62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O ENSINO DE BIOQUÍMICA PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA
Vandrianne Oliveira de Carvalho 1
Franklin Learcton Bezerra de Oliveira 1
Joana Cristina Medeiros Tavares 1
Suely Ferreira Chavante 2
Adriana da Silva Brito 1
1. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA/UFRN
2. Departamento de Bioquímica - CB/UFRN
INTRODUÇÃO:
A disciplina de Bioquímica é fundamental para a formação dos profissionais de Fisioterapia, uma vez que possibilita ao aluno uma maior compreensão dos processos biológicos a nível molecular e sistêmico, além de fornecer as bases moleculares necessárias para o entendimento dos mecanismos envolvidos na disfunção celular que ocorre nas doenças. No entanto, muitos discentes apresentam dificuldades no processo de aprendizagem da disciplina. Nos currículos tradicionais de uma boa parte dos cursos da área de saúde, a Bioquímica normalmente é definida pelos estudantes como uma coleção de estruturas químicas e reações, dificilmente assimilada e desintegrada da sua prática profissional e de outras disciplinas do ciclo básico. Essa realidade é resultado de metodologias tradicionais, que não permitem aos alunos associar os conteúdos ministrados com sua área de atuação, levando à desvalorização dos conteúdos por parte dos discentes. A fim de transformar essa realidade o presente trabalho teve por objetivo utilizar a elaboração de projetos de pesquisa bibliográfica como estratégia para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de Bioquímica para discentes de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN).
METODOLOGIA:
Os discentes do segundo período de Fisioterapia da FACISA foram orientados a desenvolver projetos de pesquisa bibliográfica sobre os seguintes temas: Bioquímica da Coagulação e Trombose Venosa Profunda, Bioquímica da Inflamação, Metabolismo do Cálcio e Osteoporose, Hérnia de Disco, Cãibras Musculares, Gota e Metabolismo dos Nucleotídeos. Cada tema foi trabalhado por um grupo de seis discentes que, além de fazerem uma abordagem teórica, priorizando os fundamentos biológicos e bioquímicos do tema de estudo, também foram orientados a contextualizá-lo com sua futura prática profissional, a fim de demonstrar a importância do conhecimento de Bioquímica para sua formação. Ao final do semestre, cada grupo apresentou seu trabalho por meio de seminário e entrega de relatório. O acompanhamento dessas atividades foi realizado pelo docente e monitores da disciplina, através de reuniões periódicas durante o semestre de 2009.2. A avaliação da contribuição dessa estratégia para o ensino de Bioquímica foi feita através da aplicação de um questionário, no final da disciplina, envolvendo questões objetivas e subjetivas. A tabulação e análise dos dados obtidos foram realizadas utilizando banco de dados (em planilha do Excel) e analisadas por meio de gráficos.
RESULTADOS:
No início do semestre letivo era comum ouvir os comentários negativos dos discentes acerca da disciplina de Bioquímica, principalmente sobre a complexidade de seus conteúdos e sobre a falta de correlação com sua prática profissional. Entretanto, a estratégia de ensino adotada contribuiu para a transformação dessa realidade. Ao término da disciplina mais de 80% dos discentes foram aprovados por média e 96% dos entrevistados afirmaram que a Bioquímica era importante para a formação do fisioterapeuta. Além disso, a maioria dos discentes também conseguiu perceber a interdisciplinaridade entre a Bioquímica e outras disciplinas do ciclo básico, como a Imunologia, a Fisiologia e a Biologia Celular. O desenvolvimento dos projetos de pesquisa bibliográfica permitiu aos discentes relacionar os conhecimentos teóricos com sua prática profissional, o que certamente contribuiu para a maior valorização da disciplina por parte dos discentes e a maior motivação dos mesmos, levando aos resultados observados.
CONCLUSÃO:
Um dos fatores que contribuía para a falta de interesse dos discentes pela disciplina de Bioquímica era a dificuldade de relacionar seus conteúdos com sua futura profissão. Os resultados obtidos nesse trabalho mostraram que essa situação pode ser modificada pela utilização de uma metodologia menos tradicional e mais contextualizada. O desenvolvimento de projetos de pesquisa bibliográfica pelos discentes permitiu o maior direcionamento dos conteúdos de Bioquímica à realidade profissional do fisioterapeuta, além de contribuir para o desenvolvimento de algumas competências e habilidades previstas no Projeto Pedagógico do curso de Fisioterapia da FACISA. Diante dos resultados positivos obtidos com esse trabalho pretende-se aplicar essa metodologia nos demais cursos da área da saúde oferecidos por essa unidade acadêmica.
Instituição de Fomento: Pro-reitoria de graduação - UFRN
Palavras-chave: Aprendizado, Bioquímica, Fisioterapia.