62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
DERIVATIVO DO TEMPO - SOLUÇÃO FINANCEIRA PARA CRESCIMENTO DO NORDESTE BRASILEIRO
Naveed Khan 1
Jerlaine da Silva Santos 2
Almog Griner 2
Aluísio Alberto Dantas 1, 3
1. FARN
2. UFRN
3. Orientador
INTRODUÇÃO:
O mercado de derivativos constitui um dinâmico e diversificado mercado do capitalismo contemporâneo, no qual compradores e vendedores negociam títulos, cujos valores dependem (ou derivam) de outros ativos e/ou variáveis. Os derivativos são instrumentos financeiros que têm seus preços derivados do preço de mercado de um bem ou de outro instrumento financeiro. O mercado de derivativos climáticos, por sua vez, é um segmento específico do mercado de derivativos e que estão relacionados a produtos fortemente influenciados pelo clima. No Brasil esse mercado ainda é incipiente. Uma das barreiras que atrapalham o aumento da liquidez no mercado e a incerteza que está por trás da precificação é a falta de conhecimento por vários setores dos campos de aplicação potenciais desses derivativos. Com o objetivo de analisar os derivativos do tempo como uma ferramenta mais eficiente e barata de proteção contra os riscos de variações climáticas, o presente estudo descreve as principais abordagens de modelagem de precificação de derivativos do tempo que orientam novas possibilidades de investimento na região Nordeste do Brasil.
METODOLOGIA:

TIPO DE PESQUISA

A pesquisa que fundamenta o presente estudo é caracterizada como descritiva, considerando que tratar-se de um estudo analítico que intenta desenvolver uma análise dos derivativos do tempo. A obtenção dos objetivos foi possível mediante a adoção de pesquisas indiretas, tais como pesquisa bibliográfica, documental e relatórios de gestão de mercados de derivativos de commodities operacionalizados por empresas que atuam no Brasil e, em especial, na região Nordeste. A pesquisa se restringe à análise de estudos desenvolvidos em outros países a respeito do assunto, para permitir a ampliação do entendimento dos objetos, cuja compreensão necessita de contextualização.

RESULTADOS:
Com base no estudo, percebe-se que desde que não haja um mercado líquido dos contratos de derivativos, alguns estilos de preço podem não ser apropriados. A valorização geralmente é feita com uma base de valor do desconto esperado, onde se desconta uma taxa livre de risco dentro das medidas físicas, que jogam de volta todo o peso sobre o problema da provisão do tempo. Esse método, até certo ponto, foi justificado num estudo recente por Cao e Wei (2001), que analisaram o problema num agente de equilíbrio representativo baseado num estudo clássico do Lucas (1978). Essa analise está baseada sobre a ideia que os agentes no mercado de derivativo de tempo não são representativos, mas sofrem riscos muito específicos relacionados a fatores temporais nos seus negócios. A partir desse ponto de vista, faz sentido dizer que agentes vão comprar ou vender derivativos do tempo se tal operação aumentar sua utilidade. Pode-se, então, aplicar a 'formula do preço geral' apresentado pela Davis (1998), que é uma aplicação da teoria geral de valorização baseado na regra do ótimo consumo e investimento. O estudo permite formular o problema da maneira mais simples, colocando ênfase na tratabilidade analítica. Portanto, considerou-se HDDs (Heat Day Degree) acumulados e preço de commodities a log-normal.
CONCLUSÃO:

O estudo conclui que os derivativos climáticos constituem instrumentos financeiros que viabilizam novas possibilidades de investimento na região nordeste. Constata-se que o desenvolvimento do mercado de derivativos contribuiu para a atual evolução do capital financeiro e, ao mesmo tempo, para o dinamismo do mercado de agronegócios. Conclui-se, ainda, a necessidade de estudos que analisem os diversos aspectos presentes no mercado de derivativos de clima, pois o mesmo é capaz de promover novos avanços nos agronegócios, trazendo maior segurança financeira para o produtor rural e para as agroindústrias em termos de certeza de preço e fornecimento produtos. Essa nova modalidade de mercado é capaz de evitar os riscos de crises financeiras e da escassez de alimentos, que é uma grande preocupação mundial do capitalismo contemporâneo. Cresce, portanto, a viabilidade e atração dos grandes investimentos em agronegócio. Esses investimentos farão com que a demanda agregada seja ampliada, em função dos novos empregos gerados e da massa salarial a ser incrementada na economia e transformada em consumo interno. Os investimentos resultarão, por fim, no crescimento da oferta interna e externa, ampliando-se a produção, a renda agregada, a exportação e o crescimento econômico do estado e da região.

Palavras-chave: Mercados financeiros, Derivativos climáticos, Riscos financeiros.