62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: DISCUTINDO A AMPLIAÇÃO DO TERRTÓRIO DA EMPRESA E SUA APROXIMAÇÃO COM A SOCIEDADE
Hector Vinícius Lopes 1
Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal 1
1. Departamento de Ciências Sociais - UFRN
INTRODUÇÃO:
A proposta de estudo foi motivada a partir da observação do crescente adensamento, ações predatórias e do comprometimento da mata ciliar do riacho Água Vermelha, localizado no município de Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. Da área de mata preservada, destaca-se a área particular pertencente à Hidrominas Santa Maria. Ao mesmo tempo, constata-se o avanço da ocupação das áreas externas a propriedade e no entorno da mata, com o adensamento de parte dos bairros Jardim Planalto II e Boa Esperança, além do agrupamento Cajupiranga, que abrigam moradores em situação de vulnerabilidade social, expressa em reduzida escolaridade, acesso limitado aos serviços sociais urbanos, baixa renda e inserção limitada no mercado de trabalho. A conjugação de tais fatores conduziram a realização da pesquisa, que se orientou pela aproximação empresa-comunidade. O objetivo desta monografia é reconstituir e analisar a experiência de responsabilidade social empresarial, inserindo-a no âmbito da Sociologia Empresarial e Sociologia Ambiental. A discussão, além de conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial, também inclui preservação do meio ambiente, papel do Estado, empresa e sociedade civil.
METODOLOGIA:
A metodologia consistiu em traçar o perfil sócio-ambiental da população moradora no entorno da reserva particular da Hidrominas Santa Maria, sensibilizando os moradores para ações de educação ambiental e introduzindo novas práticas relacionadas ao meio ambiente, visando reduzir ações predadoras sobre a mata ciliar e riacho Águas Vermelhas. A primeira atividade, foi feito uma caminhada na trilha da mata ciliar, onde corre o Riacho Águas Vermelhas, para obervar a proporção dos impactos sobre a mesma. Durante a caminhada foram encontrados vários pontos de lixo e queimadas, além de trilhas adjacentes que dá acesso a comunidade do Jardim Planalto II até o riacho, utilizamos o Google Earth para o mapeamento das áreas próximas da mata. Fizemos pesquisa bibliográfica para identificar autores e fundamentar a discussão sobre o tema, à procura de trabalhos que também versassem sobre o mesmo tema e campo teórico da pesquisa. Ao realizar leituras temáticas, definiu-se pela necessária análise da dimensão macro da realidade das comunidades, neste caso o município de Parnamirim, identificando os seguintes aspectos: o aspecto histórico, econômico, crescimento populacional, entre outros. Elaboramos questionário, para um conhecimento dos moradores e a compreensão da comunidade sobre o meio ambiente e conhecimento da mata próxima às suas residências. Consideramos, também, a análise da concepção da empresa em relação as comunidades.
RESULTADOS:
Conforme estudo realizado pela botânica Alídia Hernandes, o riacho Águas Vermelhas, que deveria possuir legalmente 0,48 km2 de mata ciliar, tem apenas 0,06 km2 preservados. Tal constatação é resultado de um expressivo comprometimento ambiental, uma vez considerada a extensão do riacho, que é de aproximadamente 8 km, da foz até o encontro com o riacho Taborda. Da área de mata preservada, destaca-se a área particular pertencente à Hidrominas Santa Maria. Ao mesmo tempo, constata-se o avanço da ocupação das áreas externas a propriedade, com o adensamento de parte dos bairros Jardim Plantal II e Boa Esperança, além da Cajupiranga, que abrigam moradores em situação de vulnerabilidade social, expressa em reduzida escolaridade, acesso limitado aos serviços sociais urbanos, baixa renda. A realização da pesquisa oportunizou conhecer outros aspectos relacionados ao ambiente empresarial da Hidrominas, particularmente favorecendo o processo de aproximação com a comunidade do entorno e a importância da manutenção de um meio-ambiente conservado, bem como preservação da fauna e flora do Riacho Água Vermelha, além da necessária sensibilização dos moradores para tal fim. Ao mesmo tempo, sabe-se que a implantação efetiva da Responsabilidade Social Empresarial só gera resultados a partir da inclusão de objetivos claros e precisos contidos nos ideais da empresa. A partir de tal definição a empresa poderá assumir seu papel de transformadora da sociedade em que está inserida.
CONCLUSÃO:
A Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios de tal maneira que toma a empresa parceira e co-responsável do desenvolvimento social, possuindo a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes e conseguir incorporá-los nos planejamentos de suas atividades. Em outras palavras, a responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisão de participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrente do tipo de atividade que exerce. Atuando nesta dimensão, a empresa socialmente responsável coloca a serviço da comunidade recursos financeiros, produtos, serviços e know-how da empresa e dos seus funcionários. Torna-se vantajoso desenvolver projetos na região em que a empresa se localiza, por perceberem que o próprio desenvolvimento da organização depende da sociedade a qual pertença. Um exemplo prático sobre tal fato, a Fábrica Moura, situa-se em uma região pobre do estado de Pernambuco, sua ação social foi na construção de uma escola, não se trata apenas da construção da sua imagem, mas também tem como objetivo capacitar a mão-de-obra de futuros funcionários. A Hidrominas Santa Maria Indústria e Comércio Ltda., ao exercer ações de aproximação das comunidades, existe uma relação de parceria, favorável ao fortalecimento de vínculos; as comunidades se tornam agentes sociais que passam a fiscalizar e zelar um bem coletivo expressamente importante na qualidade de vida - meio ambiente.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: responsabilidade social, comunidade, empresa.