62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
CARACTERIZAÇÃO DA GESTÃO DE MARKETING DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CIDADE DE BANANEIRAS - PB
Jefferson Bruno Soares de Medeiros 1
Eduardo de Souza Lima 1
Maisa Macêdo Silva 1
Michelle Goes de Sousa 1
Robson Antonio Miranda de Lima 1
Milene Félix de Almeida 1, 2
1. Universidade Federal da Paraíba- CCHSA-Departamento de Ciências Socias Aplicadas
2. Profa. Mestre/Orientadora
INTRODUÇÃO:
Na atual época de globalização, o mercado altamente concorrido faz surgir à busca pela melhoria das empresas sendo elas nas capitais ou no interior dos estados. Não diferente a isto, as empresas atuantes na Paraíba sofrem com a entrada das vendas pela internet e a chegada de inúmeros varejistas. A cada aumento do nível de concorrência que essas empresas participam, é raro não utilizar de todas as formas para alcançar melhores resultados, e uma forma normalmente aplicada é a vantagem competitiva, relacionada aos aspectos de Pesquisa de Marketing. São vastos os aspectos em que uma empresa pode ter vantagem competitiva, uma maneira de destaque é o marketing e/ou as pesquisas de mercado que são fatores importantíssimos para o bom desenvolvimento da Gestão Empresarial e alcance de resultados. Ao reconhecer os desejos e preferências do cliente, a empresa possibilita encontrar métodos e estratégias capazes de satisfazê-los com mais eficiência, e assim conquistar a preferência do cliente, vencendo a intensa concorrência atual. Dessa forma surge o interesse de identificar qual direção e utilização ou não dessas ferramentas de marketing por empresas do interior, tendo como objetivo principal do trabalho a caracterização da gestão de marketing das MPEs junto à cidade de Bananeiras-PB.
METODOLOGIA:
Ao bom desenvolvimento da pesquisa, práticas e técnicas foram utilizadas para realizar um diagnóstico nas micro e pequenas empresas de Bananeiras - PB, na busca para definir o emprego de ferramentas de marketing. Em meio ao alcance do objetivo proposto foi realizada inicialmente uma investigação em órgãos municipais no intuito de levantar o cadastro dos micro e pequenos empreendimentos para possibilitar o planejamento de estratégias de coleta de dados em campo, com menores custos e maior qualidade das entrevistas, tanto quanto ao pesquisador como aos gestores dessas empresas. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratório-descritiva e pesquisa de campo com aplicação de formulários junto aos gestores e proprietários dessas empresas, totalizando 40 entrevistas. Dentre as pesquisas exploratório-descritiva e de campo ainda encontra-se a avaliação das instalações por parte dos pesquisadores, para assim verificar a veracidade das informações fornecidas pelos empresários. Possuindo um caráter de pesquisa aplicada, tendo em vista que foram realizadas capacitações gerando o desenvolvimento de competências gerenciais junto ao marketing, específico ao conteúdo de Técnicas de vendas no varejo e atendimento ao consumidor.
RESULTADOS:
Mediante pesquisa, foi possível obter dados significativos quanto à realidade empresarial do campo de estudo, pois os dados captados na pesquisa de campo abrangem ampla parcela dos empresários da zona urbana de Bananeiras-PB, dos quais os representam em segmentos: roupas - 10%, supermercados - 20%, lanchonetes/restaurantes - 23% e outros - 47%. Similar a amostra a base de dados foi extensa, sendo relacionada em quatro áreas de conhecimentos de marketing. Entretanto podem-se verificar maiores acuidades com os respectivos dados coletados, que 45% das empresas pesquisadas utilizam algum tipo de pesquisa de mercado, aplicada por empresas de consultoria ou pelos próprios funcionários na finalidade de conhecer as expectativas e necessidades dos seus clientes, enquanto o restante não faz uso. Perseverante ao preço, os micros e pequenos empresários por outro lado aplicam comparação de preços com seus concorrentes próximos, neste caso municipal, na quantidade estimada de 52% do público atingido, feitas de diversas formas e periodicidade, no intuito de fixarem e/ou adequarem o preço de seus produtos, enquanto que apenas 48% não utilizam este método. Foi verificado ainda que 85% das empresas utilizam material promocional nas lojas e apenas 37% das empresas estavam com preços visíveis.
CONCLUSÃO:
Depois de serem analisados os dados captados com a pesquisa percebeu-se que as estratégias de mix de marketing estão sendo uma prática em ascensão em Bananeiras-PB pois mesmo estando com uma diferença não muito significativa em relação aos empresários que não à utilizam, esse número é alto diante dos dados encontrados por órgãos como SEBRAE em suas pesquisas ao redor da região. Estas técnicas tão essenciais para o sucesso empresarial são implementadas por aproximadamente metade do público pesquisado, o que o torna um mercado competitivo. Advindo a análise dos dados coletados, informações como: 48% das empresas não utilizam a comparação de preços para equiparar os seus com os da concorrência, cujo método é formidável para encontrar estratégias de como fidelizar e conquistar clientes, resultando na maior participação na fatia de mercado. Essa estatística demonstra que parte significativa dos micros e pequenos empresários preocupam-se com os concorrentes, prática a qual aumenta a possibilidade de guerra de preços neste mercado, e caso este fator venha a acontecer, varias partes envolvidas tendem a perder, pois retrata uma imagem de queda de preços, redução de custos, menor margem de contribuição e possível redução de qualidade dos produtos na qual atinge o mercado consumidor.
Palavras-chave: Marketing, Pesquisa de Mercado, Comparação de Preços.