62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
ESTRATÉGIAS E PERSPECTIVAS DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO JARDIM BOTÂNICO DO RECIFE ATRAVÉS DA EQUIPE DE MONITORIA
Ivan de Almeida Machado Coelho 1
José Edson de Lima Torres 1
Olívia de Almeida Machado Coelho 1
Paulo Rodrigo Karas Serpa 1
1. UFRPE
INTRODUÇÃO:
Ao longo de sua existência, o ser humano vem causando grandes intervenções na natureza em busca do desenvolvimento da humanidade ou pela simples exploração predatória dos recursos naturais. A busca por práticas que sigam os preceitos de sustentabilidade, de preservação ou conservação ou até mesmo questões legais, fez com que fossem criadas áreas de preservação e unidades de conservação para garantir sobrevivência dos ecossistemas. Nessa perspectiva, o Jardim Botânico do Recife, criado no ano de 1960 a partir da reformulação do Parque Zoobotânico do Curado, ocupa hoje uma área de 10,7ha e é administrado pela Prefeitura Municipal do Recife. O Jardim Botânico vem proporcionando a sociedade ações de incentivo às áreas de pesquisa científica, conservação e educação ambiental, promovendo dessa forma oficinas sócio-educativas de produção de mudas, reciclagem, exibição de vídeos com temas ambientais e trilhas ecológicas. Possui ainda um orquidário para visitação, produção e permuta de orquídeas e um meliponário de abelhas nativas. Diante disto, o objetivo da presente comunicação é refletir sobre os objetivos das ações práticas realizadas no Jardim Botânico do Recife, sob o olhar dos estagiários e monitores das oficinas.
METODOLOGIA:
A análise referente ao trabalho de educação ambiental foi realizada no Jardim Botânico do Recife durante o período compreendido entre os meses de setembro de 2009 a março de 2010 pelos monitores e estagiários do programa. Dentre as atividades monitoradas estavam: 1) Trilha Ecológica percorrida num resquício de Mata Atlântica, com o intuito de observar o equilíbrio do ecossistema local, realizadas de terça-feira a domingo, mostrando o risco que a degradação das florestas pode causar na manutenção da qualidade de vida de pessoas, animais e vegetais; 2) Oficinas de produção de mudas de essências nativas da Mata Atlântica, como Jaguarana (Pithecolombium pedicellare (DC.) Benth.), Visgueiro (Parkia pendula (Willd.) Benth. ex Walp) e Pau-de-Jangada (Apeiba tibourbou Aubl.) aos sábados e domingos; 3) Oficinas de Reciclagem mostrando a importância da coleta seletiva e do grande potencial ecológico na reutilização do materiais recicláveis, desenvolvidas aos sábados e domingos. Todas as atividades foram registradas em arquivos fotográficos.
RESULTADOS:
O público alvo das atividades do Jardim é formado basicamente por estudantes das escolas do Recife (públicas e privadas) e, durante os finais de semana, por famílias. Os trabalhos desenvolvidos no Jardim Botânico abordavam conteúdos teóricos e práticos na área de educação ambiental, dando importância à contextualização sobre a questão de riscos ambientais que estão ocorrendo no país, mais especificamente em Pernambuco e na devastação da Mata Atlântica, como forma de desenvolver práticas atitudinais cidadãs. Durante a execução dos trabalhos os participantes das oficinas se mostram interessados em executar as vivências já que se tratava de atividades extracurriculares e nos viés da educação não formal. A realização de práticas de educação ambiental no Jardim Botânico do Recife vem oportunizando em muitos jovens e adultos que frequentam um olhar crítico e protagonista com relação às questões ambientais, podendo contribuir para a transformação desses espaços sociais e criando neles uma participação ativa em defesa do meio ambiente.
CONCLUSÃO:
A importância da educação ambiental vem crescendo na mesma proporção em que aumenta a percepção do público quanto à gravidade da perda da biodiversidade. Ela está incorporada a todas as principais estratégias nacionais e internacionais, sendo que os jardins botânicos desempenham um papel chave na implementação dessas estratégias. No caso do Jardim Botânico do Recife é feito um trabalho de sensibilização do indivíduo podendo conscientizá-lo melhor, despertando um novo modo de pensar e agir através de práticas, que enriquece a capacitação dos mesmos, de modo que possam solucionar ou evitar problemas socioambientais. A partir das experiências relatadas aqui, constatou-se o quanto foi compensador a realização desses trabalhos pelos monitores e estagiários do Jardim Botânico, gerando resultados que mostram que com a parceria de entidades organizacionais e instituições de ensino, podemos criar perspectiva de pessoas atuantes no que se diz respeito a trabalhos que ajudem a melhorar a manutenção da qualidade de vida.
Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal do Recife - Secretaria do Meio Ambiente / Jardim Botânico do Recife.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Jardim Botânico, Trilhas Ecológicas.