62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
O USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE DE ENSINO DE BANCO DE DADOS I NO ENSINO SUPERIOR.
Mayara Moreira da Costa 1
Renata Mendes Moreira 1
Roberto Santos Barbiéri 1
Ricardo Esteves Kneipp 2, 1
1. Faculdade de Minas - FAMINAS
2. Inst. Superior de Tecnologia em Ciências da Computação de Petrópolis - ISTCC-P
INTRODUÇÃO:
A partir de sucessivas inovações de tecnologias aplicadas ao ensino, visualiza-se que a educação à distância vem se configurando como uma das tendências mais marcantes do ensino deste início do século. Dentre as inovações tecnológicas que contribuíram para o avanço da educação à distância, podemos citar: a aceleração da velocidade da internet; a utilização de dispositivos multimídia nos meios on-line, tais como microfone e câmeras e o surgimento de videoconferências. Outros fatores, que indiretamente favoreceram a popularização da EaD, são: o baixo preço de computadores; o aumento significativo do número de usuários da rede; a busca por meios práticos de obtenção do conhecimento; a capacitação profissional e a possibilidade de se matricular em cursos oferecidos a partir de qualquer local do globo. Assim, o objetivo deste trabalho é levantar dados a respeito da avaliação da ferramenta moodle utilizada na unidade de ensino Banco de Dados I da FAMINAS (Faculdade de Minas) e do ISTCC-P(Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação de Petrópolis) como apoio de ensino-aprendizagem.
METODOLOGIA:
Inicialmente, foi realizada uma pesquisa com quarenta e sete (47) alunos de duas instituições de ensino privado e público, respectivamente. A amostra foi constituída nove (9) alunos da FAMINAS e por 38 (trinta e oito) alunos do ISTCC-P, compreendendo os turnos da manhã e noite.
RESULTADOS:
Dessa amostra, 96% dos alunos acessaram o portal com frequência. Os 4% que não acessaram o ambiente (dois alunos do ISTCCP) alegaram que tiveram problemas de restrição de acesso, pois fizeram o cadastro e não conseguiram acessar o ambiente. Posteriormente, foi apresentado um questionário de avaliação da ferramenta aos alunos representantes desses 96%. Analisando as respostas, verificou-se unanimemente, que uma das maiores vantagens que a ferramenta proporciona está relacionada ao acesso antecipado do material a ser utilizado em aula, o que possibilita ao aluno um estudo prévio do conteúdo a ser abordado em sala de aula. Através deste recurso, é possível um ganho expressivo de tempo, pois não é necessária a cópia de material que porventura seria apresentado pelo professor no quadro negro fato que representa 58,5% da opinião dos alunos. O item fórum da ferramenta foi destacado com 83,5%, como meio de interação entre os alunos de ambas as IES, pois, através dele, esse grupo focal discutia tanto assuntos apresentados na unidade de ensino, como trabalhos postados por eles, contribuindo de forma eficaz para o aprendizado. Outro aspecto destacado foi a facilidade de utilização da ferramenta, por possuir uma linguagem verbal e não-verbal de fácil entendimento.
CONCLUSÃO:
A utilização da ferramenta moodle foi de grande importância para o ensino-aprendizagem da unidade de ensino de Banco de Dados I, de ambas as IES, pois proporcionou uma didática de ensino diferenciada e eficiente para todos envolvidos. Além disso, é notório que, por ser uma ferramenta de ensino à distância, não a restringe de ser utilizada por faculdades de cursos presenciais, e que suas funcionalidades podem apresentar um resultado significativo nas unidades de ensino.
Instituição de Fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS
Palavras-chave: Moodle, Banco de Dados I, Ensino à Distância.