62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO EM DIFERENTES CONTEXTOS
Maria Cristina Chimelo Paim 1
Daniel Rossi 2
Sabrina Lencina Bonorino 2
Silvana Zancan 2
Marie Elise Bidinotto 2
1. Prof. Dra./ Orientadora - Curso de Educação Física - ULBRA/SM
2. Profª. Graduada pela ULBRA/SM e Especializanda em Educação Física Escolar - UFSM
INTRODUÇÃO:
Violência de gênero é um tipo de violência advinda de preconceitos, estereótipos, discriminações, entre outras, e que muitas pessoas não sabem que existe, e que é considerada como um tipo de violência. É praticada no dia a dia, por jovens, adultos, idosos e crianças de diferentes sexos, não sendo tão visível como a violência física (socos, pontapés...). Ela se faz presente em quase todas as ações humanas, como: na política, nas leis, no mercado de trabalho, nas idéias vinculadas a mídia, na família, na escola, na economia, no esporte, etc. Quando identificada no contexto esportivo pode ocorrer através de uma gama de preconceitos contra mulheres e homens no que diz respeito, por exemplo, a limitação ou impedimento a prática de atividades físicas, entre outros (PAIM 2007; 2008). Apesar da violência de gênero não deixar marcas ou lesão, é a que mais deixa cicatriz emocional. Com base nessas colocações o objetivo do trabalho foi identificar a representação social da violência de gênero de mulheres praticantes de esporte em diferentes contextos.
METODOLOGIA:
A amostra envolveu doze atletas de handebol de um clube esportivo da Cidade de Santa Maria, na faixa etária de 20 a 30 anos do sexo feminino; vinte e uma adolescentes do sexo feminino praticantes de futsal na faixa etária de 13 e 16 anos e doze acadêmicas do curso de Educação Física. As participantes da pesquisa contribuíram voluntariamente ao responderem uma entrevista referente à violência no contexto esportivo, (PAIM, 2009). Para alcançarmos nossos objetivos em um primeiro momento tornou-se necessário fazer com que as pessoas entendessem o que é violência de gênero, e como ela se manifesta.
RESULTADOS:
O estudo permitiu a elaboração da representação que as atletas, as acadêmicas e as adolescentes, possuem a respeito de Violência de Gênero. Com as atletas de handebol - pode-se perceber que as participantes já tinham uma representação social relativamente clara do que seria a violência de gênero no contexto esportivo, algumas já haviam sofrido ou presenciado algum tipo de preconceito e estereótipos relacionado com a sua vivência no esporte. As atletas pensam que será através de suas condutas e exemplos no esporte que a sociedade poderá reverter esse quadro bastante intenso de preconceitos e estereótipos dissipados no contexto da Educação Física e dos esportes. Acadêmicas - a prática de esportes é apenas, mais uma forma de atividade física, que não é masculina e nem feminina, é para todas as pessoas que tiverem interesse em praticar, sem distinção de sexo. Adolescentes praticantes de futebol - houve certa dificuldade de representação, por parte das adolescentes, pois 76 % responderam que não sabiam o que era violência de gênero, e deram exemplo de violência física; 20 % que é quando a prática de atividade física e esportiva vem acompanhada de preconceitos e estereótipos e 4% que é quando há deboches e falta de incentivo para a prática.
CONCLUSÃO:
Esses resultados nos permitem inferir que há falta de conhecimento do tema; e que as escolas, ou melhor, os professores, não trabalham com este tema, e nem ao menos dialogam com os alunos sobre esse tipo de violência que ocorre dentro da escola, em jogos, brincadeiras, recreio e sala de aula, aulas de Educação Física e no contexto dos esportes. A sociedade deve se conscientizar de que as mulheres mudaram, e que as organizações sociais devem acompanhar essa evolução. Pois, na visão dos participantes do estudo é muito bom ver essa integração de homens e mulheres no esporte. Ao abordar a relação de gênero e a prática esportiva, tentamos comparar as condições de participação da mulher em diferentes ambientes esportivos com a dos homens, o que se percebe é que as mulheres em muitos casos são impedidas ou melindradas de se envolverem na prática de atividades físicas e esportivas, ocorrendo em alguns casos um processo de seleção para a prática de determinados esportes em favor dos homens em maior proporção.
Instituição de Fomento: Programa de Pesquisa Científica e Tecnológica (PROPECT/ULBRA)
Palavras-chave: Violência de Gênero, Educação Física, Esportes.