62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
OSMORREGULADORES em Folhas DE PARICÁ Submetida ao Estresse Hídrico
Diego da Paixão Andrade 1
Edna Cristina Viana Palheta 1
Raimundo Thiago Lima da Silva 1
Émile Costa Melo 1
Nazila Nayara Silva de Oliveira 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 1, 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

A espécie Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke (Paricá), pertencente à família Leguminosae- Caesalpinioideae,é uma árvore de grande porte e rápido crescimento. Ocorre em mata primária e secundária de terra-firme e várzea alta e está distribuída nos estados do Amazonas e Pará. A madeira desta espécie apresenta elevado interesse econômico e tem como principais aplicações caixas, forros, pranchetas, palitos, canoas, aeromodelos, brinquedos e papel. Durante o período de armazenamento as sementes podem sofrer alterações que afetam o seu vigor e, conseqüentemente, o seu valor cultural. Na presença de déficit hídrico, as plantas podem utilizar mecanismos de tolerância, como o ajuste osmótico, para que a célula absorva água e mantenha o potencial de pressão em níveis adequados, além disso, última pode ser considerada como ajuste osmótico a diminuição do potencial osmótico, em reposta ao déficit hídrico, pode resultar de uma concentração. O objetivo deste trabalho foi estudar os comportamento de carboidratos e prolina submetidas à deficiência hídrica em plantas de paricá.

METODOLOGIA:

O experimento foi realizado em casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). As mudas de paricá (Schizolobium amazonicum) fornecidas pela AIMEX quando tinham seis meses de idade. Foram acondicionadas em vasos plásticos com capacidade para 15 litros, contendo terra preta com textura arenosa. Antes do inicio dos tratamentos todas as plantas foram colocadas sob sombrite 50%, irrigadas diariamente, recebendo macro e micronutrientes, na forma de solução nutritiva de Hoagland & Arnon. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em fatorial 2 x 4 (condições hídricas x ciclos de estresse) com 5 repetições, totalizando 40 parcelas.  Foram feitas 4 coletas destrutivas (tempos: 0, 4, 8 e  12 dias), sempre às 9:00 h da manhã. Imediatamente após a coleta, as folhas foram congeladas em freezer (- 20 º C), e depois levadas a estufas de circulação de ar forçada a 65 ºC, até a secagem para preparo do pó. A partir deste pó foram analisados os teores de prolina e de carboidratos solúveis totais. Foi aplicada a análise de variância nos resultados e comparadas às médias pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância, realizadas através do Sas- Institute.

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que houve uma diferença significativa entre os tratamentos durante os 12 (doze dias) do experimento. As plantas com deficiência hídrica revelaram uma elevação significativa tanto para os níveis de prolina, assim como os de carboidratos solúveis totais, no qual os teores de prolina tiveram uma variação média de 4,95 nas plantas irrigadas para 16,71mmol Pro/gMS em plantas submetidas ao 12º dia de déficit hídrico. Para carboidratos solúveis totais, a variação foi de 1,07mmol de GLU/ g MS (plantas controle) para 2,27mmol de GLU/ g MS (plantas 12 dias de estresse hídrico). O aumento nos níveis de prolina ocorreu, provavelmente, através do aumento da atividade e/ou concentração de enzima P-5CR e/ou diminuição da degradação mitocondrial desse iminoácido, Já nos carboidratos solúveis totais, a elevação de sua concentração nas folhas, está ligada à finalidade de se manter o nível de água no meio celular, e também a indução da quebra de amido da folha para aumentar as concentrações de carboidratos livres no citoplasma celular, visando o equilíbrio osmótico. Portanto, o acréscimo nos teores de prolina e de carboidratos solúveis totais, se deve, provavelmente, ao fato de ambos atuarem como reguladores osmóticos, em plantas com baixo potencial hídrico na folha.  

CONCLUSÃO:

A deficiência hídrica promoveu um acréscimo significativo dos carboidratos solúveis totais e nas concentrações de prolina.

Os resultados indicam que as plantas de paricá possuem um ajustamento osmótico sob deficiência hídrica.

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Prolina, Paricá, Carboidratos solúveis totais.