62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
O QUADRO ATUAL DO ENSINO DO ESPANHOL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Yane de Andrade Ramalho 1
Wagton Rogério Rodrigues da Silveira 1
Thaís Cordeiro Souza de Morais 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Este trabalho descreve a partir da Lei 11.161/2005, que trata da implantação do ensino do espanhol como língua estrangeira no ensino médio, e facultativo para alunos do ensino fundamental II, o cenário atual do ensino da língua espanhola na rede pública de Natal, mostrando o que tem sido feito para que haja de fato essa implantação. Para tanto, se pesquisou questões pertinentes a seleção e formação de professores de espanhol no Rio Grande do Norte. Logo, o trabalho apresenta dados importantes e preocupantes na formação destes professores.

 

METODOLOGIA:

O estudo é baseado na coleta de dados e na pesquisa bibliográfica, fazendo-se uso de vários instrumentos de pesquisa, como por exemplo: entrevista ao órgão responsável pela educação no estado do Rio Grande do Norte; pesquisas às legislações vigentes, como também, em trabalhos teóricos sobre o tema abordado e periódicos locais.

RESULTADOS:

Como resultados, a pesquisa apresentou um quadro preocupante, pois há um significativo despreparo de profissionais na área de língua espanhola, já que, os professores que atuam na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte, não possuem curso de graduação em licenciatura de língua espanhola, sendo profissionais oriundos do curso de Letras com habilitação em Língua portuguesa. Outro ponto de destaque é a falta de professores qualificados para se realizar um concurso, o que leva a secretaria de educação suprir essa necessidade, com professores de titulação de licenciaturas em línguas, propondo que os mesmos façam um curso de atualização ou capacitação oferecida pelo estado do Rio Grande do Norte, com carga horária de no máximo 120h. Porém, sabe-se que nenhum professor de língua estrangeira, foi formado com qualidade, com tão pouca carga horária. Neste sentido, a análise da falta da formação, desses professores de língua espanhola, era a inexistência do curso de letras com habilitação em Espanhol, na capital do Rio Grande do Norte; o que só veio acontecer em 2006, com o primeiro curso superior em licenciatura em língua espanhola oferecido pelo IFRN. Assim, a realidade na prática do ensino de língua espanhola, é que esse ensino nas escolas públicas no município de Natal foi implantado no inicio deste ano de 2010, com uma tímida e preocupante qualificação desses profissionais, já que não possuem graduação especifica em espanhol, e também porque a oferta proposta pelo estado contempla somente algumas escolas, e apenas, ao primeiro ano do ensino médio.

 

CONCLUSÃO:

Através desta pesquisa constata-se que a prática de ensino de Língua Espanhola nas escolas públicas no município de Natal, precisa ser urgentemente revista. Percebe-se a preocupação do estado em preencher as vagas surgidas, porém não, em formar com qualidade os professores desta área. Neste caso, é preciso um desenvolvimento de políticas educacionais, do governo junto às universidades, para que promovam uma formação com qualidade destes professores, a fim de permitir a oferta do espanhol de forma lícita.

 

Palavras-chave: Ensino, Espanhol, Formação de professores.