62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DAS PARTICULARIDADES DA CULTURA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA E DE UMA PÚBLICA MILITAR
Marina Furtado Rocha 1
Marcela Barbosa Leite 2
1. Instituto Pernambucano de Ensino Superior - IPESU
2. Profa. MSc./Orientadora, Instituto Pernambucano de Ensino Superior - IPESU
INTRODUÇÃO:

Assim como os países, estados, cidades ou sociedades, as empresas também possuem sua própria cultura. A cultura organizacional ou cultura corporativa é formada por um sistema complexo e multidimensional de crenças, valores, tradições e hábitos. Quando uma empresa está em processo de criação, são estabelecidas suas normas e sua filosofia, porém é importante lembrar que as pessoas que farão parte da organização, levarão consigo seus hábitos, sua linguagem e sua cultura, que influenciarão na cultura da instituição, podendo até acrescentar valores para a empresa. Existem vários estilos de administrar, sendo os mais comuns: o tradicional e autocrático e o participativo e democrático. O primeiro tem como característica principal o respeito e distância total à autoridade do estabelecimento; no segundo, há uma certa liberdade para troca de idéias ou até uma participação na influência da cultura corporativa.  O presente trabalho tem o objetivo de apontar as diferenças e particularidades entre a cultura organizacional de uma instituição privada e uma pública militar.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado em uma organização privada e em outra pública militar, ambas situadas no Município do Recife, Pernambuco. Os procedimentos deste estudo foram feitos através de pesquisas bibliográficas, com referência principal à cultura organizacional e o comportamento humano nas organizações, também foram realizadas diversas visitas às instituições, entrevistas com membros que fazem parte de cada organização, além da observação do ambiente das instituições. As entrevistas foram divididas em cinco etapas, sendo a primeira, composta por perguntas que sondaram a missão, características e definição da cultura dentro da empresa. Na segunda etapa, explorou-se a maneira como a instituição se relaciona com os objetivos individuais do seu pessoal. Na terceira etapa, procurou-se a forma como a organização lida com problemas como o estresse e a desmotivação. Na quarta etapa, questionou-se como funciona a comunicação e o relacionamento das pessoas que compõem a organização. Por fim a quinta etapa da entrevista, que buscou compreender como a empresa enfrenta as questões de cumprimento das normas e regras estabelecidas dentro da organização. 

RESULTADOS:

Os resultados obtidos por meio da observação e entrevista foram: na primeira etapa identificou-se que na empresa privada a principal missão da organização dá-se pela inovação na maneira de fabricar o seu produto, bem como a característica principal foi a qualidade no serviço prestado, tendo a cultura definida como empreendedora. Já na instituição pública militar pesquisada tem como missão a formação de oficiais temporários, sendo sua característica mais forte o espírito de equipe e a disciplina, por sua vez a cultura definiu-se como uma organização totalmente hierarquizada. Na segunda etapa identificou-se que nas duas instituições há um processo dialógico para adequar e equilibrar os objetivos individuais. A terceira etapa transpareceu que em ambas as organizações, dependendo do líder, ele motiva ou não a equipe. Já na quarta etapa, também nas duas instituições, a comunicação e o relacionamento das pessoas ocorrem de forma harmônica. Na quinta etapa, os resultados revelaram que na empresa privada há um diálogo e pequenas punições na questão do cumprimento de normas e regras. Já na pública militar há um total rigor neste sentido e as punições acontecem de forma constante.

CONCLUSÃO:

Apesar de objetivos distintos, na questão da missão, característica e cultura, ficou nítido que tanto na empresa privada, quanto na pública militar o diálogo é a fonte de equilíbrio entre líder e demais componentes da equipe, transparecendo assim a harmonia existente entre seus integrantes, em cada uma das instituições. Notou-se que a inovação é mais presente na instituição privada, pois na pública militar existem procedimentos que são seguidos há muitos anos, seja por questão de segurança ou por tradição do meio. A inovação, neste caso, existe para buscar atender cada vez mais as expectativas e necessidades dos seus clientes internos e externos. Na questão da motivação e estresse observou-se que o líder da equipe tem total responsabilidade por este assunto, se ele for comprometido com os resultados da equipe, tomará atitudes certas no momento certo e buscará entender as necessidades de cada colaborador, buscando no diálogo o caminho certo para o sucesso.

Palavras-chave: Instituição privada, Instituição pública militar, Comportamento.