62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE UM ECOSSISTEMA AQUÁTICO DE REGIÃO SEMI-ÁRIDA (AÇUDE ITANS - CAICÓ/RN)
Eneida Maria Eskinazi-Sant'Anna 2
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo 1
Felipe Bezerra de Medeiros Dantas Duarte 1
Ivaneide Soares Costa 1
1. Depto. de Microbiologia e Parasitologia/UFRN
2. Depto. de Oceanografia e Limnologia/UFRN
INTRODUÇÃO:
As regiões semi-áridas são caracterizadas pela escassez e irregularidade das chuvas, juntamente com a ocorrência das altas taxas de evaporação que ocorrem, provocando a perda de grande parte da água superficial - consequentemente a rede hidrográfica permanece seca durante quase toda parte do ano, o que constitui um problema sério para a captação e o armazenamento da água. Esta característica dos açudes de regiões semi-áridas, afeta diversos processos ecológicos nesses ecossistemas (ARAÚJO et. al,2008). Assim, a elevada carga de sedimentos e detritos que esses reservatórios recebem no período chuvoso - contribuindo para a diminuição da disponibilidade de luz na coluna d'água -, o longo tempo em que a água permanece "parada" e as altas temperaturas do ambiente afetam a qualidade da água e favorecem o crescimento de organismos aquáticos nos reservatórios. Objetivando compreender como as atividades humanas podem afetar um açude dessa região e propor medidas que podem ser tomadas para preservar esses importantes ambientes, foram realizadas análises de fatores abióticos e microbiológicos em um ecossistema aquático artificial de região semi-árida (reservatório Itans - Caicó/RN).
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado durante os meses de agosto, e setembro do ano de 2009. As coletas se deram por volta das dez horas da manhã, sendo concluídas ao meio-dia. Os níveis fótico e afótico do reservatório foram determinados com o auxílio de um disco de Secchi. Posteriormente, o pH, o oxigênio dissolvido e a temperatura da água foram verificados com o uso de um analisador multiparâmetros (Horiba) e a profundidade do reservatório determinada. A coleta da água para exames microbiológicos foi feita em frascos apropriados para cada finalidade, e estes eram mantidos em condições adequadas de temperatura até o momento de serem analisados. As amostras eram integradas da superfície e do fundo do reservatório. O fitoplâncton e o zooplâncton foram coletados por meio de redes especializadas de vinte micrometros e sessenta e oito micrometros, respectivamente, em arrastos horizontais, no espelho d'água do açude, e no sentido vertical.
RESULTADOS:
Durante o período estudado, o pH da água variou entre seis e nove, e a temperatura apresentou-se acima de vinte e sete graus Celsius . Altas concentrações dos nutrientes fósforo e nitrogênio foram detectadas, o que favorece o crescimento de microorganismos como as cianobactérias (CHORUS & BARTHAM, 1999). Altas densidades de cianobactérias do gênero Microcystis, que são potencialmente produtoras de toxinas, foram encontradas nesse açude, devido ao enriquecimento por nutrientes como o fósforo e o nitrogênio (COSTA et. al,2007). Essas cianobactérias modificaram principalmente a cor e o odor da água. A água se apresenta turva e esverdeada, impedindo uma boa penetração da luz no açude e dificultando a biodiversidade desse ecossistema. Foram identificadas mais de 24 espécies de microalgas e cianobactérias dos grupos das diatomáceas, euglenofíceas, cianofíceas e clorofíceas. Nas comunidades zooplanctônicas do Itans, os organismos mais representativos foram os rotíferos, cladóceros, Copépodos e ostracoda os quais são os principais controladores do fitoplâncton (ESKINAZI et. al,2008).
CONCLUSÃO:
Com este estudo, conclui-se que modificações em toda a estrutura física do ambiente (como os padrões de estratificação, assim como a sazonalidade), bem como o efeito dessas condições na disponibilidade de nutrientes e da luz, devem ser os principais fatores determinantes para o florescimento de espécies do fitoplâncton, e consequentemente, de sua abundância absoluta e relativa das espécies. Uma das principais alterações observadas no Itans, provocada pelo homem é a eutrofização, que ocorre geralmente pelo aporte excessivo de nutrientes, causada pela lixiviação e pelo intemperismo, mas também pelo despejo de esgotos domésticos no reservatório. Diante de toda essa problemática, uma reflexão crítica das ações antropogênicas sobre o ecossistema aquático, visando encontrar soluções para a minimização desse problema se faz necessária. Várias medidas, então, poderiam ser tomadas como modernizar os processos de tratamento das águas, permitindo recolher a maioria dos nutrientes, fazer o controle das águas que escorrem das explorações agrícolas e pecuárias, pois elas apresentam grande quantidade de nutrientes, e o arejamento artificial, que por mais que seja dispendioso e de difícil funcionamento, poderia ser uma medida para o combate desse problema.
Palavras-chave: Reservatório, Eutrofização, Semi-árido.