62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL: O REAPROVEITAMENTO DO ÓLEO DE COZINHA UTILIZADO POR RESTAURANTES E LANCHONETES DE PARINTINS/AM
Paula Mara Rodrigues Valente 1
Ana Lúcia dos Santos Martins 1
Elaine Pires Soares 2
1. Colégio Batista de Parintins
2. Secretaria Municipal de Parintins
INTRODUÇÃO:
O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há uma economia sem um ambiente estável. Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso. Ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Não percebem que dependem de uma base ecológica para sua vida e a de seus descendentes. Muitos estabelecimentos comerciais do município de Parintins (AM), (restaurantes, lanchonetes e pastelarias) e residências jogam o óleo comestível (de cozinha) usado na rede de esgoto. O óleo mais leve que a água, fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática, os fitoplânctons. Além de gerar graves problemas de higiene e odor fétido, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto, causa o entupimento da mesma, bem como o mau funcionamento das estações de tratamento. Para retirar o óleo e desentupir são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi contribuir para a conservação do meio ambiente a partir da produção do sabão caseiro, reaproveitando o óleo descartado por lanchonetes e restaurantes de Parintins.
METODOLOGIA:
Neste projeto realizou-se seleção e visita aos restaurantes e lanchonetes do município de Parintins. Foram selecionados 05 (cinco) restaurantes e 05 (cinco) lanchonetes que utilizavam óleo de cozinha na qual foram aplicados questionários aos funcionários e entrevistas aos proprietários a fim de coletar as informações necessárias para análise e discussão da pesquisa. Os proprietários receberam recipientes plásticos para depositarem o óleo. Foram selecionados receitas de sabão caseiro e realizados testes laboratoriais para uma fórmula balanceada, que foram distribuídas aos participantes das oficinas desenvolvidas nas entidades (escolas, bairros, associações) da cidade. Nas oficinas receberam informações sobre educação ambiental e opções de gerar renda para a família sem agredir o meio ambiente e nas escolas contempladas os professores puderam fazer com seus alunos como atividade prática nas aulas de Ciências. Realizaram-se visitas de campo pela orla da cidade observando as conseqüências do derramamento do óleo, no meio ambiente.
RESULTADOS:
A reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos com diversas vantagens ambientais. Neste projeto empregou-se óleo comestível descartado por restaurantes e lanchonetes do município de Parintins e coletado para fabricação de sabão caseiro. De acordo com os resultados obtidos, restaurantes e lanchonetes despejavam diretamente ao meio ambiente o óleo utilizado nos seus estabelecimentos. Cerca de 70% dos estabelecimentos pesquisados utilizavam grande quantidade de óleo em torno de 15L por dia e 100% era reaproveitado até mais de 6 vezes causando prejuízo também a saúde. O óleo saturado era despejado sem nenhum cuidado ao meio ambiente. Dos estabelecimentos pesquisados 60% despejavam diretamente na pia. Em pesquisa aos proprietários todos foram unânimes em afirmar que a falta de informações sobre a coleta e reciclagem do óleo descartado levaram os mesmos a despejarem ao meio ambiente. O Projeto juntamente com os proprietários dos estabelecimentos desenvolveu oficinas trabalhando com a comunidade as questões ambientais e gerou renda com a fabricação de sabão em barra e líquido e que pode ser utilizado nos próprios restaurantes e lanchonetes.
CONCLUSÃO:
Este projeto mostra como pequenas ações podem refletir positivamente na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento de novas tecnologias. A responsabilidade de cuidar do ambiente é de todos nós, e precisamos pensar em como pequenas mudanças em nossas ações cotidianas podem fazer muita diferença. Para tanto fica expectativa de que este projeto contribuição e desperte na comunidade parintinense uma nova forma de olhar o meio ambiente com mais responsabilidade e iniciativas que irão desenvolver alternativas para cuidar do nosso planeta.
Instituição de Fomento: FAPEAM, CBP, SEMSA
Palavras-chave: poluição ambiental, reciclagem, sabão caseiro.