62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
EDENTULISMO: A PERCEPÇÃO DA FALTA DE DENTES PELO IDOSO
Bruna Katherine Guimarães Carvalho 1
Francisco das Chagas Pinto Sobrinho 1
Maria Elizete Guimarães Carvalho 2
1. Depto. de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Orientadora - Depto. de Fund. da Educação, Universidade Federal da Paraíba/UFPB
INTRODUÇÃO:
Esse estudo discute a percepção do edentulismo pelo idoso e as conseqüências trazidas por essa problemática para sua vida. O edentulismo é um evento que ocorre em virtude de causas naturais ou patológicas. Em face do próprio edentulismo, o idoso se comporta de maneira bastante conformada, acreditando que a perda dos dentes faça parte do conjunto de eventos que convergem para a morte. A importância dessa investigação é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do idoso, tomando como referência sua própria saúde bucal.
METODOLOGIA:
A investigação trabalhou os aspectos qualitativos da percepção do idoso sobre seu próprio edentulismo, levando em conta os indicadores sócio-econômicos, faixa etária, sexo e integração ao contexto social. Foram entrevistados cerca de 30 idosos entre 65 e 80 anos participantes do grupo de idosos do bairro de Felipe Camarão - Natal/RN "Conviver para melhor viver". A entrevista foi realizada na quadra poliesportiva da Escola Municipal Djalma Maranhão, individualmente, tendo duração variável por entrevistado, entre 15 e 20 minutos, durante as reuniões do referido grupo. A partir de perguntas desenvolvidas pelos próprios componentes desse trabalho, foi elaborado um questionário direto e objetivo, o qual visava a compreender, considerando a subjetividade do entrevistado, sua visão acerca da ausência de seus dentes. A entrevista é composta por cinco questões de identificação, além de quatro perguntas subjetivas formuladas a partir do questionário OHIDP-EDENT, as quais buscam abstrair do entrevistado sua percepção sobre o tema proposto.
RESULTADOS:
Ao discutir os prejuízos trazidos pela ausência de dentes, o idoso revela uma notável consciência da percepção dos danos à mastigação e à deglutição, relatando dificuldades para se alimentar, trazendo para o debate a importância da fonação adequada para estabelecer uma comunicação clara. Além disso, destaca o impacto sofrido na própria socialização, caracterizando-se como excluído do meio sócio-cultural por não obedecer aos padrões estéticos impostos pela sociedade, uma vez que geralmente não possui recursos para custear uma reabilitação oral. Nesse sentido, os fatores em discussão contribuíram para que os idosos participantes do grupo tomassem consciência da relevância de cuidar da saúde bucal, considerando a prevenção como um dos aspectos primordiais para amenizar danos inevitáveis trazidos pelo avanço da idade, como também evitar possíveis quadros patológicos.
CONCLUSÃO:
O quadro de prevalência de edentulismo no Brasil reflete um modelo de atenção cirúrgico-restaurador resultante de concepções estabelecidas no passado. Principalmente em serviços públicos, as extrações em massa se constituem em uma das principais formas de atendimento oferecido. Nesse contexto, sem um enfoque conservador e preventivo, as intervenções odontológicas evoluem de sucessivas restaurações, exodontias, colocação de próteses parciais, até a colocação de próteses totais. Esses indicadores revelam a negligência, no passado, aos problemas odontológicos de natureza mais simples, os quais, sem a devida atenção, avançam no processo patológico, culminando na perda do elemento dentário, o que denota a necessidade de dispor à população programas de atenção à saúde bucal esclarecedores, que preservem a noção de prevenção. A falha dos programas no passado desenha o quadro de edentulismo prevalente na terceira idade, revelando a indispensabilidade de um programa de atenção à saúde bucal voltada para o idoso. Essa necessidade surge como uma estratégia para garantir ao idoso uma melhora significativa de sua qualidade de vida, abrangendo não somente as capacidades nutricionais favorecidas pela integridade do ambiente oral, como também sua auto-estima e integração à sociedade.
Palavras-chave: Idoso, Edentulismo, Exclusão.