62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
germinação e massa fresca em sementes de QUICUIO ( Brachiaria humidicola) submetidas ao estresse salino
Raimundo Thiago Lima da Silva 1
Edna Cristina Viana Palheta 1
Émile Costa Melo 1
Diego da Paixão Andrade 1
Bruna de Oliveira Soares 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 2, 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

O acúmulo de sais solúveis no solo tem limitado a produção agrícola, em regiões áridas e semi-áridas do mundo. O problema atinge cerca de 25%, dos 230 milhões de hectares de área irrigada do globo terrestre. As concentrações de sais, em geral, restringem o crescimento tanto da parte aérea como do sistema radicular das plantas e a germinação, em decorrência de efeitos osmóticos, que podem acarretar déficit hídrico, e efeitos específicos de íons, que resultam em toxidez ou desordens nutricionais.

O quicuio-da-Amazônia (Brachiaria humidicola) é uma gramínea originária do leste e sudeste da África tropical, onde ocorre naturalmente em áreas relativamente úmidas. Sua introdução no Brasil foi feita em 1965, por S. C. Schank, através de material vegetativo procedente da Universidade da Flórida. Os efeitos dos sais no comportamento germinativo das sementes são conhecidos há muito tempo, como: a redução da porcentagem e velocidade de germinação e o efeito tóxico no embrião, isto ocorre à seca fisiológica como também à diminuição do potencial hídrico e ao aumento de concentração de íons no embrião. Este trabalho tem como objetivo analisar o percentual de germinação e a massa fresca de sementes de quicuio submetidas ao estresse salino.

METODOLOGIA:
Foram usadas sementes de quicuio-da- Amazônia (Brachiaria humidicola) proveniente do município de castanhal. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fisiologia Vegetal Avançada do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-Pa. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, sendo 4 níveis de estresse salino (0, 100, 200 e 300 mM NaCl), usando-se NaCl e água destilada, e somente água para o tratamento controle. Os tratamento foram constituídos por 6 repetições e cada unidade experimental por 100 sementes, gerando 24 unidades experimentais. As sementes foram colocadas em gerbox, forrados papel germitest estéril e umedecidos com as soluções salina e controle até alcançar 2.5 vezes o peso do papel seco. Os gerbox, hermeticamente fechados e com as sementes, foram colocados em câmara de germinação à temperatura de 25 ºC e no escuro. Ao 7º ao 21º dia, determinou-se a percentagem de germinação e a massa fresca das sementes germinadas, considerando-se germinadas as sementes que apresentavam comprimento da radícula maior ou igual a 1.0 cm. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:

Os resultados mostraram uma diferença significativa entre os tratamentos na avaliação germinativa de sementes de quicuio submetidas ao estresse salino, de acordo com a análise de variância, na qual foram observadas percentagens de germinação de 81%, 78,7%, 66,3% e 33.2% nos tratamentos sob as concentrações de 0, 100, 200 e 300 mM NaCl, respectivamente.

As soluções salinas usadas por terem reduzido o potencial hídrico do substrato, impediram que as sementes absorvessem água suficiente e a entrada de íons a níveis tóxicos resultando em decréscimo da percentagem de germinação das mesmas. Esses resultados também mostram o problema da desidratação do embrião afetando o desenvolvimento do mesmo.

O peso da matéria fresca da semente germinada sofreu alterações significativas, no qual os tratamentos sob 0, 100, 200, 300 mM NaCl apresentaram os pesos da massa fresca de 0.42, 0.31, 0.21 e 0,12g.semente germinada 1, respectivamente. O teste aplicado revelou que o tratamento sob 300 mM NaCl causou um decréscimo maior na matéria fresca e diferente estatisticamente dos demais, comprovando que sob condições de estresse salino o sal pode ser acumulado na semente durante o processo de germinação e crescimento das plântulas.

CONCLUSÃO:

As soluções salinas reduziram a percentagem de sementes germinadas.

A massa fresca das sementes foi reduzida, entre os tratamentos.

 

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Quicuio, Percentagem de germinação, Massa fresca.