62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
PROJETO EXTENSIONISTA UFRN - BRINCARTE
Rodrigo Severo dos Santos 1
Sônia Maria Othon 2
1. Depto. de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profa. Ms./Orientadora - Depto. de Artes - UFRN
INTRODUÇÃO:
O conhecimento sobre o treinamento do ator no Teatro Antropológico, proposto por Eugenio Barba, aborda conteúdos aparentemente alheios ou distantes da realidade cultural local. No entanto, percebemos que ele pesquisou, fundamentou e sistematizou suas idéias a partir do contato com manifestações culturais de diversos povos, inclusive do Brasil. Assim, podemos depreender que as particularidades do treinamento do ator também podem estar contidas em manifestações culturais do Estado do Rio Grande do Norte. Essa dedução nos motivou a buscar esse conteúdo que deve ser valorizado e trabalhado nas atividades extensionistas propostas por este projeto. Desse modo, o objetivo principal da nossa pesquisa, foi estabelecer uma relação dos alunos dos cursos de Licenciatura em Teatro com a comunidade da Vila de Ponta Negra com a finalidade de conhecer, reconhecer e ressignificar os traços culturais expressivos dessa comunidade, presentes em suas danças populares, como por exemplo, Bambelô, Congos de Calçola, Pastoril, Boi-de-Rei e Coco-de-Roda a fim de enriquecer a formação de ator com elementos autóctones ali presentes.
METODOLOGIA:
Inicialmente, fizemos um levantamento bibliográfico - pesquisa em livros, teses e artigos de conteúdo relacionado ao tema que pudesse trazer um embasamento teórico e prático nas áreas do teatro, da dança e da corporeidade, seguindo a árvore genealógica da Antropologia Teatral, referenciado em Barba e Burnier. Em seguida, organizamos em etapas as oficinas de teatro permeadas pelo referencial teórico que norteou a proposta estético-pedagógica do estudado. Durante a execução do projeto, e a partir das observações das manifestações supracitadas, o bolsista, juntamente com os participantes da oficina, foi conhecendo, reconhecendo e ressignificando os traços expressivos do Bambelô e do côco-de-roda a fim de utilizá-los como elementos autóctones para viabilizar o treinamento do ator a partir da visão antropológica alicerçada nas manifestações culturais da Vila de Ponta Negra. A coleta de relatos, ações, histórias, causos, gestualidades, matrizes, cantos e danças serviu num segundo momento de base para a criação do enredo do Auto de Ponta Negra, levando os jovens da comunidade daquela Vila à construção do conhecimento do treinamento do ator partindo das manifestações culturais nela presentes.
RESULTADOS:
Se para o teórico Eugenio Barba a Antropologia Teatral se encarrega de estudar o comportamento do ser humano quando ele usa de sua presença física e mental em uma situação de representação organizada, segundo princípios diferentes dos usos na vida cotidiana, e, para ele este uso extra-cotidiano do corpo é o que se chama de "técnica", então essa teoria foi verificada e vivenciada pelo bolsista de forma prática e efetiva mediante contato com as manifestações culturais da comunidade da Vila de Ponta Negra, em Natal/RN. Dessa forma, o trabalho desenvolvido culminou com a preparação do espetáculo Auto Lá. A construção dessa dramaturgia ocorreu a partir das experiências vividas na comunidade pelo bolsista e das impressões e causos contados pelos mestres de Bambelô, Congos de Calçola, Pastoril, Boi-de-Rei, Coco-de-Roda. Além disso, a maioria das músicas e dos cânticos presentes no espetáculo foram recolhidos a partir da oralidade local e de sugestões dadas pelos mestres da Vila de Ponta Negra/Natal/RN. A encenação resultante da pesquisa foi apresentada publicamente na noite de 17 de dezembro de 2009, em frente à Igreja católica da Vila, tendo sido realizados registros fotográficos desse evento cênico. A partir do trabalho desenvolvido, pretende-se continuar a aprofundar a pesquisa sobre como as manifestações culturais autóctones podem ajudar na construção do treinamento corporal para atender às especificidades do corpo do ator potiguar.
CONCLUSÃO:
O projeto viabilizou um espaço propulsor de novos aprendizados e de significativas trocas de saberes acadêmicos e populares na comunidade da Vila de Ponta Negra/Natal/RN. Por meio das experiências vivenciadas pelo bolsista, verificou-se o vínculo criativo e cognoscitivo entre as manifestações culturais da Vila de Ponta Negra e a contemporaneidade do trabalho do ator. Tal estudo trouxe lhe conferiu o desenvolvimento de uma consciência corporal mais apurada e alicerçada nas tradições culturais locais. Esse contato com as manifestações populares exigiu uma relação de confiança, segurança e cumplicidade que sempre esteve presente no pesquisador-ator, fundamental no processo criativo das oficinas e do espetáculo Auto Lá. Assim, mergulhamos nesse caldeirão de cultura e dele emergimos maravilhados com a riqueza contida nas tradições populares da Vila de Ponta Negra. Portanto, o projeto extensionista UFRN-Brincarte valorizou a história de vida de cada membro da comunidade que dele participou, estabelecendo marcos de identidade cultural por meio de temas extraídos do seu cotidiano, culminando com a representação do espetáculo de fim de ano intitulado Auto Lá.
Instituição de Fomento: Trabalho de Extensão Universitária - PROEX/UFRN - Natal/RN.
Palavras-chave: Manifestações culturais , Treinamento , Ator .