62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: UMA PESQUISA COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA CIDADE DE SANTA MARIA - RS
Silvana Zancan 2
Maria Cristina Chimelo Paim 1
Sabrina Lencina Bonorino 2
Marie Elise Bidinotto 1
Daniel Rossi 2
Maria Angélica Schuch 1
1. Prof. Dra./ Orientadora - Curso de Educação Física - ULBRA/SM
2. Profª. Graduados pela ULBRA/SM e Especializandos em Educação Física Escolar - UF
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento motor pode ser observado pelas modificações dos movimentos ao longo da vida; sendo que as mudanças podem ser influenciadas pelo meio, pela tarefa, pela maturação. Na infância é perceptível o início do aprendizado e o aparecimento das habilidades motoras fundamentais; tornando-se imprescindível considerar a variabilidade individual no processo do desenvolvimento da motricidade, pois esta é importante na formação dos padrões do movimento, sendo o desenvolvimento no período da infância marcado por alterações estáveis e progressivas das áreas cognitiva, afetiva e motora (GALLAHUE E OZMUN, 2005). Em face dessas constatações tem-se como objetivo do estudo: verificar o desenvolvimento de padrões fundamentais de movimento em alunos da educação Infantil.
METODOLOGIA:
A amostra foi composta por 125 crianças, sendo 54 crianças do sexo masculino e 71 crianças do sexo feminino, na faixa etária de 5-6 anos de idade. Essas 125 crianças pertencem a duas escolas da Rede Pública Municipal da Cidade de Santa Maria, localizados em dois bairros bastante carentes e com alta vulnerabilidade social. Nestas escolas não há a presença do professor de Educação Física desenvolvendo os conteúdos específicos da área, na Educação Infantil. Para coleta dos dados utilizou-se a Matriz de Análise de Gallahue dos Movimentos Fundamentais adaptada pela Profª. Drª. Maria Cristina Chimelo Paim. A Matriz de Análise avalia os padrões de movimentos Estabilizadores, Locomotores e Manipulativos. Para o presente estudo foram analisados os movimentos de: equilíbrio em um só pé, caminhada direcionada e o chute. Todos os movimentos foram gravados em filmadora e após analisados o processo, sendo considerado: um para o movimento no estágio inicial, dois para o movimento no estágio elementar e três para o estágio maduro. Também foi realizada a avaliação quantitativa (produto), de acordo com (PAIM, 2009).
RESULTADOS:
Para o movimento estabilizador, equilíbrio em um só pé, os resultados revelaram que: 57,79% das crianças estavam no estágio inicial, 33,61% no estágio elementar e 8,60% no estágio maduro. Para o movimento locomotor, caminhada direcionada, os resultados revelaram que: 49,23% das crianças estavam no estágio inicial, 27,69% no estágio elementar e 23,08% no estágio maduro dos movimentos. Já nos movimentos manipulativos, para o chute, os resultados revelaram que: 63,85% das crianças estavam no estágio inicial, 20,77% no estágio elementar e 15,38% no estágio maduro. Na análise por sexo percebe-se que: para o produto as crianças do sexo masculino apresentaram escores médios mais elevados que as crianças do sexo feminino, nos três movimentos analisados. Na análise do processo observa-se que os sujeitos do sexo masculino, encontram-se na sua maioria 44 e 35% no estágio elementar no movimento estabilizador de equilíbrio em um só pé e movimento manipulativo de chutar, respectivamente, e 49% no estágio inicial no movimento locomotor na caminhada direcionada. Observa-se também que, os sujeitos do sexo feminino, encontram-se na sua maioria 47, 52 e 56% no estágio inicial no processo de desenvolvimento motor para a caminhada direcionada, equilíbrio em só pé e no chutar respectivamente.
CONCLUSÃO:
O resultado encontrado no presente estudo vão de encontro aos escritos na literatura, pois de acordo com Gallahue & Ozmun (2008), entre outros estudiosos da área, quando bem estimuladas aos 4-5 anos as crianças deverão estar com seus movimentos fundamentais básicos no estágio elementar do desenvolvimento motor e aos 6 anos no estágio maduro e neste caso a maioria dos envolvidos na presente pesquisa encontram-se na fase inicial dos movimentos, necessitando assim de mais experiências motoras e encorajamento para realizá-las. Com base nos resultados do estudo é possível inferir que é necessário para o desenvolvimento motor adequado, que as crianças na Educação Infantil, tenham a possibilidade de vivenciar experiências motoras diversificadas e de qualidade, visto que esses alunos encontram-se abaixo dos níveis esperados de desenvolvimento motor. Recomenda-se a implantação de um programa de Educação Física, juntamente com a professora regente, pois nas escolas onde foram realizados os testes não tinha um profissional de Educação Física acompanhando o desenvolvimento dessas crianças.
Instituição de Fomento: Programa de Pesquisa Científica e Tecnológica (PROPECT/ULBRA)
Palavras-chave: Desenvolvimento Motor, Educação Física, Educação Infantil.