62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SEU RECONHECIMENTO NA ESCOLA
Carla Beatriz Kunzler Hosda 1
Caroline Leonhardt Romanowski 1
Renata Gomes Camargo 1
Tatiane Negrini 1
Soraia Napoleão Freitas 2
1. Depto. de Educação Especial - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação Especial - UFSM
INTRODUÇÃO:
Mencionando a educação especial como modalidade de ensino, pode-se verificar uma preocupação desta, em atender um público alvo que necessita de uma prática pedagógica diferenciada atenta às necessidades educacionais específicas dos mesmos. Muitas vezes a educação formal, pela grande demanda de alunos que necessitam de um atendimento especializado, não consegue reconhecer as características e singularidades dos alunos com altas habilidades/superdotação, o que acarreta no desenvolvimento de iniciativas extra-escolares que vem ao encontro desta carência. Em conformidade com estas preocupações, o projeto de pesquisa "Da identificação à orientação de alunos com altas habilidades", que faz parte do Grupo de Pesquisa Educação Especial: Interação e Inclusão Social - GPESP da Universidade Federal de Santa Maria, tem por objetivo identificar alunos com características de altas habilidades/superdotação com o intuito de reconhecer esses sujeitos na escola e também, encaminhá-los para um programa de enriquecimento escolar. Deste modo, este trabalho visa demonstrar os resultados obtidos no processo de identificação desenvolvido no ano de 2009, em uma escola municipal e uma escola privada do município de Santa Maria/RS.
METODOLOGIA:
A primeira etapa do processo de identificação se constituiu em proporcionar ao corpo docente das instituições escolares um esclarecimento sobre a temática das altas habilidades/superdotação, através de encontros informativos. Esses esclarecimentos foram organizados utilizando-se dos pressupostos teóricos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), Renzulli (2004), Gardner (1994), Virgolim (2004), entre outros referenciais que embasam o projeto de pesquisa. Logo após esses esclarecimentos, os professores preencheram um Guia de Observação, proposto pela pesquisadora Zenita Guenther (2006), indicando os alunos que demonstram ou possam vir a ter essas características, e que posteriormente serão avaliados pela equipe executora do projeto. A seguir, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores dos anos atuais e anteriores dos alunos indicados, bem como com seus pais e/ou responsáveis, os quais foram questionados a fim de analisar mais dados da vida escolar do aluno e se tais características ainda permanecem. Por fim, com o objetivo de avaliar pedagogicamente os alunos, aplicaram-se atividades de enriquecimento escolar, sugeridas pelas autoras Virgolim, Fleith, Neves-Pereira (1999.
RESULTADOS:
Entre os resultados obtidos pela referida pesquisa, no ano de 2009, pode-se destacar que a identificação de alunos com características de altas habilidades/superdotação foi realizada em uma escola municipal e uma escola privada do município de Santa Maria/RS. Na EMEF Fontoura Ilha 102 alunos foram indicados inicialmente, e deste total, 28 foram confirmados com as mais diversas características de altas habilidades/superdotação. Já na Escola privada CEDUCA - Centro Educacional Camobi, foram indicados pelos professores um total 47 alunos, e dentre estes, foram identificados 19 alunos com características de altas habilidades/superdotação. Estes alunos foram encaminhados ao Programa de Incentivo ao Talento (PIT), um projeto de extensão desenvolvido pela mesma equipe, que tem por objetivo proporcionar experiências e atividades que geralmente, não estão incluídas no currículo regular. Outro resultado relevante é referente ao esclarecimento sobre a temática das altas habilidades/superdotação através dos encontros informativos, nos quais, por meio de uma melhor visualização e percepção dos professores das características dos seus alunos, perpassando o contexto onde é realizado o processo de identificação, promove-se uma inclusão de maior qualidade para estes alunos.
CONCLUSÃO:
Assim, com os resultados obtidos no processo de identificação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fontoura e na Escola privada CEDUCA - Centro Educacional Camobi, entendemos que os objetivos propostos pelo projeto de pesquisa foram alcançados, como também o encaminhamento destes alunos ao programa de enriquecimento escolar, o qual auxiliará no desenvolvimento de seus talentos e habilidades, bem como das suas necessidades educacionais especiais. Além disso, entendemos que a interlocução com as escolas participantes do projeto neste período foi muito benéfica para o reconhecimento destes alunos, bem como, para uma reflexão da comunidade escolar sobre diversos aspectos, como a metodologia de trabalho e a visualização das altas habilidades/superdotação como algo que independe das condições socioeconômicas da comunidade onde a escola está inserida. Pois identificados estes alunos, a escola também poderá promover um atendimento especializado, conseguindo reconhecer que existe a necessidade de uma prática pedagógica diferenciada aos alunos com características de altas habilidades/superdotação. Para concluir, destacamos que devido este estudo tratar-se de uma pesquisa que envolve sujeitos, o projeto de pesquisa referido, é registrado no Comitê de Ética em Pesquisa/UFSM.
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação, Identificação, Escola.