62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
ANALISE FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA DO ABASTAMENTO DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB
Ângela da Costa Silva 1
Diego Oliveira Cordeiro. 1
Erinéia da silva santos 1
Francisca Liliane de Macedo 1
Maria das Graças dos Santos Sousa 1
Paulo Sergio Gomes da Silva 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE/ UFCG - CES
INTRODUÇÃO:

Água potável é como chamamos a água que pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de adquirirem doenças por contaminação da mesma. O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. As normas Estaduais, de acordo com suas próprias Constituições, têm como objetivo assegurar que a água possa ser controlada e utilizada, em padrões de qualidade satisfatória, por seus usuários atuais e futuros. Os corpos hídricos estão sujeitos, a falta de um sistema de coleta e análise da qualidade da água para o seu correto gerenciamento, assim no que diz respeito às leis, a água é considerada "bem de uso comum do povo", é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico e um bem de domínio público.

 Este trabalho tem como objetivo analisar a qualidade da água da rede pública da cidade de Cuité-PB, para verificar se estar em condições de potabilidade, que foi executada por alunos da disciplina de Química Analítica Experimental como forma de aperfeiçoamento de seus conhecimentos na disciplina e levar este conhecimento à sociedade contribuindo assim para uma melhora da qualidade da água ofertada à população.

 

METODOLOGIA:

As amostras foram analisadas seguindo as normas estaduais para padrões da água potável. Os métodos utilizados para determinar os parâmetros mínimos de qualificação de uma água potável foram: determinação do pH, turbidez, teor de cloretos, condutividade, sólidos totais, dureza total, e densidade. As amostras analisadas foram coletadas em caixa d'água residencial, seguindo as normas padrões para coleta d'água, realizadas sempre em triplicata (exceto os sólidos totais dissolvidos), desta forma para o tratamento de água é necessário conhecer um conjunto de procedimentos físico-químicos que são aplicados para verificar se está em condições adequadas para o consumo.

 

RESULTADOS:

O valor médio de pH foi de 7,46, valor que está de acordo com a legislação para a potabilidade da água, que é de 6,0 e 9,5. O teor de cloretos determinado foi de 71,6 mg/L, está abaixo do permitido pela legislação que é de até 250 mg/L em cloreto. Em relação aos sólidos dissolvidos pode-se perceber que o valor encontrado de 0,101 mg/L de resíduo seco ( 110 °C)  é baixo em relação ao padrão, resultando em uma baixa turbidez de 2,26 UNT que tem como valor máximo 5,00 UNT.  O baixo valor de 1,08 g/mL para densidade é justificado em função dos sólidos dissolvidos e da turbidez. A alta condutividade de 1,67 µS/cm pode ser justificada em função dos sais dissolvidos. A dureza total foi de 71,1 mg/L  de carbonato de cálcio, este valor permite classificar a água da rede pública de Cuité como uma água moderadamente dura. Alcalinidade total de 25 mg/L de  carbonato de cálcio. Para verificação da qualidade físico-química da água os resultados obtidos foram comparados com as normas e padrões de potabilidade da água para o consumo humano através da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) N° 357, de 17 de março de 2005, do Ministério do Meio Ambiente.

 

CONCLUSÃO:

Mediante a análise dos parâmetros: pH, turbidez, teor de cloretos, condutividade, sólidos totais, dureza total e densidade, pode-se concluir que a água distribuída da rede pública da cidade de Cuité-PB, apresentou os valores mínimos exigidos as condições de potabilidade da água destinada ao consumo humano. Assim o trabalho realizado foi uma proposta pedagógica inovadora que contribuiu para integrar o conhecimento desenvolvido na universidade com as necessidades da sociedade local.

 

Instituição de Fomento: UFCG
Palavras-chave: Água, Potabilidade, Propriedades Físico-Químicas.