62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres Urbanos
ANÁLISE QUANTITATIVA DA ARBORIZAÇÃO URBANA DO CENTRO COMERCIAL DO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA, CEARÁ
Maria Edineide Costa dos Santos 1
Wládia Debora Thelmos Gonçalves 1
Daniel Cassiano Lima 2, 1, 3
Wadson Alan de Melo e Frota 1
Francisco Joniel dos Santos 1
1. Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará / FACEDI-UECE
2. Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal / UFSM
3. Prof. Ms. / Orientador
INTRODUÇÃO:
Uma arborização bem planejada na área urbana de uma cidade é de fundamental importância para a qualidade de vida dos cidadãos, pois promove um ambiente agradável para habitação, melhorando o microclima, e tendo influência direta na temperatura local, velocidade e direção dos ventos e sombreamento, além de ajudar no controle da poluição atmosférica, sonora e visual. A arborização também propicia um bem-estar e o embelezamento da cidade, muitas vezes apresentando exemplares com valores histórico-culturais. É recomendado, aos gestores municipais, ou iniciativa privada, na implantação do projeto de arborização da cidade, utilizar-se de uma variedade de espécies, porque com isso evita-se um desequilíbrio ambiental, dificultando o surgimento de pragas urbanas. Assim, é necessário que a escolha das plantas seja cautelosa, preferindo espécies que não interfiram nos bens e serviços públicos e também que não prejudiquem a flora e a fauna nativas. No entanto, a arborização urbana de forma planejada é uma atividade um tanto recente e esta é, com frequência, realizada sem planejamento. Este estudo avalia a quantidade e distribuição das plantas do centro comercial, local de maior circulação de pessoas, no município de Itapipoca, Ceará, e fornece subsídios para um melhor planejamento deste.
METODOLOGIA:
O município de Itapipoca está localizado na porção norte do Ceará, a 140 Km da capital Fortaleza. Possui clima semi-árido e está incluído no domínio da caatinga. Tem 1.614,682 Km² de área e população de 114,5 mil habitantes, aproximadamente. Está dividido territorialmente em 11 distritos e a sede, e é nesta onde está localizada a região comercial da cidade. Para realização deste trabalho foram consideradas algumas vias públicas nos trechos de intenso tráfego no centro, incluídos no perímetro de 1,1 Km aproximadamente, limitado pelas vias R. Hildeberto Barroso, Av Anastácio Braga, R. Inocêncio Braga e R. Pergentina Araújo (incorporadas a esta as ruelas do entorno do Centro Comercial Gerardo Barroso - CCGB), resultando numa área de 42,5 mil m² aproximadamente. O levantamento foi efetuado nas duas primeiras semanas de março de 2010, tendo sido realizado na forma de censo, onde se considerou todas as plantas de porte arbóreo. A abundância relativa de cada espécie foi calculada pela razão entre o número de indivíduos da espécie e o número total de espécimes.
RESULTADOS:
Foram contabilizados 173 indivíduos de 21 espécies distintas. As quatro plantas mais frequentes (Senna siamea, Ficus benjamina, Azadirachta indica e Albizia lebbeck, respectivamente) somaram 75,7% do total, enquanto oito apresentaram somente um exemplar, somando então 4,6%, incluídas aí quatro árvores frutíferas. A Rua Pergentina Araújo, anexada com as ruelas que contornam o CCGB, apresentou o maior percentual de arborização, 32,4%, enquanto que a R. Raimundo T. de Castro teve apenas 3,5%. Duas espécies excederam os 15% na totalidade de indivíduos da população arbórea deste censo, S. siamea (35,8%) e F. benjamina (17,9%), ocorrência esta não sendo recomendada para um bom planejamento da arborização urbana. Plantas exóticas para a caatinga perfazem 97,7% dos indivíduos, em 19 espécies. Em todas as vias onde se fez o levantamento S. siamea foi contabilizada, em seguida a F. benjamina, presente em sete das oito totais. Somente duas ruas apresentaram arborização em ambas as calçadas, porém num espaço muito curto. Atraiu a atenção o fato de dois exemplares de S. siamea que se encontravam mortos, um na Av. Duque de Caxias e outro na Av. Anastácio Braga, e não foram removidos até o presente momento, arriscando tombar e atingir pessoas ou danificar propriedades.
CONCLUSÃO:
A quantidade e a distribuição das plantas encontradas estão bem distantes do adequado, pois, na maioria das vias, as árvores são encontradas em apenas uma das calçadas, inclusive na via com maior o percentual de arborização (Rua Pergentina Araújo, 32,4%), além de se apresentarem aleatoriamente organizadas. Esta evidente distribuição das plantas ao acaso indica uma interferência da população no plantio, o que pode acarretar uma homogeneização na paisagem, fato evidenciado na abundância relativa de duas plantas (S. siamea e F. benjamina) que apresentaram taxa acima dos 15% não recomendados. Também é devido à intervenção de populares a ocorrência de 4,6% de plantas representadas com um único exemplar. Um dado preocupante desta arborização é a ocorrência de 97,7% de indivíduos exóticos do bioma local, o que prejudica na identidade da caatinga em relação à população. Sugere-se, portanto, uma reflexão sobre a paisagem urbana do centro comercial para então transformar este espaço e deixar mais agradável ao transito, além de gerar uma melhor identificação com o bioma.
Palavras-chave: Arborização urbana, Censo, Itapipoca-CE.