62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
FRAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE FORTALEZA-CE
Arthur Abreu Costa Facundo 1
Israel Alves Mendes de Araújo 1
Gemmelle Oliveira Santos 1, 2
Francisco Bastos Suetônio Mota 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
2. Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:
O destino final dos resíduos sólidos em muitas cidades do Brasil acontece de forma inadequada, notadamente em lixões, que geram inúmeras conseqüências ambientais, econômicas e sociais. Como parte integrante dos resíduos, os materiais orgânicos podem representar de 40 a 60% da amostra analisada, a depender dos aspectos sociais, econômicos, culturais, geográficos e climáticos da cidade em análise. A grande participação da matéria orgânica entre os resíduos sólidos representa um potencial para o desenvolvimento de processos de compostagem e produção de adubos orgânicos, além de oportunidades de trabalho e renda, especialmente para as pessoas com menor qualificação. Em Fortaleza/CE, o sistema de gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares é composto por coleta urbana, transbordo e aterramento sanitário. Assim, é importante conhecer a fração orgânica existente entre os resíduos dispostos no aterro já que ela influencia na quantidade e qualidade dos gases e lixiviados gerados. Esse foi o objetivo desse trabalho.
METODOLOGIA:
O método utilizado foi o do quarteamento. Foram realizados ensaios de campo durante o segundo semestre de 2009, numa célula em operação do aterro sanitário que recebe os resíduos da cidade. Com o apoio de uma balança de plataforma de capacidade máxima de 150 kg, uma lona de 12m² e um tambor de 100l retiraram-se as amostras após acompanhamento da chegada do caminhão ao aterro e conseqüente despejo dos resíduos recém coletados. Trabalhou-se com dez amostras diferentes (12,5, 50, 75, 100, 125, 150, 250, 300, 500 e 750 kg).
RESULTADOS:
Após a determinação gravimétrica das dez amostras foram encontrados os seguintes valores referentes a fração de matéria orgânica: na amostra de 12,5 kg (46,0% de matéria orgânica); 50 kg (47,6%); 75 kg (42,7%); 100 kg (50,0%); 125 kg (42,4%); 150 kg (49,0%); 250 kg (50,0%); 300 kg (49,7%); 500 kg (48,2%) e 750 kg (49,8%). O valor médio foi 47,5% de matéria orgânica entre os resíduos domésticos de Fortaleza/CE que chegam ao aterro, notadamente restos de alimentos.
CONCLUSÃO:
A fração de resíduos orgânicos determinada aponta o potencial para atividades de compostagem e também para estudos e projetos sobre o potencial de geração e aproveitamento de biogás no aterro que recebe os resíduos de Fortaleza. Essa pesquisa faz parte de um projeto maior em desenvolvimento no Departamento de Química e Meio Ambiente do Instituto Federal do Ceará.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Composição Gravimétrica, Quarteamento.