62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL NA AMAZÔNIA: ASPECTOS SOCIAIS DOS DESABRIGADOS DA ENCHENTE DE 2009 NO MUNICÍPIO DE COARI/AM
Raimundo Emerson Dourado Pereira 1
Nathania França Fontinelle 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM
2. Curso Técnico Integrado em Edificações, Campus Coari/IFAM
INTRODUÇÃO:

Parte-se da compreensão de que a Amazônia é um fator de equilíbrio local, regional e mundial. A destruição que se produz atualmente no meio ambiente amazônico é perigosa e verdadeiramente mortal para os povos que aqui vivem. Este aniquilamento é um atentado à soberania atual e futura dos estados amazônicos e contribui para agravar o desequilíbrio ecológico mundial, cujas primeiras vítimas são sempre as populações mais pobres e as mais exploradas. Neste sentido o trabalho consistiu na elaboração de um perfil local dos impactos sociais decorrentes destas alterações ambientais na Amazônia. Para isso a pesquisa tomou como objeto de estudo a degradação social decorrente das mudanças nas condições de vida dos segmentos populacionais desabrigados durante a última grande enchente ocorrida em 2009 no município de Coari/Am.

METODOLOGIA:

Foi feita a revisão da literatura científica de que trata o tema estudado (degradação ambiental e social na Amazônia). Em seguida o levantamento de dados das fontes secundárias, onde foram consultados os registros da Secretaria de Ação Social e demais órgãos municipais do Município de Coari/Am, os quais se ocuparam em acompanhar e registrar informações sobre os desabrigados da última grande enchente. O acesso aos sujeitos sociais da zona rural foi feito em uma pequena embarcação, gentilmente cedida por uma moradora do município, com o qual executamos a coleta de dados da pesquisa de campo. Com o recurso técnico do gravador de voz, o questionário semi-estruturado e uma máquina fotográfica, obtivemos como dado empírico para a reflexão as discursividades enunciadas pelos sujeitos sociais oriundos dos segmentos atingidos pela enchente, cujo recorte metodológico privilegiou como lócus da pesquisa o espaço rural e urbano do município de Coari-Am.

RESULTADOS:

Com a qualificação e análise dos dados obtidos, o trabalho apresentou uma via de acesso aos interesses dos próprios sujeitos sociais atingidos pela degradação ambiental, no sentido de revelar com mais nitidez a crueza das reais dificuldades materialmente enfrentadas pelos segmentos sociais atingidos; bem como subjetivamente seus dilemas e aspirações de melhoria das condições de vida. Entendemos que a formulação de um perfil da degradação social neste nível de aproximação com os segmentos sociais atingidos pode possibilitar a elaboração de políticas públicas mais eficazes e especialmente voltadas para essas demandas sociais da população local diretamente atingida pelos efeitos das alterações ambientais. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam de algum modo como parâmetro para as ações do poder público, na execução de programas assistenciais com maior envergadura e alcance sobre os problemas que se apresentam localmente na Amazônia.

CONCLUSÃO:

Partimos da consideração de que a Amazônia é um espaço promovedor do equilíbrio ecológico em nível local, regional e planetário, e que a destruição que se produz atualmente é perigosa e socialmente degradante para os povos que nela vivem. Com este estudo sobre os segmentos sociais atingidos pela última grande enchente ocorrida no ano de 2009 no município de Coari/Am foi possível uma reflexão sobre as relações que se estabelecem entre a crescente degradação ambiental e o recrudescimento da degradação social das populações residentes no interior da Amazônia. Analisar essas relações a partir do contato direto com os sujeitos sociais envolvidos neste processo nos permitiu considerar não somente as implicações imediatas da degradação ambiental, mas sobretudo avaliar como a intensificação de seus efeitos desfavoráveis contribui decisivamente para a condição de aviltamento e vulnerabilidade social a que estão submetidas essas populações habitantes da Amazônia.

Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/IFAM
Palavras-chave: Amazônia, Degradação ambiental, Degradação social.