62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O AVANÇO DO MAR E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS NA ORLA DE PIEDADE E CANDEIAS - PE
João Marcelo Sampaio dos Santos 1
Marcus Vinicius Falcão Regis de Moura 1
Carlos Vinicius Silva Vidal 1
Hernani Löebler Campos 1
1. Depto. de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
INTRODUÇÃO:
O avanço do mar - problema que afeta todo o litoral brasileiro - é particularmente grave em Pernambuco notadamente no período de Julho a Setembro, ocasião em que os ventos de Sudeste são mais intensos e as preamares mais elevadas, desencadeando processos erosivos costeiros. Na pesquisa em tela, objetiva-se tratar dos impactos do avanço do mar na orla Sul da Região Metropolitana do Recife - RMR, área de ocupação desordenada, englobando os bairros de Piedade e Candeias, bem como investigar o que gestores públicos e residentes do recorte espacial analisado pensam e agem a respeito da situação em questão. É visível a incompatibilidade entre a dinâmica natural da costa nessa área e a crescente urbanização ilegal. Diante do exposto, nessa pesquisa pretende-se desenvolver alternativas sustentáveis para a minimização da problemática.
METODOLOGIA:
Primeiramente, elaborou-se uma pesquisa de gabinete com o objetivo de fundamentar as bases teóricas da temática abordada e assim viabilizar uma análise plausível e coerente das variáveis encontradas. Em seguida, realizou-se pesquisa de campo, onde foi possível recolher depoimentos dos moradores da área em questão, bem como dos órgãos/gestores públicos envolvidos através de entrevistas e questionários e, além disso, verificou-se nos tipos de ocupação que ocorrem na orla Sul da RMR algumas das suas irregularidades. Com esse material em mãos, foi possível relacionar a dinâmica marinha e seus impactos na orla sul da RMR, consequência da urbanização desordenada nas praias de Piedade e Candeias.
RESULTADOS:
Os processos erosivos costeiros na RMR ocasionam destruição ao patrimônio público e privado. Embora questões ambientais estejam contribuindo bastante para a elevação do nível do mar, potencializando os impactos ambientais, o verdadeiro protagonista desta agravante situação é o acelerado e desorganizado processo de ocupação no litoral Pernambuco. Os moradores convivem com este problema e cobram políticas públicas mais atuantes, diante da necessidade iminente de obras urgentes, e que não funcionem como meros paliativos. Um dos problemas encontrados é a falta de uma visão mais complexa por parte dos moradores a respeito do tema em questão ao identificarem como causa do problema, apenas o avanço do mar e a ausência de políticas públicas. Muito mais que uma "simples" questão natural, o problema é de cunho político no qual está envolvida especulação imobiliária, interesses de grandes empresas privadas e até mesmo de órgãos públicos.
CONCLUSÃO:
Com base na proposta do trabalho, verificou-se que uma das soluções é o recuo das áreas construídas que avançaram para o litoral de forma irregular com o objetivo de evitar a realização de obras meramente paliativas nos locais envolvidos, como a colocação de blocos rochosos ou a construção de diques. Outro ponto a ser trabalhado é a necessidade da adoção de medidas urgentes de gestão, visando o controle dos vetores de degradação e o uso sustentável da zona costeira nessas áreas, para que assim, pudesse ser adotada uma nova política de gerenciamento costeiro com a participação da população, tornando-a mais ciente da complexidade do problema.
Instituição de Fomento: MEC/SESU- PET - Programa de Educação Tutorial
Palavras-chave: Avanço do mar, Ocupação desordenada, Órgãos públicos.