escolhidos conforme os pontos cardeais, ou seja, leste, oeste, norte e sul. A aplicação do Pré-teste vem sendo realizada com o propósito de conhecer a população e testar as estratégias metodológicas através de entrevistas do tipo semi-estruturadas, questionários, história de vida e observação  participante. Concomitante, realizou-se coleta e desidratação das folhas na estufa a 65o de temperatura durante 48h., trituração das mesmas em peneira fina e batidas no liquidificador assumindo consistência de pó fino de cor esverdeada. Esse fitoterápico foi armazenado em potes plásticos que será usado como suplemento na dieta alimentar das famílias que já fazem o uso da planta. Os informantes são acompanhados mensalmente na pesagem e na estatura.

RESULTADOS:

Os resultados etnobotânicos revelaram informações sobre o uso da planta nas suas diferentes etnocategorias sendo a alimentar e medicinal de maior expressividade. Obteve-se também, dados referentes aos aspectos socioeconômicos e culturais (nome, idade, sexo, escolaridade, estado civil, origem, número de pessoas na família, renda familiar) das famílias. Foi registrado que 16 das 177 crianças acompanhadas, com faixa etária entre um a dez anos encontram-se abaixo do peso ideal preconizado pelo Ministério da Saúde, correspondendo aproximadamente a 9%. Destas 16 crianças apenas cinco, em idade escolar fazem uso da Moringa oleifera principalmente na forma de refogados, saladas e temperos preparados pelos pais.

 

CONCLUSÃO:

Com base nos dados obtidos percebemos que a maioria das famílias entrevistadas possui renda menor que um salário mínimo e condições de habitação precária. O grau de escolaridade entre os adultos foi o primeiro grau que variou de completo a incompleto. Os resultados parciais revelam que alguns entrevistados não fazem uso da planta porque desconhecem essa espécie e seus benefícios.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Etnobotânica, Moringa oleifera, Rondonópolis,MT.