62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
OCORRÊNCIA DE Pseudomonas sp. EM TORNEIRAS DE BEBEDOUROS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA, RR
Alexandre Cardoso Baraúna 1
Tharles Mesquita Araújo 1
Fabiana Granja 2
Cátia Alexandra Ribeiro Meneses 3
Laura Cardoso 3
1. Acadêmico de ciências biológicas - UFRR
2. Profª.Dra.Orientadora Adjunta do Centro de Estudos da BiodiversidadeDepartamento
3. Laboratório Central de Roraima - LACEN/RR
INTRODUÇÃO:
Este trabalho visou verificar a ocorrência de cepas de Pseudomonas sp. em torneiras de bebedouros de quatro escolas públicas de Boa Vista, Roraima, bem como investigar as possíveis causas do aparecimento destes microorganismos nestes aparelhos bastante utilizados pela comunidade escolar. Pseudomonas sp. são bactérias com estruturas em forma de bastonetes aeróbicos, freqüentemente veiculadas através da água podendo causar infecções sanguíneas graves, abscessos e gengivite (TORTORA, 2005). As pessoas com baixa imunidade ou com lesões epiteliais mais profundas como úlceras orais são as mais afetadas. Sua estrutura celular confere a capacidade de resistir a diversos antibióticos e tem sido motivo de preocupação dentre a área médica. Foram analisadas quarenta e oito amostras da superfície das torneiras, obtendo oito (16,6%) amostras positivas para Pseudomonas sp. Deste modo este estudo tem uma importância significativa à futuras produções científicas referente às condições sanitárias das escolas públicas, sobretudo por se tratar de trabalho pioneiro no estado de Roraima.
METODOLOGIA:
Neste estudo foram realizadas análises de quarenta e oito amostras torneiras de bebedouros de quatro escolas da rede públicas de educação de Boa Vista, RR. A coleta foi realizada utilizando swabs nas superfícies das torneiras e mantidos em meio de transporte Cary-Blair e enviados ao LACEN-RR ( Laboratório Central de Roraima) em caixas isotérmicas. As amostras foram processadas em até 24 H. Para o isolamento de culturas puras foi aplicada a técnicas de esgotamento do inócuo contido no swabs em meios de cultura Ágar sangue, Ágar macConkey, Ágar manitol, e em seguida as diversas colônias isoladas foram submetidas à provas bioquímicas: TSI (tríplice sugar and iron); Citrato; SIM (motilidade); LIA; Caldo uréia; e Fenilalanina, para identificação do gênero.
RESULTADOS:
Foram coletadas quarenta e oito amostras das torneiras dos bebedouros obtendo-se crescimento positivo de Pseudomonas sp. em oito amostras (16,6 %). Em comparação com dados obtidos por Cordeiro et al. (2009) em uma pesquisa que realizou o isolamento de Pseudomonas em um ambiente hospitalar este índice é relativamente baixo, porém importante.Visto as patogenicidades que esta bactéria pode causar no indivíduo, pelo fato de ser um microorganismo de fácil disseminação, principalmente no que diz respeito à veiculação hídrica.
CONCLUSÃO:
Apesar de se tratar de uma pesquisa de pequeno porte, os resultados são bastante úteis a saúde pública, tendo em vista a escassez de dados referente a presença de microrganismos em ambiente escolar nas escolas públicas de Roraima. Os resultados obtidos demonstram que essas bactérias podem estar presentes em diversos lugares tornando-os fonte de contaminação. Tais dados são essenciais às escolas para que implemente atitudes preventivas que fomente a higiene escolar, como limpezas freqüentes das torneiras e monitoramento microbiológico dos aparelhos por meio de solicitações de análises dos órgãos competentes. A adoção de praticas higiênicas pelos alunos torna-se fundamental para a qualidade de vida da população roraimense.
Instituição de Fomento: Laboratório Central de Roraima - LACEN/RR
Palavras-chave: Sáude Pública, Bebedouros, Pseudomonas SP.