62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FORMA DE DESENVOLVER A CIDADANIA: INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENOLOGIA DO IFRS - BENTO GONÇALVES (RS) |
Leane Maria Filipetto 1 Lenicio Gonçalves 2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul 2. Prof Dr. / Orientador - PPGEA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
INTRODUÇÃO: |
A educação ambiental busca formar cidadãos cientes de seus impactos sobre o meio físico, promovendo seu entendimento sobre as consequências de seus atos e a inter-relação existente entre a ação e a reação nos ecossistemas. Esse entendimento pode ser a chave de uma postura responsável e solidária com o meio em que se vive. As reações e manifestações de cada indivíduo são resultado de seus conhecimentos, percepções e processos cognitivos que afetam sua conduta. Através da educação é possível formar consciências. No entanto, para que os alunos tomem consciência das problemáticas ambientais e desenvolvam a capacidade e o senso de proteção do meio ambiente a educação deve ser provida de crítica e trabalhada de forma interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Visando avaliar o nível de conhecimento, atitudes, consciência, percepção e posturas ecológicas adquiridas pelos estudantes do curso técnico em enologia, na modalidade concomitante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves foi realizada essa pesquisa em 2008. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves, instituição que oferece educação profissional de nível nas modalidades concomitante, subseqüente e, a partir de 2010, integrado ao ensino médio. O trabalho de pesquisa foi realizado com os estudantes do curso técnico em enologia na modalidade concomitante, totalizando 49 alunos, sendo 30 ingressantes e 19 concluintes. Foi aplicado um questionário contendo 34 questões para todos os alunos em estudo. Para a turma concluinte promoveu-se um momento de observação na área próxima a cantina na qual deveriam relatar individualmente situações problemas e sugerir soluções. Houve o debate em grupo e entrega do relato individual e do relatório do grupo. Para os alunos concluintes, após terem sido tratados temas ambientais em sala de aula e visitadas duas Estações de Tratamento de Efluentes, aplicou-se um questionário aberto contendo quatro questões. |
RESULTADOS: |
Quanto aos aspectos ligados ao destino do lixo, os alunos demonstraram maior preocupação com o descarte de lâmpadas e pilhas do que com a coleta seletiva do lixo. Os alunos concluintes demonstraram certo descrédito na eficácia dos programas de coleta seletiva. Na observação individual os alunos se detiveram mais em problemas técnicos e em livrar-se do lixo do que com o seu devido encaminhamento. Os alunos acreditam que o tema meio ambiente é importante para sua formação e principalmente os concluintes reconhecem que este deve ser tratado em todas as disciplinas. A pesquisa indicou que muitos alunos concluintes não reconheciam os impactos que a área de enologia poderia trazer ao meio ambiente, além de desconhecerem a legislação ambiental e os aspectos ligados a sustentabilidade. A empregabilidade, principalmente em relação aos concluintes, leva-os a aceitarem a agressão ambiental como preço a ser pago para o desenvolvimento econômico. |
CONCLUSÃO: |
O estudo permitiu concluir em relação aos conhecimentos, que os alunos apresentaram dificuldades com relação ao significado de sustentabilidade, legislação ambiental e poluentes na área da enologia. Percebe-se nas atitudes dos alunos, certa incompatibilidade entre teoria e práticas ambientalmente corretas. Ao final do trabalho percebeu-se que as percepções quanto a problemática ambiental foram desenvolvidas, porém ainda houve falha quanto as posturas ecológicas e atitudes no mundo do trabalho. Verificando estas falhas e construções, em relação a percepção dos impactos ambientais, propõe-se trabalhar projetos interdisciplinares com tema gerador Meio Ambiente, pois é uma oportunidade de vivenciar e participar na busca de soluções formando uma postura de cidadania ambiental. Além disso, os cursos na modalidade integrado promovem maior inter-relação entre os componentes curriculares exigindo encontros periódicos para socialização e discussão dos conteúdos a serem trabalhados. |
Palavras-chave: conhecimentos, percepção ambiental, conscientização. |