62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PARTICIPAÇÃO DO EDUCANDO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Maximiliano Diogo Gomes dos Santos 1
Jorge Luiz Schirmer de Mattos 2
1. Depto.de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
2. Profo. Dro./Orientador - Depto.de Educação,Universidade Federal Rural de Pernamb
INTRODUÇÃO:
A degradação ambiental em curso tem refletido na perda da qualidade de vida, resultante das condições inadequadas de moradia, de poluição em todas as suas expressões e de destruição de hábitos naturais que sustentam a vida na terra. Nesta ótica, projetos de educação ambiental envolvendo a escola, mais especificamente aspectos e atividades de ensino-aprendizagem, não podem ser concebidos distantes ou alheios as diferentes realidades. Do ponto de vista metodológico a expressão da análise da realidade a ser feita pelo educando poderia ser representada por uma imagem documento, em que o mesmo descreve seu bairro do ponto de vista físico, econômico, social e ambiental. O objetivo do presente trabalho foi o de trabalhar com educação ambiental, na Escola Lions de Parnamirim, no bairro de Dois Irmãos, em Recife-PE, adotando como objeto de investigação o contexto em que o aluno se encontra inserido, pois assim poderíamos desenvolver no mesmo o gosto pela pesquisa aliando a uma capacidade de análise crítica de sua realidade, e ainda o conhecimento da mesma pelo educador para que dessa maneira todos estivessem cientes da problemática e juntos refletíssemos construindo conteúdo programático escolar em busca de uma solução.
METODOLOGIA:
A escola Lions de Parnamirim foi fundada em 28 de agosto de 1971 e oferece atualmente duas turmas de 8ª série do ensino fundamental II, sendo nosso trabalho desenvolvido na 8ª série A. O presente trabalho foi realizado no período de 3 de setembro a 15 de dezembro de 2009, no âmbito da disciplina Educação e Meio Ambiente por bolsistas e supervisor(educadores) da área de ciências agrícolas do PIBIC/UFRPE em conjunto com os alunos da escola. O primeiro passo foi dividir os alunos em quatro grupos, de modo que cada grupo ficou responsável por uma quarta parte do bairro em que se localiza a escola. O segundo passo realizou-se debates entre os componentes dos grupos, envolvendo questões sociais, políticas e ambientais do bairro. No terceiro passo construiu-se uma imagem documento, em que foi descrito a realidade que a comunidade vive no que se dizem respeito às questões sociais, políticas e ambientais. No quarto passo, tivemos um debate entre os grupos acompanhados por orientação dos educadores, onde tinha o objetivo de relacionar os problemas do bairro com as problemáticas globais. Toda a atividade foi realizada no ambiente escolar, e como material didático foi usado papel madeira tamanho A3, lápis número 2, piloto permanente, papel ofício tamanho A4 e giz de cera.
RESULTADOS:
No bairro não há nenhum órgão envolvido com educação ambiental no que se diz respeito à preservação, o que se mostra evidente no trabalho é a atuação de associação de bairro e associação de colhedores de material reciclável, associações essas que lutam pelos direitos, deveres e organização da população local desenvolvendo ainda trabalho com o lixo gerando renda. Foi declarada pelo educando a presença de córregos, rios e reserva florestal e que a poluição dos mesmos é intensa em função do depósito de materiais diversos e de esgoto, sendo ainda anunciado o acumulo de lixo nas ruas e a falta de conservação da infra-estrutura do bairro. Muitos dos alunos (educando) declararam que era a primeira vez que refletiam a respeito da estrutura e organização do local em que vivem. Também ficaram surpresos com o fato de uma disciplina levar em consideração o contexto em que vivem. Dessa forma alcançamos o objetivo de trabalhar com educação ambiental através de uma análise da realidade do educando, conseguindo torna-lo crítico de seu meio e capaz de observarem problemáticas e relaciona-las com as problemáticas globais, como a necessidade de conservação dos recursos hídricos, conservação e manutenção do patrimônio público, trabalho informal e exercício dos direitos e deveres do cidadão.
CONCLUSÃO:
Conforme indicado anteriormente, um dos principais objetivos da atividade era fornecer condições e oportunidade de reflexão de sua realidade ao educando, tornando ao mesmo tempo o educador ciente dessa realidade contribuindo assim na construção do conhecimento do educador a respeito do contexto em que o aluno se encontra inserido e ainda desenvolver nesse aluno a capacidade de análise crítica do meio onde vive, pois assim seria possível praticar uma educação ambiental que esteja em sintonia com a realidade de vida do educando. Sendo assim, relatamos que o objetivo principal foi alcançado, não apenas pelo conhecimento adquirido a respeito da realidade do educando pelo educador nem pelo desenvolvimento da capacidade crítica do educando, mas por conta da participação continua do educando nas atividades, conseguindo o envolvimento de toda a turma. Ainda deve ser relatada a capacidade adquirida pelo educando de relacionar as problemáticas do meio em que vivem o com as problemáticas globais, formando cidadãos com capacidade de analisar e criticar sua realidade propondo soluções.
Instituição de Fomento: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Educação, Ambiental, Educando.