62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE MÚSICA NA BANDA ÊXODO: A FORMAÇÃO INICIAL DE MÚSICOS EVANGÉLICOS
Cleide Alves da Silva 1
Marcos Aragão Fontoura 1
1. Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:
O ensino da Música nas igrejas evangélicas do Brasil tem sido de grande importância na formação inicial de músicos. Esse cenário é notado em todas as regiões do Brasil. Na região nordeste, mais especificamente na cidade do Natal-RN, é uma prática das Igrejas Assembléia de Deus dispor do ensino da música a seus membros. Este trabalho busca descrever os principais processos de ensino e aprendizagem da música no contexto da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no RN, localizada no Bairro da Cidade da Esperança, na Cidade do Natal. Neste bairro há uma Igreja Assembléia de Deus, e a música se faz presente na liturgia através do canto coral, grupos instrumentais e vocais. Desde 1993 o ensino da Música faz parte das atividades regulares da Igreja. O principal intuito em se ofertar este ensino, desde o início, era a formação de um grupo musical instrumental que pudesse atender às necessidades da liturgia. Tão logo o aluno pudesse executar seu instrumento, já era encaminhado para a prática de conjunto que culminou na formação da banda de música. A presente temática tem se constituído como campo de estudos da música e de áreas correlatas que se destinam a abordar os diversos temas relacionados à música e o seu ensino, refletindo a importância dessa prática na contemporaneidade.
METODOLOGIA:
Nosso universo de pesquisa foi constituído por músicos iniciados pela escola da igreja, que formam a Banda Êxodo. Tivemos como instrumento de coleta de dados: a observação participante das atividades da orquestra e entrevistas semi-estruturadas com seus integrantes.
RESULTADOS:
A partir da organização e análise dos dados, pudemos observar que o crescente interesse pelo fazer musical levou a muitos dos alunos a se especializarem em escolas formais nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, bem como a profissionalização no campo musical.
CONCLUSÃO:
Concluímos, portanto, que esse cenário constitui-se como importante centro de iniciação musical e como suporte indispensável para as atividades musicais vinculadas à liturgia.
Palavras-chave: Ensino de Música. , Igreja Evangélica Assembléia de Deus. , Banda Êxodo. .