62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 1. Artes do Vídeo
CURTA CIÊNCIA
Lamonier Angelo de Souza 1
Carlos Wagner Costa Araújo 1, 2
1. UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco
2. Orientador
INTRODUÇÃO:
A sociedade e o próprio homem só chegaram ao nível de progresso atual em função da evolução do conhecimento científico. E este conhecimento é assegurado como direito a todas as pessoas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e a todos os brasileiros pela Constituição Federal. Mas, infelizmente, grande parte da população do nordeste brasileiro não tem acesso ás oportunidades e aos materiais necessários para construírem e desenvolverem tal aprendizado. Uma pesquisa divulgada pelo www.sec.gov.br confirma que 18,8% da população baiana acima de 15 anos é analfabeta. E o ECC - UNIVASF através dos vídeos produzidos pelo "Curta Ciência" visa provocar um debate entre professores, alunos e universitários sobre a percepção da ciência e da cultura por parte da população, principalmente estudantes e professores a da educação básica. Os vídeos vêm apresentando um formato dinâmico que possibilita aos telespectadores (pais, estudantes, professores) uma maior captação e interação com o produto divulgado: A ciência. No ano de 2009, dentre outras atividades, foram feitos filmes da mostra itinerante que passou pelas cidades de Petrolina-PE, Uauá-BA e Lagoa Grande-PE.
METODOLOGIA:
Os curtas metragens tiveram como eixos a ciência e a cultura. Durante o planejamento era escolhido um tema para roteiro, que era apresentado em forma de vídeo documentário. Na produção eram levantadas perguntas ou questões que levavam o entrevistado a reflexão, levantamento de hipóteses e até a se posicionar sobre temas polêmicos da ciência. Na Mostra Científica Itinerante, em 2009 foram produzidos dois vídeos nas cidades Uauá-BA e Lagoa Grande-Pe, cuja temática era "Ciência e Religião".
RESULTADOS:
Após dois anos de projeto, foram produzidos nove vídeos que foram apresentados em inúmeros eventos, como seminários, debates e discussões promovidas pelo ECC-UNIVASF. As produções são formas do ECC mostrar e divulgar nos encontros com Centros e Museus de Ciência como: o Núcleo de Ciências da UFES - Universidade Federal do Espírito Santo e Espaço Ciência de Olinda-PE. Além disso, os vídeos já foram objeto de encontro com a TV Escola do Ministério da Educação.
CONCLUSÃO:
A união arte e ciência é um desafio, no entanto o "Curta Ciência" demonstra que é possível, com a linguagem do audiovisual como instrumento de divulgação da ciência e da cultura. No entanto recursos como animações e efeitos presentes no vídeo estimula o espectador a prestar mais atenção e consequentemente refletir e absorver temáticas exibidas. Além disso, a geração de discussões após os vídeos incentivam a reflexão.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Ciência, Vídeo, Divulgação Científica.