62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
DIAGNÓSTICO DO MERCADO PRODUTOR DE MADEIRA SERRADA E PRODUTOS À BASE DE MADEIRA DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE - PE
Felipe Rodrigo de Carvalho Rabelo 1
Marina Furtado Rocha 2
Vitor Hugo Monteiro da Silva 1
Diogo José Oliveira Pimentel 1
Thyêgo Nunes Alves Barreto 1
Marcelo Nogueira 3
1. Depto. de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Depto. de Administração, Instituto Pernambucano de Ensino Superior - IPESU
3. Prof. Dr. /Orientador - Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
INTRODUÇÃO:

Os recursos florestais, mais especificamente a madeira, embora seja considerada renovável, é um recurso finito, e requer, para que sua perpetuidade seja garantida, uma administração racional, baseada no princípio do uso racional da madeira com garantia de suprimento para as gerações futuras.

No entanto, esses recursos têm sido explorados de forma que já pode ser sentida a falta de madeira, tanto oriunda dos fragmentos florestais nativos, quanto dos plantios para atender, de forma sustentável, os segmentos consumidores deste insumo.

Com a escassez da madeira de florestas nativas como matéria-prima para madeira serrada, e também pelo aumento das pressões de ordem ambiental, a necessidade da busca de alternativas para suprir a demanda da indústria de madeira processada tornou-se cada vez mais importante.

O rendimento de madeira serrada pode ser afetado pela interação dos vários fatores relacionados à madeira, ao maquinário de corte e ao processo, os quais, não devem ser analisados isoladamente.

O presente estudo tem como objetivo diagnosticar as principais madeiras e produtos à base de madeira comercializados nas madeireiras, armazéns de construção e lojas especializadas em madeiras, em seis bairros do Grande Recife, Pernambuco.

METODOLOGIA:

O estudo foi desenvolvido em vinte e quatro madeireiras, armazéns de construção e estabelecimento de comercialização de madeiras, localizados em seis bairros da Região Metropolitana do Recife, Pernambuco. Sendo treze situados no bairro da Boa Vista, quatro no bairro de Nova Caxangá, três no bairro do Cordeiro, dois no bairro de Jardim Primavera, um no bairro da Madalena e por fim, um no bairro da Várzea.

Foram realizadas visitas aos estabelecimentos de comercialização de madeiras, nos quais foi a aplicado um questionário semi-estruturado aos responsáveis pela compra e venda dos produtos de origem madeireira. Dentre os questionamentos abordados versavam perguntas relacionadas à quais espécies de madeira e quais motivos as faziam mais comercializadas, de quais Estados eram oriundos o suprimento de madeiras e qual uso final a que eram destinadas. Foram ainda levantadas informações a respeito de outros produtos à base de madeira, como os painéis de madeira reconstituída: aglomerados, compensados, MDF (Medium Density Fiberboard) e OSB (Oriented Strand Board) traçando um diagnóstico de que maneira esses produtos estão entrando no mercado consumidor pernambucano. 

 

RESULTADOS:

A aplicação e análise das entrevistas possibilitaram obter as informações importantes a cerca da comercialização da madeira processada mecanicamente e dos painéis de madeira reconstituída na região metropolitana de Recife. As espécies de madeiras mais comercializadas foram: Maçaranduba (Manikara sp.) com 35,3%, Jatobá (Hymenea sp.) com 32,3%, Eucalipto (Eucalyptus sp.) com 11,7%, Pinus (Pinus sp.) com 11,7% e Madeira Mista (sobras de serrarias) com 9,0%. Segundo os entrevistados a Maçaranduba e o Jatobá são utilizados, respectivamente, para cobertas de residências e esquadrias. Já as demais espécies são empregadas na construção civil. As madeiras de Jatobá, Maçaranduba e Mista, em todos os estabelecimentos visitados tinham origem do Estado do Pará, já os Eucaliptos eram provenientes dos Estados da Bahia e Paraná e os Pinus do Paraná. Quanto aos painéis de madeira reconstituída, 70,8% das empresas entrevistadas comercializam aglomerados, compensados, MDF e OSB, dentre esses produtos, os que apresentaram maiores demandas, foram: compensado (41,5%), MDF (26,8%), OSB (19,5%) e aglomerado (12,2%). Entre madeiras e painéis, a madeira representou 62,5% das negociações das empresas abordadas, enquanto que o aglomerado, compensado, MDF e OSB, juntos, representaram, apenas, 37,5%.

CONCLUSÃO:

De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que a Maçaranduba e o Jatobá são as espécies madeireiras mais negociadas em estabelecimentos especializados no Grande Recife, nativas do Brasil e encontrada em Planos de Manejo Florestal na Região Norte. Por outro lado, essas madeiras possuem uma grande pegada ecológica, além de influenciarem no preço de comercialização dos produtos, pois são transportadas por alguns milhares de quilômetros até chegarem ao Estado de Pernambuco. Mediante o estudo realizado, também, se pode concluir que entre aglomerado, compensado, MDF e OSB, o compensado apresenta um maior volume de vendas. Embora a tecnologia no setor madeireiro tenha avançado, produzindo aglomerados, compensados, MDF e OSB, de alta resistência e qualidade, a madeira permanece sendo o produto mais comercializado dentre os aqui apresentados, reforçando a necessidade da utilização da matéria-prima de forma racional, atendendo aos princípios da sustentabilidade, com vistas à produtividade e qualidade do produto final.

Palavras-chave: Diagnóstico, Madeira, Mercado.