62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 3. Enfermagem Médico-Cirúrgica
CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS DE SAÚDE DOS PACIENTES COM ÚLCERAS VENOSAS ATENDIDOS EM AMBULATÓRIO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL/RN
Gabriela de Sousa Martins Melo 1
Eurides Araújo Bezerra de Macedo 1
Rosana Kelly da Silva Medeiros 1
Aminna Kelly Almeida de Oliveira 1
Lívia Sêmele Câmara Balduíno 1
Gilson de Vasconcelos Torres 1
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
INTRODUÇÃO:
As feridas crônicas são lesões da pele e tecidos subjacentes que resultam em alterações anatômicas e funcionais, causando dor e incapacidade, além de problemas psicossociais e econômicos 1. A úlcera venosa (UV) ocorre geralmente associada à Insuficiência venosa crônica, estando relacionada à presença de hipertensão venosa prolongada, por incompetência das válvulas, podendo surgir também devido à trombose venosa profunda ou disfunção da bomba muscular da panturrilha 2. A qualidade da assistência aos portadores de UV está relacionada à sistematização da assistência 3-4, a qual deve ser de qualidade, com visão integral do ser humano, no seu contexto sócio-econômico e cultural, além da atuação de equipe multidisciplinar capacitada, considerando a complexidade e dinamicidade que envolve o processo de cicatrização dessas lesões 5-8. A primeira etapa da sistematização da assistência corresponde à avaliação do usuário, considerando os aspectos clínicos individuais, os aspectos sociais, culturais e econômicos dentro do contexto familiar, pois é nele que se insere o indivíduo 1,9. Neste sentido, esse estudo objetiva caracterizar os aspectos de saúde dos pacientes com úlceras venosas atendidos em ambulatório de um Hospital Universitário em Natal/RN.
METODOLOGIA:
Estudo analítico de intervenção do tipo terapêutico não randomizado com controle intragrupo, realizados com 18 pacientes portadores de UV atendidos por angiologistas no ambulatório de Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL (nº 276/09). A coleta de dados foi realizada num período de quatro meses por meio da aplicação do instrumento de pesquisa na admissão dos pacientes ao estudo e nas dez avaliações subseqüentes, realizadas no momento das trocas da bota de Unna semanais, por um período máximo de 10 semanas. Os dados foram analisados no SPSS 15.0, através de estatística descritiva e inferencial.
RESULTADOS:
Quanto ao estado de saúde dos portadores de UV, 66,7% dos pesquisados tinham sono inadequado, com até 7 horas de sono por dia. Com relação à presença de tabagismo e/ou etilismo atuais, quase a totalidade dos pesquisados (94,4%) não apresenta tais hábitos. No tocante à realização de repouso, 66,7% dos pacientes apresentou repouso inadequado (até 5 horas por dia). Quando questionados sobre a elevação dos membros inferiores, 66,7% realizavam elevação inadequada. Ao pesquisarmos a presença de doenças crônicas, a hipertensão arterial predominou (38,9%). Verificou-se que 33,3% dos pacientes não apresentavam comorbidades; 16,7% apresentavam patologia pulmonar; e que 11,1% relataram Diabetes Melitus. Quanto ao uso de medicamentos, 38,9% não fazia uso de nenhuma medicação no momento de coleta de dados. Dos pacientes que utilizavam medicamentos, predominou o uso de anti-hipertensivo (22,2%), seguido de antibiótico (16,7%), hipoglicemiante oral (5,6%), hipoglicemiante e anti-hipertensivo (5,6%), protetor gástrico e fitoterápico vasoativo (5,6%), além de psicotrópico, anti-histamínico e anti-hipertensivo (5,6%).
CONCLUSÃO:
Diante do exposto, identificamos um perfil do estado de saúde dos pesquisados onde predominou sono, repouso e elevação dos membros inferiores inadequados, principalmente nos pacientes com mais de cinco anos de lesão; ausência de tabagismo e/ou etilismo; presença de hipertensão arterial; e a não utilização de medicamentos. Vários estudiosos concordam que hábitos de vida saudáveis, como não fumar, dormir no mínimo seis horas, ter uma alimentação balanceada, não ingerir bebidas alcoólicas e ter o controle das doenças de base, contribui positivamente no processo de cura das úlceras venosas 1,7,9. Dessa forma, compreende-se que é necessário prestar uma assistência integral e de qualidade, em que o planejamento de ações leve em consideração as variáveis acima apresentadas. Assim, torna-se fundamental para a redução na incidência de UV, o desenvolvimento de estratégias que identifiquem fatores de risco para o desenvolvimento desta, para que assim possam ser implementadas ações efetivas de prevenção a esta afecção que se constitui hoje como um importante problema de saúde pública.
Palavras-chave: Úlceras venosas , Aspectos de saúde, Enfermagem.