62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DÉFICIT LUMINOSO EM Heliconia bihai, CULTIVAR LOBSTER CLAW TWO
AUREA IZABEL AGUIAR FONSECA E SOUZA 1
AURILENA DE AVIZ SILVA 1
NAZILA NAYARA SILVA DE OLIVEIRA 1
JACKELINE DE ARAUJO MOTA 1
NADYANE AMORIM DE SOUSA 1
HERACLITO EUGENIO OLIVEIRA DA CONCEIÇAO 1
1. Setor de Produção Vegetal da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
INTRODUÇÃO:
Dentre os fatores abióticos, a luz é considerada uma das mais importantes, visto que ela representa um recurso crítico para as plantas, podendo freqüentemente limitar o crescimento e a reprodução. As plantas normalmente competem pela luz solar, entretanto, a curva de resposta à luz da maioria das folhas de uma planta satura entre 500 e 1.000 μmol.m-2.s-1, fluxos fotônicos bem abaixo da luz solar total, que é de cerca de 2.000 μmol.m-2.s-1. Folhas individuais raramente são capazes de utilizar toda a luz solar. As plantas consistem de muitas folhas que fazem sombra umas para outras. Por exemplo, apenas uma pequena fração das folhas de uma árvore está exposta à luz total do sol, a qualquer hora do dia. O resto das folhas recebe fluxos fotônicos subsaturantes. Assim, a resposta fotossintética da planta intacta é a soma da atividade fotossintética de todas as folhas, só raramente a fotossíntese é saturada em toda a planta. O nível de radiação solar incidente é um fator muito importante para exploração racional de flores, folhagens e plantas ornamentais tropicais. Contudo, as necessidades de radiação solar incidente em termos quantitativos e qualitativos, para o pleno desenvolvimento das plantas são variáveis e estão relacionadas com algumas características morfo-anato-fisiológicas de cada espécie.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas mudas de raiz nua de Heliconia bihai, cultivar Lobster Claw Two, constituídas de rizoma mais um pedaço de pseudocaule de 30 cm de comprimento, plantadas em covas de 30 cm de lado x 30 cm de profundidade, em Latossolo Amarelo, textura média da base física da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, PA, distribuídas no espaçamento de plantio de 1,5 m x 1,5 m. As parcelas foram dispostas em delineamento inteiramente casualizado, com oito repetições. O experimento consistiu de dois tratamentos: tratamento 1 = 0% e tratamento 2 = 30% de redução da radiação solar incidente (RSI). Foram avaliadas as seguintes variáveis de respostas: Altura da planta (AP), número de perfilhos por touceira (NPerf), área foliar (Af), índice de área foliar (IAF) e número de inflorescência (NI).
RESULTADOS:
Altura da planta (AP), número de perfilhos (NPerf), área foliar (Af) e índice de área foliar (IAF) Todas as variáveis respostas usadas para avaliar o efeito dos níveis de sombreamento sobre o crescimento e o desenvolvimento de plantas de H. bihai, cultivar Lobster Claw Two apresentaram respostas diferenciadas, após 360 dias de exposição aos níveis de radiação solar incidente. O crescimento de H. bihai, cultivar Lobster Claw Two, determinado por meio da AP, NPerf, Af e IAF aos 360 dias de cultivo, nas condições do presente trabalho, foi estatisticamente superior nas plantas cultivas sob 70% de radiação solar incidente quando comparados com o tratamento testemunha (100% de radiação solar incidente), com destaque para AP e Af. Provavelmente, o maior crescimento vegetativo dessa espécie, nessas condições de cultivo, pode estar relacionado com o melhor aproveitamento da água e sais minerais, devido o mais rápido sombreamento da área solo sob a projeção da copa, que foi proporcionada pelas maiores Af e IAF. O número de inflorescências produzidas pelas plantas de H. bihai, cultivar Lobster Claw Two após 360 dias de cultivo de cultivo nas condições experimentais deste trabalho foi de 5,1 e 4,6 inflorescências por touceira, para os tratamentos de 100 e 70% de RSI, respectivamente, entretanto, esses valores não diferiram estatisticamente entre si.
CONCLUSÃO:
Plantas de Heliconia bihai, cultivar Lobster Claw Two, cultivadas sob 70% da radiação solar incidente foram superiores em termos de AP, NPerf, Af e IAF quando comparadas com as plantas que receberam a luz solar total. Nas condições do presente trabalho, a redução da radiação solar incidente para 70% da radiação solar total não interferiu no número de inflorescências comerciais.
Instituição de Fomento: Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia E Meio Ambiente do Estado do Pará - SECTAM
Palavras-chave: Sombreamento, Radiação solar , Crescimento.