62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE DESENVOLVER A CIDADANIA: INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENOLOGIA DO IFRS - BENTO GONÇALVES (RS)
Leane Maria Filipetto 1
Lenicio Gonçalves 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
2. Prof Dr. / Orientador - PPGEA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental busca formar cidadãos cientes de seus impactos sobre o meio físico, promovendo seu entendimento sobre as consequências de seus atos e a inter-relação existente entre a ação e a reação nos ecossistemas. Esse entendimento pode ser a chave de uma postura responsável e solidária com o meio em que se vive. As reações e manifestações de cada indivíduo são resultado de seus conhecimentos, percepções e processos cognitivos que afetam sua conduta. Através da educação é possível formar consciências. No entanto, para que os alunos tomem consciência das problemáticas ambientais e desenvolvam a capacidade e o senso de proteção do meio ambiente a educação deve ser provida de crítica e trabalhada de forma interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Visando avaliar o nível de conhecimento, atitudes, consciência, percepção e posturas ecológicas adquiridas pelos estudantes do curso técnico em enologia, na modalidade concomitante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves foi realizada essa pesquisa em 2008.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves, instituição que oferece educação profissional de nível nas modalidades concomitante, subseqüente e, a partir de 2010, integrado ao ensino médio. O trabalho de pesquisa foi realizado com os estudantes do curso técnico em enologia na modalidade concomitante, totalizando 49 alunos, sendo 30 ingressantes e 19 concluintes. Foi aplicado um questionário contendo 34 questões para todos os alunos em estudo. Para a turma concluinte promoveu-se um momento de observação na área próxima a cantina na qual deveriam relatar individualmente situações problemas e sugerir soluções. Houve o debate em grupo e entrega do relato individual e do relatório do grupo. Para os alunos concluintes, após terem sido tratados temas ambientais em sala de aula e visitadas duas Estações de Tratamento de Efluentes, aplicou-se um questionário aberto contendo quatro questões.
RESULTADOS:
Quanto aos aspectos ligados ao destino do lixo, os alunos demonstraram maior preocupação com o descarte de lâmpadas e pilhas do que com a coleta seletiva do lixo. Os alunos concluintes demonstraram certo descrédito na eficácia dos programas de coleta seletiva. Na observação individual os alunos se detiveram mais em problemas técnicos e em livrar-se do lixo do que com o seu devido encaminhamento. Os alunos acreditam que o tema meio ambiente é importante para sua formação e principalmente os concluintes reconhecem que este deve ser tratado em todas as disciplinas. A pesquisa indicou que muitos alunos concluintes não reconheciam os impactos que a área de enologia poderia trazer ao meio ambiente, além de desconhecerem a legislação ambiental e os aspectos ligados a sustentabilidade. A empregabilidade, principalmente em relação aos concluintes, leva-os a aceitarem a agressão ambiental como preço a ser pago para o desenvolvimento econômico.
CONCLUSÃO:
O estudo permitiu concluir em relação aos conhecimentos, que os alunos apresentaram dificuldades com relação ao significado de sustentabilidade, legislação ambiental e poluentes na área da enologia. Percebe-se nas atitudes dos alunos, certa incompatibilidade entre teoria e práticas ambientalmente corretas. Ao final do trabalho percebeu-se que as percepções quanto a problemática ambiental foram desenvolvidas, porém ainda houve falha quanto as posturas ecológicas e atitudes no mundo do trabalho. Verificando estas falhas e construções, em relação a percepção dos impactos ambientais, propõe-se trabalhar projetos interdisciplinares com tema gerador Meio Ambiente, pois é uma oportunidade de vivenciar e participar na busca de soluções formando uma postura de cidadania ambiental. Além disso, os cursos na modalidade integrado promovem maior inter-relação entre os componentes curriculares exigindo encontros periódicos para socialização e discussão dos conteúdos a serem trabalhados.
Palavras-chave: conhecimentos, percepção ambiental, conscientização.