62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
EFEITO DA FERVURA, DA REFRIGERAÇÃO E CONGELAMENTO NA CARGA BACTERIANA DO LEITE in natura CONSUMIDO NO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS/RN.
Maria Cecília Galdino de Araújo 1
Regina Célia Pereira Marques 1
1. Dep de Alimentos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte/Campus Currais Novos
INTRODUÇÃO:
 

O leite é um alimento importante na alimentação humana, apresentando um elevado valor nutritivo. É fonte de proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas, tornando-se também um excelente meio para o crescimento de vários microrganismos desejáveis e indesejáveis. A higiene do leite tem como objetivo básico assegurar a inocuidade dos produtos e saúde dos consumidores. A presença de certos microrganismos e suas toxinas constitui as causas mais freqüentes de problemas sanitários relacionados aos produtos lácteos. O leite no município de Currais Novos ainda é consumido por muitos sem qualquer tipo de tratamento térmico como a esterilização e a pasteurização, podendo conter grandes quantidades de toxinas e microrganismos capazes de causar intoxicações alimentares. Esta é uma atividade cultural importante, principalmente porque os maiores consumidores de leite são crianças e idosos. O principal objetivo foi avaliar o efeito da fervura, refrigeração e congelamento na qualidade do leite in natura consumido por moradores no município de Currais Novos/RN.

METODOLOGIA:
 

Foram colhidas amostras de leite compradas na porta. Foram avaliados os parâmetros físico-químicos e microbiológicos das amostras após serem submetidas aos tratamentos: leite in natura à temperatura ambiente (TA); após fervura (AF); após refrigeração, a 10ºC, por 48h (AR) e após congelamento por sete dias (AC). As análises físico-químicas foram realizadas utilizando-se os métodos: extrato seco total (EST) em estufa a 105ºC/24 horas; extrato seco desengordurado (ESD) foi obtido pela subtração do teor de gordura do extrato seco total; a acidez foi determinada através de pHmetro; densidade (DENS) a 15°C determinada pelo termolactodensímetro; gordura (G) pelo butirômetro de Gerber; proteína (PB) por titulação ácida em destilador Soxlet; matéria mineral (MM) em mufla a 600ºC/3 horas; e lactose (LACT) pela subtração dos teores de gordura, proteína e matéria mineral do extrato seco total. As análises microbiológicas foram realizadas segundo o método recomendado pela APHA: contagem padrão em placas com incubação a 35°C/48 horas em ágar padrão; determinação quantitativa de bactérias do grupo coliforme pelo método de fermentação em tubos múltiplos em caldo lactosado-bile-verde brilhante a 2% e incubação a 35°C/48 horas e determinação quantitativa de bactérias do grupo coliforme de origem fecal pelo método de fermentação em tubos múltiplos em caldo lactosado-bile-verde brilhante a 2% a 45°C/24 horas.

RESULTADOS:
Os tratamentos não influenciaram a qualidade físico-química do leite (significância P>0,05), com exceção da matéria mineral que foi maior após a fervura. O leite cru, armazenado em geladeira, favoreceu o crescimento bacteriano, mas o processo de fervura proporcionou redução das bactérias do leite. Oito amostras apresentaram coliformes, das quais três amostras apresentaram contagem acima dos permitidos pela legislação. A média das contagens de bactérias mesófilas imediatamente após a fervura foi significantemente menor do que antes da fervura, enquanto a média após 24 horas de refrigeração foi maior do que imediatamente após a fervura. O congelamento por sete dias favoreceu o crescimento de coliformes, porém manteve constante a contagem bacteriana em placas. A presença de coliformes foi significantemente maior antes da fervura. Nas amostras positivas para coliformes não ocorreu à recuperação destes microrganismos em nenhum momento após a fervura.
CONCLUSÃO:
 

A fervura doméstica pode diminuir a concentração bacteriana do leite in natura refrigerado, principalmente em microrganismos patogênicos. O leite in natura armazenado em geladeira sem fervura prévia, não é eficiente na diminuição da carga microbiana, pois favorece o crescimento bacteriano. O congelamento do leite diminui os coliformes fecais, apenas retardando o crescimento bacteriano. Os dados são preocupantes já que a população acredita que o leite in natura é mais saudável e o consome sem qualquer tratamento.

Palavras-chave: Leite in natura, Microrganismos, Doenças transmitidas por alimentos.