62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
TRAÇOS DE PERSONALIDADE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
Daniel Rossi 2
Maria Cristina Chimelo Paim 1
Sabrina Lencina Bonorino 2
Silvana Zancan 2
Marie Elise Bidinotto 2
Regina Maria Copetti 1
1. Prof. Dra./ Orientadora - Curso de Educação Física - ULBRA/SM
2. Profª. Graduada pela ULBRA/SM e Especializanda em Educação Física Escolar -UFSM
INTRODUÇÃO:
Personalidade segundo Eysenck (1970) é a soma total dos padrões de conduta presente no organismo, determinada pela hereditariedade e pelo ambiente, os quais se originam e desenvolvem mediante a integração funcional dos setores formativos onde se organizam os padrões condutores, o que nos permite predizer o comportamento humano em uma vasta gama de variáveis individuais e sociais. Dessa forma, Eysenck considerou esses achados como uma dimensão da personalidade, e identificou o que segundo ele, seriam as duas dimensões primárias da personalidade: extroversão e neuroticismo. O autor considera que estas dimensões são representativas da atividade nervosa. Estabelece que extroversão seja um contínuo entre extroversão e introversão e o neuroticismo um contínuo entre neuroticismo (instabilidade emocional) e estabilidade emocional (psicotismo). Estas dimensões permitem essencialmente uma descrição do comportamento das pessoas. Embora, as pessoas possam ter traços em comum, a personalidade é singular, própria de cada ser, o que os torna únicos e irrepetíveis em sua individualidade. O objetivo do trabalho foi verificar os Traços de Personalidade de estudantes do ensino médio da rede pública de cidade de Santa Maria -RS.
METODOLOGIA:
A amostra foi composta por 920 estudantes, sendo 544 estudantes do sexo masculino e 376 estudantes do sexo feminino. Dos 920 estudantes, 755 praticam esportes coletivos. Para coleta dos dados utilizou-se o Questionário de Eysenck, composto por 57 questões objetivas. Os traços investigados foram Extroversão / Introversão (EX-IN) e Instabilidade Emocional / Estabilidade Emocional (IE-EE). A validação para a língua portuguesa, do "Questionário de Eysenck", realizou-se mediante a aplicação da versão russa e da versão portuguesa em 10 pessoas que dominavam ambos os idiomas. O coeficiente de correlação foi de r = 0,92 com p < 0, 001 (Kalinine, 1994).
RESULTADOS:
Os resultados mostram para o sexo masculino, na variável (EX-IN) índices médios de 16,15, com desvio padrão de 2,53 e para variável (IE-EE) índices médios de 10,70 e desvio padrão de 2,41; Já para o sexo feminino, na variável (EX-IN) índices médios de 14,85, com desvio padrão de 3,72 e para variável (IE-EE) índices médios de 11,77 e desvio padrão de 3,05, o que nos permite inferir que o grupo masculino apresenta níveis mais elevados de extroversão e níveis de instabilidade emocional menor, quando comparados com o grupo feminino. Tais achados corroboram com Samulski (1992) e Paim (2002), pois tanto atletas de categorias elevadas e médias quanto estudantes de Educação Física tendem para um temperamento extrovertido e os desportistas principalmente os de alto rendimento apresentam valores mais baixos de neuroses sendo, menos permeáveis ao medo do que os não desportistas. Os estudos realizados por Sack, citado por Samulski (1995) com atletas jovens, de 12 a 22 anos indica diferenças de comportamento entre praticantes e não praticantes de esportes: os praticantes são mais motivados para o rendimento, menos reservados e fechados (apresentam tendência a extroversão), revelam menor ansiedade, possuem boa capacidade de adaptação social, mostram maior interesse para as atividades práticas do que teóricas.
CONCLUSÃO:
Os dados do presente estudo nos permitem inferir que esses índices encontram-se acima da média considerada por Eysenck, indicando que os estudantes praticantes de atividades físicas e esportivas no contexto da Educação Física escolar pertencentes à amostra apresentam tendência a Instabilidade Emocional e são relativamente instáveis em suas emoções; na sua maioria se caracterizam como inquietos, gostam de movimentos rápidos, são alegres, sociáveis, gostam de estímulos e elogios, gostam de estar com amigos e de trabalhos em equipe, o que justifica sua escolha pela prática de esportes coletivos.
Instituição de Fomento: Programa de Pesquisa Científica e Tecnológica (PROPECT/ULBRA)
Palavras-chave: Traços de Personalidade, Educação Física, Ensino Médio .