62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM TURISMO DA UFRN
Darlyne Fontes Virginio 1
Anna Karenina Chaves Delgado 1
Petrônio Maciel de Sousa 1
Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre 1
1. UFRN
INTRODUÇÃO:
Considerando a expansão da atividade do turismo no Brasil e o conseqüente aumento da oferta de cursos superiores de turismo, observa-se a necessidade de abordar a questão da adequação da formação superior em turismo, atendendo às expectativas do meio acadêmico e mercado. A Habilitação superior em Turismo é relativamente recente no Brasil. O turismo vem atualmente se fortificando e ocupando um lugar de destaque no desenvolvimento econômico e na oferta de empregos no Brasil e cada vez mais há a necessidade por profissionais que tenham formação acadêmica. Diante desse cenário, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, decidiu colaborar na formação do profissional desse setor, com a criação do Curso de Turismo em nível de graduação em maio de 1996.  Dessa forma, o presente estudo considerando a relação teoria e prática na formação dos estudantes de graduação em turismo da UFRN, teve como objetivo geral verificar se os conhecimentos teóricos ministrados em sala de aula estão sendo aplicados na prática do estágio curricular. Abordando se a prática do estágio é condizente com a teoria vista em sala de aula e verificando a importância dessa prática para o aluno de graduação com base na análise do Projeto Político e Pedagógico do curso.
METODOLOGIA:
Em relação à abordagem metodológica do problema, o estudo utilizou uma abordagem quantitativa do tipo descritiva. A pesquisa tem caráter descritivo, segundo Gil (1987) a pesquisa descritiva tem como objetivo a descrição de determinada população ou fenômeno estabelecendo relações entre variáveis. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados aplicados numa amostra não-probabilística da população. De acordo com Mattar (1996, p.132), a amostragem não probabilística "é aquela em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra depende ao menos em parte do julgamento do pesquisador", ou seja, o pesquisador escolhe as amostras a serem pesquisadas. Para tanto, foram entrevistados um total de 57 alunos matriculados, sendo aplicados questionários nas turmas do quinto, sexto e sétimo períodos. Foram selecionados os períodos finais do curso em decorrência dos alunos já terem tido mais tempo para estagiar e terem maior conhecimento com relação ao curso. Sendo que do total de entrevistados 32% correspondem a alunos matriculados no quinto período, 16% e 32% estão matriculados no sexto e sétimo períodos respectivamente. Todos os alunos foram entrevistados no mês de agosto de 2009.
RESULTADOS:
O profissional de Turismo dispõe de um leque bastante abrangente de áreas de atuação. Este profissional pode trabalhar na área de promoção e eventos, agência de turismo, hotelaria, recreação e diversas atividades ligadas à área. O currículo de bacharel em turismo objetiva justamente formar um profissional voltado para o diálogo constante entre o conhecimento teórico e as exigências da prática cotidiana da profissão, preparando o aluno para trabalhar em empresas da área. A partir dos dados coletados pode-se evidenciar que 54% dos alunos entrevistados afirmam que existe relação entre o que é visto em sala de aula e o que é vivenciado no estágio curricular, há a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos aprendidos na academia na prática do estagio curricular, contra 46% que não vêem essa relação. Uma observação comum quanto ao curso de turismo é a baixa oferta de aulas que enfatizem conhecimentos práticos/operacionais cotidianos do trade turístico. Além da grande interdisciplinaridade do curso, onde é compulsório ao aluno estudar várias áreas afins ao turismo sem se aprofundar de fato em nenhuma delas. Quanto à insatisfação dos alunos, os motivos dados foram: pouca quantidade de disciplinas práticas (20%) e ausência de profissionais de turismo lecionando (20%).
CONCLUSÃO:
Considerando o Projeto Pedagógico e o Currículo do Curso de Graduação em Turismo, com ênfase na gestão hoteleira e na animação turística, foi observado, a partir dos dados coletados pela pesquisa, que o setor hoteleiro constitui-se como o principal setor de estágios. Nesse sentido, a proposta de gestão hoteleira observada no Projeto Pedagógico vem sendo satisfatoriamente cumprida, visto que, a maioria dos alunos, está estagiando ou já estagiou no setor hoteleiro. Foi constado pela pesquisa que mais da metade do percentual de entrevistados afirmam que existe uma relação entre os conhecimentos aprendidos na sala de aula e a prática dos estágios curriculares. Entretanto, a pesquisa identificou que maior fraqueza associada ao curso esta relacionada a escassez de disciplinas mais voltadas as praticas do mercado turístico. A prática é aplicação da teoria aprendida. É assim a visão do estágio. Teoria e prática devem estar sempre juntas, devendo servir de direcionamento ao profissional, sendo a prática de estagio curricular uma forma de iniciar o aluno à realidade profissional, isto é, o conteúdo visto que é apreendido no decorrer do curso deve-se no instante do estagio ser bem distribuído em sua atuação.
Palavras-chave: Ensino, Teoria, Prática.