62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
O CRISTIANISMO NA COMUNIDADE DE BOA ESPERANÇA.
Odailso Campos Munhoz 1
Arlan Pereira Coelho 1
Criz Roecker Franco 1
Maria Daluz Santos de Almeida 1
André das Chagas Santos 1
José Antonio da Silva 1
1. Centro Universitário Luterano de Santarém/CEULS
INTRODUÇÃO:
O estudo da História até o inicio do século XX era baseado somente nas análises de documentos oficiais, fazendo assim a chamada História Política, que tinha como finalidade promover a imagem dos grandes homens do cenário político. Porém a partir da década de 1930, a História passou por várias transformações em sua forma de atuação enquanto ciência, englobando no seu leque de objetos de estudos os mais variados temas e enfoques, além de considerar como fontes históricas, outros tipos de documentos como cartas e objetos. Dentre os principais temas de estudo estão: a economia, as mentalidades, a arte e a cultura. O estudo do fenômeno religioso é muito importante, pois a religião é um dos principais componentes da cultura dos seres humanos, e através dela podemos fazer uma análise da vida e do cotidiano de pessoas simples, de pequenas comunidades, inclusive da Amazônia, como é o caso da comunidade de Boa Esperança. Os principais objetivos deste trabalho são identificar como a religião cristã está inserida na comunidade de Boa Esperança, e qual a participação das seitas cristãs no desenvolvimento dessa povoação.
METODOLOGIA:
A investigação foi dividida em seis etapas. (a) revisão bibliográfica sobre os métodos de pesquisa em História, o que nos proporcionou entrar em contato com a as novas metodologias de pesquisa e o ofício do historiador. (b) revisão bibliográfica sobre a cultura religiosa que nos deu uma dimensão do que é religião e a sua importância nas sociedades. (c) revisão bibliográfica sobre a História da religião cristã, inclusive a História do cristianismo na Amazônia. (d) pesquisa de campo para identificar como o cristianismo está situado na comunidade e qual a sua contribuição para a formação e desenvolvimento da sociedade. (e) entrevista e aplicação de questionários aos moradores e integrantes das instituições religiosas, sobre a História de sua igreja dentro da comunidade. (f) coleta e análise dos dados para a produção do trabalho científico.
RESULTADOS:
A religião cristã é baseada nos ensinamentos de Jesus cristo, que segundo a tradição, foi crucificado e morto, pelas autoridades do império romano, ressuscitando três dias depois. Segundo a tradição cristã, Jesus é o messias, o filho que deus enviou ao mundo para salvar a humanidade. Após a sua morte os seus ensinamentos foram transmitidos pelos seus discípulos, chegando até nós através da Bíblia, o livro sagrado cristão. No século XVI, aconteceram as reformas religiosas, e começam a chegar à América, os primeiros europeus, que introduziram a religião cristã e seus costumes entre os nativos da Amazônia. A comunidade de Boa Esperança está localizada na região de planalto da cidade de Santarém, mais precisamente na rodovia PA 370, no km 43, seu primeiro morador foi o Sr Raimundo Pereira da Silva, chegando a essas terras em 1961. A primeira igreja cristã da comunidade foi a Presbiteriana. Atualmente a comunidade tem cinco igrejas cristãs: Igreja Católica, Igreja Assembléia de Deus, Igreja Cristã Evangélica, Igreja da Paz, e Igreja das Testemunhas de Jeová. As três primeiras, sob o comando da Igreja Católica, foram muito importantes na construção da estrutura básica da comunidade, como a construção do primeiro sistema de abastecimento de água e outros trabalhos comunitários.
CONCLUSÃO:
O cristianismo é uma das maiores religiões do mundo, e tem grande influência na vida das pessoas em vários continentes. Ao se introduzir em outras regiões, o cristianismo acaba transformando a realidade, não só no aspecto religioso, mas também a cultura, a arte e até a economia. A religião cristã está inserida no cenário amazônico e na comunidade de Boa Esperança. As igrejas cristãs presentes na comunidade estudada convivem em harmonia, contraditoriamente ao que é visto em outras regiões, ou em outras épocas. Por causa deste bom relacionamento, em alguns momentos houve a união de forças entre os fieis em trabalhos da comunidade. As igrejas cristãs da comunidade de Boa Esperança contribuíram de forma significativa para a formação e desenvolvimento da comunidade. A igreja católica foi a que mais se destacou nos trabalhos da comunidade, pois seus representantes, geralmente, também eram os representantes da comunidade.
Palavras-chave: Comunidade de Boa Esperança, História cristã na Amazônia , Religiosidade.