62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
INTERAÇÃO E ENSINO EM TURMAS DE PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Ester Maria de Figueiredo Souza 1
Gelma Gonçalves Muniz 1
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÃO

A pesquisa apresenta como convergência teórica estudar as interações discursivas que se estabelecem com o trabalho com a linguagem no cotidiano escolar, com o objetivo de constituir base de pesquisa para o estudo dos processos interacionais de ensino e aprendizagem da aula de língua materna. Para tanto, focaliza a área de Linguagens e Código, com suas atividades específicas, como, por exemplo, a aula de leitura em turmas de primeiro ciclo do ensino fundamental. Como o foco é o trabalho da linguagem como processo de interação, os seus processos enunciativos e de interação na instituição escola, no cenário e evento discursivo AULA, define-se a compreensão da linguagem na sua materialidade histórica, apoiando-se em estudos de BAKHTIN, (1986) e o currículo escolar como uma prática de significação, conforme SILVA, (1997). As categorias linguagem e currículo limitam-se e expõem fronteiras discursivas da aula. A produção do conhecimento na escola se dá pelo trabalho com a linguagem na sua forma de prática discursiva. Essa articulação resulta na produção do discurso pedagógico na sala de aula que é regulado por normas, ritos, regras e princípios que a ação docente seleciona, organiza e transmite aos alunos.

METODOLOGIA:

MÉTODOS

A pesquisa, de cunho etnográfico, sustenta-se na abordagem teórico-metodológica qualitativa. Os dados apresentam-se nas práticas discursivas da sala de aula que são constituídas: a) das falas que se configuram em discurso de sala de aula, pois são enunciações situadas em tempo e espaço experienciados por indivíduos em papéis socialmente marcados; b) da situação em que ocorrem essas práticas: no caso a sala de aula, como um espaço físico e como o acontecimento da aula; c) as condições de produção em que essas práticas se dão: condições tidas como as marcas que o contexto lingüístico e extralingüístico possibilita d) dos significados que essas práticas assumem para se categorizarem como práticas de sala de aula. São sujeitos da pesquisa alunos e professores de turmas de alfabetização. As aulas são observadas e gravadas em áudio, transcritas e catalogadas em episódios. O pesquisador acompanha o desenvolvimento da aula, anotando, em formulário padronizado, aspectos que considera relevante e se vinculam ao objeto de estudo. Descrevem-se práticas de trabalho com a leitura e a escrita, nos contextos de letramento escolar, indicando a natureza das interações e o tipo de interação que sustenta o discurso pedagógico.

RESULTADOS:

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A sala de aula é um contexto favorecedor de interação, cercado por atividades de linguagem que não são exclusivamente lingüísticas, apoiadas em estratégias pedagógicas como: o diálogo, o debate, a discussão, a entrevista, a pergunta. Essas estratégias vestem a sala de aula, enquanto contexto interacional e são os aspectos a se considerar das dinâmicas discursivas da aula. A sala de aula é abordada na perspectiva analítica das relações de interações que travam seus protagonistas nos diferentes níveis de ensino e educação formal. Essas relações ocorrem respaldadas em condições de produção que são específicas dos contextos da aula, isto é, a situação mais os interlocutores que dela participam e o contexto histórico que a/os circunda(m) e infiltra esse momento. A pesquisa apresenta como resultados: a) catalogação dos episódios de aula, descrição do tipo e padrão de interação constitutiva dos processos de ensino e aprendizagem, sistematização de modelo de interação nas aulas de leitura e escrita, dos três primeiros anos do ensino fundamental. A partir desses resultados, conclui-se pela predominância do padrão assimétrico das interações discursivas da aula, com pouca freqüência da tomada de turno discursivo pelo aluno, revelando a natureza parafrástica das interações da aula.

CONCLUSÃO:

CONCLUSÔES.

A pesquisa revela a dimensão cultural da aula e a materialidade do currículo escolar, apresentando metodologias educacionais que, sustentadas nos planos macro-estrutural e micro-estrutral da aula, possibilitem constituir acervo de episódios de aula que revelem a dimensão interativa, enunciativa e constitutiva da produção dos conhecimentos na escola. A pesquisa pauta questões referentes ao currículo e ao trabalho pedagógico com a linguagem, na sua configuração de práticas discursivas no contexto escolar. A finalidade e relevância, se expressa em dois âmbitos: a) potencialidade de estudos teóricos nas áreas de educação e de linguagem, a fim de formar pesquisadores, possibilitando a integração de discentes e pesquisadores de outras instituições, e b) constituir espaços de pesquisa que fomentem o intercâmbio e estudos na área. Além desses aspectos, indica-se a necessidade de se incluir nos cursos de formação e capacitação docente a reflexão sobre os saberes e fazeres pedagógicos, abordando as relações interativas da aula e a natureza das práticas discursivas que permeiam a aula.

Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Palavras-chave: Currículo., Linguagem., Interação..