62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
AVALIAÇÃO DE MÉTODOS DE CONTROLE DE QUALIDADE E BIOSSEGURANÇA APLICADOS AOS TÉCNICOS EM LABORATÓRIOS DE ANÁLISES CLÍNICAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE NATAL
Aldilane Gonçalves da Fonseca 1
Anassely Bezerra Bessa 1
Juliana Rafaela Granjeiro Rêgo 1
João Inácio Batista Lopes 1
Tereza Neuma de Souza Brito 2
1. Laboratório Integrado de Análises Clínicas e Uroanálise - DACT - UFRN
2. Prof(a) Ms./ Orientadora Depto. de Análises Clínicas e Toxicológicas - UFRN
INTRODUÇÃO:
O laboratório de análises clínicas tem por missão realizar os exames laboratoriais que irão auxiliar o diagnóstico e prognóstico das doenças bem como monitorar a terapia das mesmas. É importante que o laboratório ofereça um serviço de boa qualidade e que supere a expectativa dos pacientes, proporcionando bom atendimento e resultados confiáveis. Os técnicos e auxiliares deverão receber treinamento adequado e conhecimentos sobre os riscos de acidentes que envolvem a sua atividade, normas de biossegurança e controle de qualidade. O exame laboratorial envolve três fases importantes, a pré-analítica, a analítica e a pós-analitica e que dependem de toda a equipe e diversos setores e procedimentos. A contaminação dos espécimes é outro aspecto que deve ser observado na coleta do material para evitar erros nas determinações dos analitos e a própria contaminação do técnico. Este trabalho teve como objetivo conhecer a realidade do trabalho de técnicos e auxiliares nos laboratórios de análises clínicas da rede pública de Natal e proporcionar treinamentos através de palestras sobre controle de qualidade em laboratório e noções de biossegurança. E com base nesses conhecimentos foi elaborada uma cartilha contendo os protocolos operacionais padrões para unificar o atendimento dos laboratórios.
METODOLOGIA:
A metodologia do trabalho foi desenvolvida através da aplicação de um questionário objetivo e exploratório com os técnicos e auxiliares dos laboratórios a fim de conhecer a população em estudo, os seus conhecimentos básicos sobre controle de qualidade no laboratório, normas de biossegurança, equipamentos de proteção individual e coletiva, destino dos resíduos do laboratório, dentre outros. Em seguida foram elaboradas palestras educativas para se trabalhar as cartilhas com as normas atuais de padronização sobre as práticas laboratoriais para técnicos e auxiliares.
RESULTADOS:
Foram selecionados 6 hospitais da rede pública e 3 unidades públicas de referência. Verificou-se um percentual de 83,87% de mulheres e 16,13%% de homens, com idade de 41,77±13,21 anos e tempo de profissão de 13,67±11,97 anos, sendo 61,29% com formação de técnico de laboratório. Quanto ao grau de escolaridade destes tem-se 54,84% com ensino médio completo, 32,26% nível superior e 12,90 % nível fundamental. Dentre os equipamentos de proteção individual, 81,35% usam o jaleco enquanto 58,82% usam luva, apesar de 74,19% afirmarem que tem cursos de atualização na área e 67,74% conhecem os riscos do trabalho em laboratório. Em relação ao controle de qualidade, 88,23% dos entrevistados já ouviram falar, mas não demonstraram como são desenvolvidas. Com os resultados conclui-se que apesar da maioria desses profissionais saberem como aplicar procedimentos que garantam a sua segurança e a da equipe, a aplicação das normas de biossegurança ainda carece de uma maior adesão por parte dos mesmos e que as medidas de controle de qualidade deverão ser mais treinadas entre eles para que todos possam praticá-las.
CONCLUSÃO:
De acordo com nossos resultados conclui-se que os profissionais estão, em sua maioria, inteirados a cerca das medidas de controle de qualidade e biossegurança, mas não as desenvolvem em seus ambientes de trabalho, na sua totalidade. Dessa forma, os dados possibilitaram reflexões acerca de aspectos relacionados à realidade encontrada, como formação e educação profissional continuada e à importância da ênfase na necessidade de realização dos procedimentos a partir da adoção de medidas corretas de prevenção e garantia da qualidade.
Instituição de Fomento: Pró-reitoria de Extensão-PROEX - UFRN
Palavras-chave: Controle de qualidade, biossegurança, laboratórios de análises clínicas.