62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
produção de biodiesel a partir de gordura saturada, coletada junto a lanchonetes e restaurantes e residências na cidade de Parintins/Am.
Edigleisson Lima Ribeiro 1
Samarone da Silva Moura 1
Ecimar Gomes de Souza 1
Andrea de Souza Mendonça 1
Raimundo José de Souza e Souza 1
Nágila Santos Januário 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

A exploração de novas fontes de energia, como o biodiesel, é de grande importância atualmente. O biodiesel é um combustível natural e renovável. Combustível de queima mais limpa que o diesel, podendo substituí-lo. Obtido a partir de fontes como óleos vegetais in natura e usados, e gorduras animais, o biodiesel tem uma série de vantagens técnicas: prolonga a vida do motor e reduz a necessidade de manutenção, é mais seguro, pois é menos tóxico, é biodegradável e apresenta baixo risco de explosão o que lhe confere grande facilidade de transporte e armazenagem, pois não necessita de uma fonte de calor superior a 1.500°C. A utilização do biodiesel destaca-se por suas vantagens ambientais, econômicas e sociais. Em termos ambientais, uma das mais expressivas vantagens trazidas por ele refere-se à redução da emissão de gases poluentes. A vantagem econômica esta na possibilidade de redução das importações de petróleo e diesel refinado.Além disso, o aproveitamento energético de óleos vegetais e a produção de biodiesel são também benéficos para a sociedade, pois reduz resíduos graxos e diminui o custo do tratamento de água e esgoto, e gera empregos ao nível urbano na coleta e processamento dos resíduos e no setor rural através do uso de produtos agrícolas.

METODOLOGIA:
As coletas dos materiais foram realizadas junto as lanchonetes, restaurantes e residências da cidade de Parintins/Am. No laboratório foi realizada a produção do metóxido de sódio, a partir da soda caustica e do metanol na proporção de 3/1. Os procedimentos utilizados para obtenção do mesmo foram os seguintes: primeiramente esquentou-se o óleo em um recipiente inox em seguida foi feita uma avaliação para determinar o conteúdo de ácidos graxos livres que tem no óleo e quanta soda será necessária para neutralizá-los. Isto é, determinou-se o pH a nível de ácido-base. Despejou-se o metóxido de sódio em um recipiente com o óleo, sendo um litro de óleo para 20 ml de metoxido. Mexeu-se durante uma hora à temperatura constante e deixou-se repousar durante 12hs. Apos este tempo aspiraram-se 1 litro de biodiesel, ficando no fundo 20 ml de glicerina. Para provar a qualidade do óleo misturou-se num vidro 150 ml de biodiesel, com 150 ml de água. Tampou-se e agitou-se vigorosamente durante dez segundos.
RESULTADOS:

Diante disto, neste trabalho foram preparadas misturas de biodiesel adicionado ao diesel interior, nas proporções 2, 10, 20 e 100% (v/v). O biodiesel por nós produzido apresentou uma série de vantagens de ordem técnica, como, por exemplo, o baixo risco de explosão, que lhe confere grande facilidade de transporte e armazenagem.Foi observado também que o aumento da proporção de biodiesel na mistura binária promove uma elevação na Massa Específica. Valores altos de Massa Específica possibilitaram um bom funcionamento do motor, com boa lubrificação, evitando entupimentos, que possibilitou uma lubrificação na maquina utilizada para os testes. Os resultados mostraram um aumento da viscosidade com a adição do biodiesel. Este resultado é esperado uma vez que o biocombustível possui uma viscosidade mais elevada que o óleo diesel. O controle deste parâmetro de qualidade visa garantir um funcionamento adequado nos sistemas de injeção e nas bombas de combustível. Em quanto 1 litro de diesel faz girar um motor 3 horas, 1 litro o Bio100 proporciona mais de 3:30 horas, isto ocorre porque o bio100 apresenta maior viscosidade.

CONCLUSÃO:
A produção, teste e utilização de biodiesel como combustível tem apresentado um potencial promissor no mundo inteiro, devido a sua enorme contribuição ao meio ambiente, com a redução dos níveis de poluição ambiental, proporcionado pelo biodiesel como uma nova fonte de energia renovável em substituição ao diesel puro e outros derivados do petróleo.
Instituição de Fomento: Fapeam; UEA.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Diesel , Biodiesel.