62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ATIVIDADE DA REDUTASE DO NITRATO, CONCENTRAÇÕES DE NITRATO E AMÔNIO LIVRE EM FOLHAS DE PARICÁ SUBMETIDA A DEFICIÊNCIA HÍDRICA
Ariele Carneiro de Andrade 1
Edna Cristina Viana Palheta 1
Raimundo Thiago Lima da Silva 1
Diego da Paixão Andrade 1
Émile Costa Melo 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 1, 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

A espécie Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke (Paricá), pertencente à família Leguminosae- Caesalpinioideae,é uma árvore de grande porte e rápido crescimento. Ocorre em mata primária e secundária de terra-firme e várzea alta e está distribuída nos estados do Amazonas e Pará. A madeira desta espécie apresenta elevado interesse econômico e tem como principais aplicações caixas, forros, pranchetas, palitos, canoas, aeromodelos, brinquedos e papel. A Redutase do Nitrato (RN) é a primeira enzima na via de assimilação do nitrato, e provavelmente representa o passo limitante na incorporação do nitrogênio em plantas superiores. Em função de sua importância, ela tem sido freqüentemente utilizada como indicadora de estresses e de outras mudanças associadas aos fatores moduladores do crescimento das plantas. A conversão do nitrato à amônia, mediada pela redutase do nitrato (RN), a qual reduz nitrato em nitrito, e pela redutase do nitrito, que converte nitrito em amônia que é alterada pela redução hídrica da planta. O presente trabalho teve por fim, avaliar o efeito do déficit hídrico na atividade da redutase do nitrato, concentrações de nitrato e amônio livre em folhas de paricá.

METODOLOGIA:
O experimento foi realizado em casa de vegetação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). As mudas de paricá (Schizolobium amazonicum) fornecidas pela AIMEX quando tinham seis meses de idade. Foram acondicionadas em vasos plásticos com capacidade para 15 litros, contendo terra preta com textura arenosa. Antes do inicio dos tratamentos todas as plantas foram colocadas sob sombrite 50%, irrigadas diariamente, recebendo macro e micronutrientes, na forma de solução nutritiva de Hoagland & Arnon. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em fatorial 2 x 4 (condições hídricas x ciclos de estresse) com 5 repetições, totalizando 40 parcelas.  Foram feitas quatro coletas destrutivas (tempos: 0, 4, 8 e 12 dias), sempre às 9:00 h da manhã. Imediatamente após a coleta, as folhas foram congeladas em freezer (- 20 º C), e depois levadas a estufas de circulação de ar forçada a 65 ºC, até a secagem para análise das concentrações de nitrato e amônio livre e massa fresca para a análise da atividade da redutase do nitrato. Foi aplicada a análise de variância nos resultados e comparadas às médias pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância, realizadas através do Sas- Institute.
RESULTADOS:

Os resultados mostraram que houve uma diferença significativa entre os tratamentos durante os 12 (doze dias) do experimento. O déficit hídrico promoveu uma diminuição da redutase do nitrato e amônio livre que teve a variação de 1,09 μmoles NO2-/gMF/h e 0,123 μmoles NO2-/gMF/h, e para as concentrações de amônio uma variação foi de 18,67 mmol de NH4+/ Kg de MS para 14,8 mmol de NH4+/ Kg de MS das plantas controles para as plantas com 12 dias sem irrigação respectivamente. No caso das concentrações de nitrato houve uma variação de 1,9 µmoles de NO3-/ g MS para 3,1 µmoles de NO3-/ g MS das plantas controles para as plantas com 12 dias sem irrigação. A atividade da enzima diminuiu pelo balanço de carbono/nitrogênio é mantido; por outro lado, o estresse hídrico por períodos curtos causam uma inativação irreversível de aRN a qual é anulada pela adição de NADH ou ferrocianeto. A diminuição das concentrações de amônio foi devida a paralisação da rota metabólica do nitrogênio (principal), a diminuição da enzima redutase do nitrato e o possível aumento da atividade da enzima glutamina sintase. Para o aumento das concentrações de nitrato nas folhas, se deve a diminuição da atividade da redutase do nitrato e do bombeamento de nitrato do vacúolo para o citoplasma celular.

CONCLUSÃO:

A deficiência hídrica promoveu uma diminuição da atividade da redutase do nitrato e nas concentrações de amônio e um aumento nos teores de nitrato.

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Parica, Metabolismo do nitrogênio, Atividade da redutase do nitrato.