62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS DOMICILIARES PRODUZIDOS EM CAMPINA GRANDE-PB
Alinne Gurjão de Oliveira 1
Liliana Pereira Soares 1
Samara Carolina A. de Oliveira 1
Christiane Alves Cardoso 1
Monica Maria Pereira Silva 1
Valderi Duarte Leite 2
1. Departamento de Biologia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
2. Departamento de Química, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
INTRODUÇÃO:
A crescente produção e ausência de gestão dos resíduos sólidos domiciliares concorrem para a crise ambiental por acarretar impactos negativos ambientais, sociais, econômicos e de saúde pública. Na cidade de Campina Grande-PB são geradas diariamente a média de 200 toneladas de resíduos sólidos domiciliares. Desse total, 75,44% correspondem a resíduos orgânicos. Comumente, os resíduos são destinados ao lixão sem nenhuma seleção ou tratamento prévios, exceto a segregação na fonte geradora realizada pelos catadores de materiais recicláveis. Dispor resíduos sólidos orgânicos em lixões ou mesmo em aterros controlados ou sanitários sem tratar de forma adequada compreende contribuição significativa para as diferentes formas de degradação. No entanto, a aplicação de tratamento correto pode transformá-los em importante fonte de nutrientes para as variadas culturas agrícolas. O principal objetivo desse trabalho constituiu realizar avaliação quantitativa e qualitativa de resíduos sólidos orgânicos domiciliares gerados em Campina Grande - PB, visando apontar alternativas tecnológicas, sociais e educacionais para mitigar os possíveis impactos negativos decorrentes da falta de gestão desses resíduos.
METODOLOGIA:
A pesquisa caracteriza-se como exploratória e participante e ocorreu de novembro de 2009 a janeiro de 2010. O trabalho foi executado no bairro de Santa Rosa, localizado em Campina Grande-PB, situada a 120 km da capital do Estado, João Pessoa (latitude: 7° 13' 50"; longitude: 35° 52' 52", a 551 m acima do nível do mar), na Serra da Borborema. Os resíduos sólidos orgânicos domiciliares foram coletados diretamente da fonte geradora (30 residências das famílias previamente cadastradas), em três semanas consecutivas e dias alternados: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. As análises físicas e químicas seguiram as recomendações do Standard Methods for Examination of the Water and Wastewater (APHA, AWWA, WEF, 1998). As análises de ovos de helmintos foram realizadas a partir do Meyer (1978) com as modificações sugeridas por Silva (2008) e Silva et al. (2009). As análises físicas, químicas e sanitárias foram realizadas na Estação Experimental de Tratamento Biológico de Esgotos Sanitários (EXTRABES).
RESULTADOS:
Diariamente no bairro de Santa Rosa, cada morador produz em média 0,5 kg de resíduos sólidos, dos quais 80% (0,4 kg) são orgânicos. Em um ano a produção de resíduos sólidos orgânicos por pessoa é de aproximadamente 146 kg. Tomando por base o número de habitantes da cidade de Campina Grande-PB, estima-se que são geradas diariamente 153 toneladas de resíduos orgânicos, e em um ano, aproximadamente 56 mil toneladas, que são destinadas ao lixão sem seleção ou tratamento prévios. Em relação à caracterização qualitativa, os resíduos sólidos orgânicos apresentaram percentual de sólidos totais voláteis (81%), indicando a potencialidade desses resíduos à compostagem. Nesse caso, a compostagem requer a adição de um estruturande, devido ao alto teor de umidade apresentado (78%) nos resíduos. O pH (3,7 a 5,7) é propicio ao desenvolvimento de organismos que atuam no inicio do processo de compostagem. A relação C/N (30,3:1) e os valores de P e K (0,4 e 0,8%ST respectivamente) mostraram-se ideais para as atividades dos organismos e para a eficiente degradação da matéria orgânica. O valor médio de ovos de helmintos encontrado (0,6 ovos/gST) aponta para o potencial contaminante desses resíduos e a necessidade de tratamento, para diminuir os riscos a saúde e à contaminação ambiental.
CONCLUSÃO:
A quantidade elevada de resíduos orgânicos gerados por habitante (0,4 kg/hab.dia) ressalta a necessidade de tratamento desses resíduos, evitando o acúmulo em lixões e aterros sanitários, mitigando os impactos sociais, econômicos e ambientais decorrentes dessa prática. A compostagem é uma alternativa de tratamento eficiente, de baixo custo, fácil operação e compatível com as características apresentadas pelos resíduos orgânicos coletados. Além de promover o tratamento da matéria orgânica e da conseqüente produção de compostos orgânicos aplicáveis em diversos tipos de solos, ao separar e encaminhar os resíduos orgânicos à compostagem, evita-se a contaminação dos materiais recicláveis, garantindo melhores condições de trabalho e venda dos materiais pelos catadores, possibilitando o seu retorno ao ciclo produtivo e amenizando a pressão sobre os recursos naturais. O desenvolvimento de sistema de tratamento de resíduos sólidos orgânicos, baseado nos princípios da compostagem somado ao processo contínuo, participativo e criativo de Educação Ambiental, possibilita a sensibilização e participação da sociedade no equacionamento dos problemas gerados pelos resíduos sólidos orgânicos.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Compostagem , Resíduos sólidos orgânicos.