62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 6. Lingüística
A COLONIZAÇÃO MIDIÁTICA NA POLÍTICA: SOBRE O MOVIMENTO DO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Weslley Mayron Cunha Pacheco 1, 2
Ivandilson Costa 1
1. Departemento de Letras/ Letras/ UERN.
2. CNPq
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho se ancora na teoria da Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2001; 2003; Resende, 2009). Propõe investigar o funcionamento da colonização de ordem de discurso político, especialmente do guia eleitoral, pelo discurso publicitário. Entende-se colonização tal como concebido por Fairclough (1990; 2001), a partir dos estudos de Habermas (1984) sobre o capitalismo contemporâneo e aponta para o fato de que dadas ordens de discurso, como o discurso político, sofrem influência de outras ordens ligadas ao consumismo, a economia de mercado e a marquetização, como é o caso do discurso da publicidade. A comodificação, nessa perspectiva, se apresenta como um processo pelo qual os domínios e as instituições sociais vêm a ser organizados e definidos em termos de produção, distribuição e consumo de mercadorias.
METODOLOGIA:
Foi tomado um conjunto de edições de programas de campanha eleitoral veiculadas na mídia televisiva, em horário eleitoral gratuito, especificamente relativo ao cargo de prefeito da cidade de São Paulo em 2008. Os dados tratados com base nos procedimentos metodológicos da ACD, também foram analisados a partir de teorias focais, como a análise de gêneros textuais, tal como em Bazerman (2005) e Marcuschi (2005); a semiótica social, conforme Kress e van Leeuwen (1996); e a linguística sistêmico-funcional de Halliday (2004).
RESULTADOS:
O principal objetivo deste trabalho foi compreender como se dá a reestruturação penetrante da ordem de discurso político, em termos de sua forma e suas estratégias, sob o impacto do movimento colonizador do discurso da publicidade. Como resultado, tem-se a evidência de tal colonização, trazendo uma reflexão acadêmica e social para a compreensão das transformações de estruturas sociais de dominação.
CONCLUSÃO:
O trabalho apontou para o fato de que o discurso político, embora não se apresente em princípio como uma ordem societária mercadológica, passou a sofrer um movimento colonizador do discurso da publicidade. A pesquisa se mostrou ainda relevante para uma área de destaque e ainda passível de estudos mais definidos - aqueles que tratam da relação entre discurso e mídia. Procurou, ademais, contribuir para uma melhor compreensão da língua como fato social propondo subsídio ao processo ensino/aprendizagem.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Análise Crítica do Discurso, Discurso Midiático, Colonização.