62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A LEITURA DO LIVRO DE LITERATURA INFANTIL: PROFESSORA, QUE IMAGEM É ESSA?
Marycleibe Pereira de Oliveira 1
Marly Amarilha 2
1. Depto. de Educação / UFRN
2. Profa. Dra. / Orientadora - Depto. de Educação / UFRN
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem origem no projeto "O Ensino da Literatura: processos de andaimagem e argumentação para formar mediadores de leitores na escola fundamental" (CNPq 2007) e investiga a relação que crianças e professores estabelecem entre as ilustrações e a palavra na leitura de livros de Literatura Infantil. A relevância deste estudo qualitativo fundamenta-se na necessidade de o professor, assim como de o educando compreenderem as diversas modalidades de imagens que acompanham o suporte livro em obras literárias, a fim de conhecer as interfaces entre palavra, imagem, realidade e sua recepção.
METODOLOGIA:
A pesquisa maior constituiu-se de dez sessões de leitura realizadas em três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental em escolas da rede pública da Cidade do Natal/RN no período de setembro a dezembro de 2009 com a participação colaborativa das professoras responsáveis pelas turmas. Delimitaram-se como foco deste estudo três dessas sessões de leitura correspondentes ao livro "Só um minutinho: um conto de esperteza num livro de contar" de Yugi Morales (2006). Os instrumentos de pesquisa foram observação in loco e gravações em vídeo. Este estudo parte da análise das sessões, no momento das discussões pós-leitura do livro, atentando para as perguntas e respostas elaboradas pelos sujeitos sobre as imagens, assim como as intervenções das professoras ao mediar essa situação de leitura. Para tanto, optou-se como referencial teórico Amarilha (2006; 2007), Read (2001), Jauss (1979), Farias (2004), Bahia (1995).
RESULTADOS:
Assume-se como pressuposto que a imagem no livro de Literatura Infantil proporciona ao leitor expansão do conhecimento sobre o texto verbal; promove inquietações no aprendiz sobre os diversos aspectos dessa modalidade de linguagem e que o professor precisa ter conhecimentos sobre as vantagens que o livro ilustrado oferece à leitura. O leitor iniciante interage com a obra articulando as informações verbais às não-verbais de maneira a construir sentidos ao que lê. A recepção da criança se aguça em dois canais da linguagem verbal e da não-verbal, nesse processo, propiciando-lhe envolvimento diferenciado com a história lida. Os resultados revelam que há fragilidade na ação docente referente ao aproveitamento das imagens durante a leitura do livro de Literatura Infantil. As professoras apresentam dificuldades em elaborar correlações entre o texto literário e as imagens presentes no seu suporte; esse limite repercute nas possibilidades de articulação das imagens, no acercamento da narrativa lida.
CONCLUSÃO:
O professor ao mediar a leitura da Literatura Infantil no livro ilustrado precisa ter entre os seus saberes o domínio sobre a linguagem verbal como a não-verbal e suas articulações como forma de potencializar a formação leitora.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Palavra, Imagem, Professor.