62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
VIDA NA ESCOLA E ESCOLA NA VIDA: CONCEPÇÕES DE EDUCANDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE RECIFE
Leandra Tamiris de Oliveira Lira 1
Renata Priscila da Silva 1
Cinthia Natali Pontes dos Santos 1
Leonardo Barbosa da Rocha 1
Josilene Maria de Souza 2
Monica Lopes Folena Araújo 3
1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE
2. Escola Estadual Lions de Parnamirim
3. Profa. Orientadora/ Dep. De Educação - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A escola apresenta-se como uma instituição social que deve oferecer não apenas informação, mas preocupar-se principalmente com a formação dos educandos, direcionando o processo de ensino-aprendizagem para a construção da cidadania (PCN, 1998). Desse modo, é preciso considerar os alunos como sujeitos ativos de sua própria formação, capazes de desenvolver conhecimentos e atitudes ligados à moral e à convivência social. Assim como conhecer a comunidade onde os educandos estão inseridos e de onde advêm problemáticas reais que se associam ao contexto escolar, para impulsionar uma ação-reflexão-ação do contexto escola-comunidade, essencial para reconstrução da tarefa educativa. Ante ao exposto, nossa pesquisa originou-se da inquietação em descobrir como os educandos percebem a escola pública e a comunidade onde residem, para verificar quais os elementos que caracterizam estes espaços como interdependentes, pois acreditamos que na prática educativa é imprescindível conhecer a realidade dos alunos e tentar articulá-la aos conteúdos do currículo e às condições que a escola oferece. O objetivo geral do trabalho é analisar as concepções dos alunos sobre a escola pública e a comunidade, tendo em vista que as ações realizadas nestes espaços refletem diretamente na sua formação.
METODOLOGIA:
O presente trabalho de pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa. Na pesquisa qualitativa, a interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisados é essencial. O referido trabalho foi desenvolvido em uma escola pública estadual localizada no bairro de Dois Irmãos na cidade do Recife. Trata-se de uma escola que atende a uma população de classe média baixa e que dispõe de turmas de ensino fundamental e médio. Recorremos à observação e ao questionário como instrumentos de pesquisa. Este foi escolhido por fornecer subsídios reais do universo ou amostra pesquisada. O mesmo constou de questões abertas e fechadas e foi aplicado a 127 alunos, sendo estes pertencentes a três turmas do 1º ano do Ensino Médio (EM), duas turmas do 2º ano também do EM e uma turma do nono ano do Ensino Fundamental. Os alunos que foram sujeitos da pesquisa estudam no turno matutino e vespertino. Para análise de dados, recorremos à análise de conteúdo, pois esta é um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitem a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.
RESULTADOS:
Com base no questionário, verificou-se que a maioria dos sujeitos (57,94%), sempre estudou na rede pública de ensino. Ao solicitarmos que os alunos destacassem os pontos positivos da escola pública na qual estudam, eles destacam os seguintes: 1- as aulas e os professores; 2- laboratório de informática; 3- a biblioteca; 4- a quadra de esportes. Percebemos que recursos humanos e materiais são necessários ao bom funcionamento da escola e juntos podem possibilitar a formação de cidadãos. Sobre os pontos negativos, é possível identificar, traços comuns nas respostas da grande maioria dos entrevistados, como: 1- estrutura física precária; 2- falta de organização da escola; 3- falta de professores; 4- direção. A estrutura física precária foi observada em diferentes aspectos: salas pequenas e quentes, biblioteca com pouco acervo para consulta, salas com paredes sujas, carteiras quebradas e nenhuma arborização. Com relação aos atrativos da comunidade, os alunos citaram: 1-a convivência com amigos, vizinhos, familiares; 2-a natureza. Quanto aos problemas mais freqüentes da comunidade eles destacam: 1-falta de área de lazer; 2-violência; 3-drogas. Frente ao exposto cabe-nos refletir: O que é educação de qualidade? É possível a escola oferecer formação aos cidadãos descolada da comunidade?
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados da pesquisa e da reflexão realizada acerca das problemáticas que envolvem a relação aluno-escola-comunidade, ensino-aprendizagem na rede pública e formação de cidadãos; fica evidente a necessidade de estabelecer práticas educativas voltadas para a dialogicidade, a problematização e a auto-reflexão que propicie mecanismos de autoconhecimento e de interação social, fundamentais para o desenvolvimento de sujeitos críticos frente às situações cotidianas e capazes de intervir nos fenômenos sociais e culturais. Vale salientar que a situação precária do ensino público não é nova, e o Estado tem o papel de possibilitar a educação de qualidade para todos, mas faz-se urgente o ato de recriação e ressignificação do ato educativo. Nessa perspectiva, este trabalho aponta elementos comuns entre contextos reais que são desconsiderados pela comunidade escolar no momento de desenvolver o currículo escolar, estes elementos podem ser tomados como ponto de partida para elaboração de novos significados para a educação.
Instituição de Fomento: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID
Palavras-chave: Escola, Comunidade, Educandos.